• Pesquisar

Padrões de candlestick: entenda o que são e como acompanhá-los

Há muito tempo, as Bolsas de Valores do mundo são o pivô da sociedade de mercado. Lá se concentram todas as grandes fortunas do planeta. Por isso, especuladores analisam mercados por padrões de candlestick, para participarem dessas movimentações financeiras.

Investir na Bolsa requer conhecimento e cuidado. Especular, então, depende de muito mais autocontrole e habilidades táticas. Por isso, os padrões de candlestick são tão úteis aos especuladores. Eles oferecem em tempo real muitos dados sobre a variação de preço de um ativo.

Neste artigo, você vai descobrir o que são padrões de candlestick, como funcionam e de que maneira podemos interpretá-los. Continue a leitura para descobrir!

O que são padrões de candlestick?

Os candlesticks nasceram no Japão e foram usados para especulação nas Bolsas de arroz japonesas. Então, na década de 1980, o americano Steven Nison trouxe o sistema de análise para o ocidente. Hoje, os padrões de candlesticks são uma das principais técnicas de análise de mercado utilizadas por especuladores.

Os candlesticks (candelabros, em português) têm esse nome porque se parecem com velas. Essas velas são dotadas de um corpo retangular e de linhas superiores e inferiores, chamadas de pavio ou sombra. Cada detalhe da vela é relevante para a análise das tendências do mercado.

Como funcionam?

A grande vantagem dos padrões de candlestick em relação a outros métodos de análise é a quantidade de informações que oferecem. Com uma simples visualização de um gráfico de velas, é possível ter imediatamente impressões sobre a oscilação dos preços de um ativo. Veja a seguir algumas propriedades importantes dos candles.

Dados da vela / candle

O princípio da análise técnica por meio de candlesticks está em saber interpretar um candle. Ao olhar um gráfico de velas, temos uma sucessão de barras geralmente verdes e vermelhas (ou pretas e brancas). Tanto as cores quanto a dimensão das velas apresentam informações importantes, como:

  • máxima do período — extremidade superior do pavio/sombra;
  • abertura do período — extremidade superior ou inferior do retângulo, a depender da cor da vela;
  • fechamento do período — a outra extremidade do retângulo, a depender da cor da vela;
  • mínima do período — extremidade inferior do pavio/sobra.

As cores dos candles refletem a direção do mercado no período. Assim, um candle verde ou branco apresenta um movimento de alta (em que o preço de abertura do pregão está embaixo e o de fechamento está em cima). Um candle vermelho ou preto é o inverso, apresentando um movimento de baixa no período.

Período do gráfico

Além disso, é possível observar o movimento do mercado por períodos, e as velas vão se comportar exatamente da mesma maneira. Dessa forma, é possível observar o movimento do mercado tanto em um período de 1 minuto quanto de 1 mês. Uma vela sempre vai representar o período de negociações determinado, sejam minutos, horas ou dias.

Como acompanhá-los?

Acompanhar um gráfico de candles se trata precisamente de realizar uma análise técnica do mercado. Por isso, é importante estudar e conhecer os muitos detalhes do que vem a ser price action: a análise pura dos preços.

Além de compreender e interpretar as informações de um único candle, a dinâmica dos preços geram sinais importantes no gráfico. Um conjunto de candles pode formar figuras que permitem ao especulador antecipar tendências de mercado, como por exemplo:

  • triângulos;
  • retângulos;
  • bandeiras;
  • cunhas etc.

Além disso, estudos mais aprofundados permitem ao especulador identificar sinais importantes a partir de um único candle. São as variações notáveis das velas que revelam informações sobre o humor do mercado. Algumas dessas variações são:

  • martelo;
  • doji;
  • estrela cadente;
  • engolfo;
  • bebê abandonado etc.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre os padrões de candlestick. É importante estudar as formas dos candles e as figuras que eles produzem juntos. Assim, você é capaz de antecipar os movimentos do mercado e fazer apostas vencedoras.

Gostou de aprender sobre os padrões candlestick? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e participe desses estudos. Juntos, podemos desenvolver essas habilidades para garantir os melhores trades na Bolsa.

Powered by Rock Convert
Deixe seu comentário

3 comentários
  • Seria interessante que se fizessem comentários práticos em cima de um gráfico de uma ação qualquer, chamando a atenção e indicando como se interpretam os pontos explicados acima.

Instagram has returned empty data. Please check your username/hashtag.