• Pesquisar

Fearless girl: conheça a história por trás da estátua em Wall Street

Quando falamos de Wall Street e mercado financeiro, logo vem à mente a imagem daquela estátua do Touro em Investida. No entanto, uma outra intervenção artística no mesmo lugar tem se tornado igualmente famosa: a Fearless Girl.

Criada em 2017 em bronze fundido, com 130 centímetros de altura e 110 quilos, a estátua da Garota Sem Medo retrata uma menina latina desafiando o Touro de Wall Street. Ela está de pé, com as mãos na cintura e a cabeça erguida, sem temer a investida do adversário.

A imagem é inspiradora e impactante. Portanto, não é surpresa saber que ela atraia milhares de turistas, causando congestionamentos na região. No entanto, você sabe qual é a história da Fearless Girl?

Se quer saber como ela surgiu e o que representa, continue com a leitura!

Como surgiu a estátua da Fearless Girl

No dia 7 de março de 2017, um dia antes do Dia Internacional da Mulher, a estátua da Fearless Girl apareceu em Wall Street. Sua história, no entanto, começou bem antes disso.

A empresa responsável pela estátua é a State Street Global Advisor, a divisão de investimentos da State Street Corporation. A marca contratou a agência McCann New York para executar a obra com o objetivo de celebrar o aniversário do seu Fundo Índice de Diversidade de Gênero, lançado em 2016.

Para criar o conceito da estátua, foram levadas em consideração centenas de imagens de meninas em diferentes poses e transmitindo variados significados. Isso foi necessário para criar a imagem de coração feminino mais universal possível. Ou seja, capaz de ser compreendida em qualquer cultura.

Quem é a artista responsável

A artista responsável pela Fearless Girl é Kristen Visbal. Ela é uma artista formada pela Salisbury State University e especializada no trabalho com bronze fundido.

No entanto, o conceito da estátua foi criado pelas publicitárias Lizzie Wilson e Tali Gumbiner. Visbal ficou responsável por usar o trabalho conceitual e torná-lo real. Além disso, modificou o tamanho da estátua, deixando-a um pouco maior para ficar mais compatível com o Touro de Wall Street.

O que a estátua representa

A Fearless Girl é uma intervenção artística que tem como objetivo promover a diversidade de gênero no mundo corporativo. Além disso, ela é também uma peça publicitária para um dos Fundos da State Street Global Advisors.

Em 2016 (no dia 8 de março), a empresa lançou um ETF conhecido como SHE. O objetivo desse Fundo é acompanhar empresas que se destaquem por ter diversidade de gênero. Os critérios incluem ter um alto número de mulheres no seu conselho diretivo, além de tê-las em posição de liderança executiva.

Onde fica a estátua da Fearless Girl

No fim de 2018, a estátua da Garota Sem Medo foi movida para o lado de fora da Bolsa de Valores de Nova York. A razão para isso é que ela causava um enorme congestionamento por conta dos turistas que queriam tirar uma foto.

O protagonismo feminino no mercado financeiro

Três anos após a estátua aparecer pela primeira vez, ainda há um longo caminho para as mulheres no mundo financeiro. Atualmente, as mulheres ocupam apenas 17% das posições de liderança em bancos de investimento nos EUA.

No Brasil, a situação não é muito melhor: somos o 10º país do mundo em termos de empresas com lideranças femininas. No entanto, os resultados mostram que devíamos tentar mudar a situação.

O impacto da liderança feminina no mercado financeiro é significativo: as empresas lideradas por mulheres têm resultados 20% melhores, de acordo com a ONU.

Aos poucos, no entanto, a situação dá sinais de mudança. A maioria dos investidores têm percebido como a diversidade nas empresas é algo positivo e tomado ações para mudar o cenário atual. O crescimento da importância dos índices de diversidade também mostra isso.

Ainda há muita jornada pela frente até alcançarmos um mundo mais igualitário e diverso. No entanto, a Fearless Girl pode ter ajudado muita gente a dar o primeiro passo nessa direção.

Gostou do artigo? Se sim, compartilhe-o nas suas redes sociais e marque algumas amigas que possam se interessar pelo assunto!

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.