• Pesquisar

Confira 4 pontos importantes sobre sustentabilidade corporativa

O mundo em que a única preocupação das empresas é com o seu lucro já não existe. Cada dia mais, a preocupação com a sustentabilidade corporativa ganha maior importância para as companhias, bem como para os consumidores.

A prova disso, por exemplo, é o fato de que 9 em cada 10 brasileiros afirmaram, em 2019, que preferem comprar de empresas sustentáveis. Isso mostra, portanto, que as companhias devem agir pensando alcançar um nível adequado de sustentabilidade corporativa.

Se você não entende esse conceito e nem como ele afeta seus investimentos, este artigo é para você. Siga com a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é sustentabilidade corporativa?

O conceito de sustentabilidade corporativa envolve uma série de ações para que a empresa adote o desenvolvimento sustentável. Em outras palavras, portanto, consiste nos esforços da companhia para cumprir com as suas responsabilidades ambientais, sociais e econômicas.

De acordo com a ONU, a sustentabilidade empresarial é essencial para os negócios do Século XXI. Somente com as empresas cumprindo essas preocupações é que os mercados podem agregar valor real para a sociedade, de acordo com a Organização.

Quais são os principais desafios?

A aplicação da sustentabilidade corporativa organizacional é ameaçada por uma série de desafios presentes no mercado atualmente. O primeiro deles é de realmente compreender o que é esse conceito e como aplicá-lo. Muitos empresários compreendem a sustentabilidade como uma estratégia de marketing. Portanto, realizam apenas ações pontuais de modo a gerar conteúdo publicitário e criar uma imagem positiva para sua marca.

No entanto, a sustentabilidade empresarial real não pede apenas por ações pontuais, e sim por uma reformulação completa da maneira como a empresa funciona. O objetivo é colocar a ideia de ser sustentável no centro de todos os processos da empresa. Isso significa aproveitar melhor os recursos disponíveis, ter as contas em dia, investir na diversidade interna e muito mais.

Outro desafio para a sustentabilidade corporativa é mais técnico: a capacidade de agir de forma produtiva e sustentável dentro das empresas. Além da falta de conhecimento, para muitas empresas faltam equipamentos e tecnologia para isso.

O consumidor valoriza empresas sustentáveis?

Sim, sem dúvidas. Basta retomarmos a pesquisa citada no início deste artigo: 9 em cada 10 consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis.

Por causa disso, a perspectiva é que as empresas identificadas como sustentáveis deverão ter melhores resultados econômicos nos próximos anos. Tanto é assim que a MSCI acredita que os Índices ESG serão mais importantes que os tradicionais no futuro. Os Índices ESG são aqueles compostos pelas ações de empresas que colocam a sustentabilidade corporativa no centro de suas iniciativas.

Como o investidor pode aplicar em empresas sustentáveis?

Essa alteração de foco dentro das empresas causará um efeito cascata dentro do mercado. Isso levará, portanto, os investidores a aplicar em empresas mais sustentáveis, pois elas terão melhores resultados nos próximos anos.

Uma das maneiras de fazer um investimento sustentável é realmente entender o processo organizacional de uma empresa. Somente assim é possível escolher ativos de companhias realmente comprometidas com a sustentabilidade.

Outra forma é acompanhando as carteiras voltadas para investimentos em empresas que possuem um desenvolvimento sustentável. Na Ativa Investimentos, por exemplo, nós temos a Carteira ESG, focada apenas em empresas com comprometimento em sustentabilidade.

Saber o significado de sustentabilidade corporativa é apenas parte da estratégia de se adaptar ao mercado do presente e do futuro. É necessário também buscar compreender os fundamentos que permeiam essas mudanças para poder se adaptar ao novo contexto.

Um desses fundamentos é o consumo consciente. Se você quer aumentar o seu conhecimento sobre o investimento sustentável, confira nosso artigo especial sobre esse tema!

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.