• Pesquisar

Você sabe como funciona a estratégia Long & Short? Nós explicamos!

Existem várias estratégias para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores. Uma das mais populares é a Long & Short.

O termo em inglês pode parecer estranho aos ouvidos, mas você provavelmente já ouviu algum amigo investidor falar coisas como “estou comprado” ou “estou vendido”. Nesses casos, ele provavelmente falava em fazer um Long & Short.

Se você quer saber mais sobre o assunto e adicionar essa importante estratégia ao seu arsenal de investidor, este artigo é para você. Portanto, siga com a leitura!

No que consiste o Long & Short

Como o nome já indica, o Long & Short é uma estratégia de investimento na Bolsa de Valores composta por duas fases. A primeira delas é a Long — ou, como costumamos dizer no Brasil, a posição comprada.

Fazer um Long é realizar a ação mais comum na Bolsa de Valores: comprar ações esperando a sua valorização.

Já o Short é uma estratégia um pouco mais rara, não muito usada por quem é iniciante. Ela consiste em vender uma ação (sem possuí-la na carteira) com a expectativa de queda para recomprar a ação no preço inferior ao vendido. Em seguida, o investidor aguarda que o seu valor caia para recomprá-la e devolvê-la ao dono, embolsando o lucro.

Como você provavelmente já deduziu, Long & Short é, portanto, realizar as duas estratégias ao mesmo tempo.

Como funciona o Long & Short

O funcionamento do Long & Short permite ao trader ampliar os seus ganhos ao explorar correlações entre determinados ativos. Ou, em casos específicos, se aproveitar de comportamentos atípicos do mercado.

Isso acontece porque os ganhos dessa operação dependem da relação entre os ativos. Portanto, a estratégia tem a capacidade de potencializar lucros.

Imagine, por exemplo, que seja efeito um Long & Short com dois ativos. O Ativo A, do Long, se valoriza em 7% durante a operação. Já o Ativo B, alvo do Short, se desvaloriza em 3%.

Para o investidor, no entanto, o ganho foi de 10% do valor da operação, já que ele coleta os lucros dos dois lados. Lembrando que é importante contabilizar os custos operacionais desse tipo de operação como corretagem, aluguel das ações e taxas da bolsa.

Os tipos de Long & Short 

Existem diferentes maneiras de realizar essa operação no mercado financeiro. Confira a seguir algumas delas!

Long Short Intra-setorial

Essa modalidade da operação consiste em usar ativos de empresas do mesmo setor na operação. Por exemplo, duas empresas de tecnologia ou duas de construção civil.

Uma variação disso é o Inter-setorial, que consiste em usar ativos de setores diferentes para realizar a operação.

Ação ON versus ação PN

Consiste em fazer a operação usando ações da mesma empresa. No caso, ações ordinárias e preferenciais. Normalmente, há correlação negativa entre esses papéis e, por isso, é o tipo de Long Short mais conservador que existe.

Controlada versus Controladora

É uma variação da modalidade anterior. No entanto, consiste em usar ações de uma empresa-mãe e de uma de suas subsidiárias.

Vantagens dessa estratégia 

Agora que você já entendeu o que é operar comprado e vendido ao mesmo tempo, é hora de entender quais são as vantagens dessa estratégia. Veja algumas a seguir!

Não depende do desempenho geral da Bolsa

Um dos principais benefícios de um Long Short é não depender do desempenho do mercado de ações para ter lucro. Basta encontrar ativos com correlação negativa (um sobe e outro desce) para lucrar.

Pode ser realizado em momentos de alta e de baixa

Como parte da estratégia consiste em operar vendido, ela permite que seja possível ganhar dinheiro mesmo em momentos de baixa do mercado financeiro. Afinal, quanto maior a desvalorização do ativo em Short, maior o lucro.

Outra curiosidade interessante é que mesmo quando não há valorização ou desvalorização expressiva dos ativos é possível ter lucro, já que o lucro será a soma de duas operações, deixando ele maior.

Permite alavancagem

Um dos benefícios do Long & Short é a possibilidade de usar a alavancagem para movimentar valores muito maiores do que os que o investidor tem. Como consequência, é possível ganhar lucros substanciais assim.

Agora que você já tem uma noção básica do que é o Long & Short, saiba que ele costuma ser usado dentro do Day Trade. Ou seja: como parte de estratégias que duram menos de um dia.

Se você quer se aventurar em estratégias mais complexas dentro da Bolsa de Valores, leia o nosso artigo especial sobre Day Trade e aprenda como fazê-lo!

Powered by Rock Convert
Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.