• Pesquisar

Debêntures incentivadas e sua relação com investimentos mais sustentáveis

Você já ouviu falar em debêntures incentivadas? Se busca por títulos de Renda Fixa com alta possibilidade de rendimento, é possível que sim. Afinal, essa pode ser uma alternativa vantajosa em muitos casos.

Uma debênture é como um título de Renda Fixa (como o CDB), mas emitido por empresas. Por isso, eles não contam com garantia do FGC, o que o que expõe esse produto a outro tipo de risco, o risco de crédito. Ou seja a possibilidade do emissor não honrar com o pagamento.

No entanto, eles compensam com uma rentabilidade um pouco maior que outros títulos de Renda Fixa. No caso das debêntures incentivadas, o lucro pode ser ainda maior. Quer saber por quê? Então, siga com a leitura!

O que são debêntures incentivadas?

Você provavelmente já sabe, mas não custa explicar. Uma debênture é um título emitido por uma empresa (de capital aberto ou fechado). Basicamente, ela funciona como qualquer aplicação de Renda Fixa.

Uma debênture incentivada, no entanto, tem uma diferença significativa em relação a uma normal: isenção de Imposto de Renda.

A ideia é que algumas debêntures são emitidas por empresas que usarão o dinheiro para investir na infraestrutura do país. Por exemplo, na construção de estradas ou de saneamento básico.

Quais são os benefícios?

Para o investidor, a aplicação em debêntures incentivadas tende a ter um rendimento maior de acordo com o prazo. Afinal, a isenção no Imposto de Renda aumenta os ganhos recebidos. Por isso, é normal vê-las em carteiras recomendadas.

Além disso, investir nesse tipo de debêntures traz benefícios para todo o país. Isso porque o dinheiro é usado por empresas para melhorar a infraestrutura nacional, além de gerar empregos.

Quais são os riscos desse tipo de investimento?

Como todo investimento, as debêntures incentivadas também oferecem alguns riscos. Inclusive, um pouco maiores do que outras aplicações de Renda Fixa. Confira alguns deles abaixo!

Crédito

O principal risco desse tipo de investimento, claro, é o de calote. Caso venha a falir, a empresa pode ficar sem dinheiro para pagar o título. Por isso é importante buscar por debêntures com bons emissores (ou seja, boa classificação de rating) e ficar de olho nas garantias disponíveis.

Planejamento

Outro risco considerável de uma debênture dessas é que não há boa liquidez no mercado para ela. Isso porque o prazo delas costuma ser maior que o de outros títulos de Renda Fixa.

Por isso, o investidor deve se planejar bem para não precisar retirar seu dinheiro antes do vencimento da debênture.

Mercado

Por fim, outro risco das debêntures incentivadas é a mudança no mercado. Como o prazo delas é longo e o seu rendimento pode ser fixo, há um certo custo de oportunidade. Por isso, é necessário realizar um planejamento a longo prazo com boa diversificação da carteira.

Quando escolher uma debênture incentivada em vez de outros produtos de Renda Fixa?

O investidor deve optar pelas debêntures incentivadas em alguns cenários específicos. Em primeiro lugar, quando já tiver uma reserva de emergência mais segura para se proteger.

Em segundo lugar, deve haver uma boa diversificação na carteira. Por fim, é importante verificar os seguintes cenários:

  • o rendimento será maior que outras opções;
  • a empresa é de confiança e com boa governança;
  • como são as garantias de pagamento;
  • o investidor não precisará do dinheiro no período.

A relação entre debêntures incentivadas e os investimentos sustentáveis

Atualmente, as debêntures incentivadas, em sua maioria, são usadas para emissões de título para financiamento de infraestrutura. No entanto, há alguns emissores que já estão com focos em emissões para investimentos sustentáveis.

A ideia é que investimentos em áreas ambientais sejam financiados parcialmente pela emissão de debêntures. Assim, seria criado um mercado de “títulos verdes” no Brasil. Poderiam participar dessas vantagens todos os projetos de infraestrutura com impacto socioambiental positivo.

Agora você já sabe tudo que há para saber sobre debêntures incentivadas e pode decidir se vai colocá-las ou não na sua carteira de investimentos.

E aí, o que você achou desse tipo de aplicação? Conte para a gente em um comentário abaixo! Aproveite para ler uma entrevista que fizemos com o sócio-fundador e gestor da Devant Asset sobre o mesmo assunto!

Deixe seu comentário

2 comentários
  • Sou cliente da Ativa há três anos e estou muito satisfeito com a empresa. Também tenho na minha carteira fundos de investimentos que operam com debêntures incentivadas. Só que não vi mais debêntures disponíveis para aquisição. Pelo menos o aplicativo não indicava.

    • Olá Anselmo, tudo bem? Ficamos muito felizes com o seu comentário. Conte com a experiência do #TimeAtiva para fazer seu dinheiro render mais. Quanto aos fundos, atualmente possuimos 6 opções de debêntures incentivadas na plataforma. Para receber um auxílio especializado para escolher o fundo mais adequado para os seus objetivos, você pode contar com a nossa assessoria por meio dos canais de atendimento: Capitais e regiões metropolitanas – 4007 2447 / Demais regiões – 0800 285 0147. Um abraço!

Instagram has returned invalid data.