• Pesquisar

Dólar e Ouro: entenda a função e as singularidades desses ativos

Powered by Rock Convert

De todo sistema econômico, se tem uma coisa que importa saber no mercado financeiro é a natureza dos valores. Já parou para pensar na diferença entre preço e valor? E como Ações, Dólar, Ouro, Café, Boi Gordo, entre outros, atingem os preços que têm em Real? Por que a Bolsa de Valores é um sobe e desce de cotações?

Uma boa maneira de descobrir isso é compreendendo a presença de alguns ativos específicos do mercado financeiro. Dois desses ativos são o Dólar e o Ouro. Estes são úteis nessa compreensão porque ambos cumprem uma função muito particular em todo sistema econômico global: medir valores. Isso além de tudo o mais que representam, é claro.

Neste artigo, você vai descobrir como o Dólar afeta seus investimentos, por que investir em Ouro e como isso pode proteger seu capital. Você também vai aprender como você pode comprar Dólar ou Ouro agora mesmo pelo Home Broker. Confira!

O que é commodity?

Antes de falarmos de Dólar e Ouro, vale compreendermos a categoria abrangente a que esses produtos pertencem: as Commodities. Basicamente, uma Commodity é um produto com processamento mínimo, sem distinção de base, como marca, origem etc.

Esses produtos têm um valor relativo à dinâmica da lei de oferta e procura. Podemos entender como a matéria-prima de tudo o mais que compõe a estrutura da sociedade de mercado. Estamos falando de:

Hegde e Risk Off

Algumas Commodities costumam ser visadas como instrumentos de proteção de capital. Dessa forma, investidores se valem de uma estratégia de hedge para conterem perdas.

De maneira simples, hedge significa comprar um produto que garanta uma performance positiva caso seus investimentos sofram algum prejuízo. Assim, o investidor assegura maior estabilidade de seu patrimônio.

É muito comum que investidores pratiquem hedge com Dólar e Ouro para um eventual cenário de crise econômica. No mercado, esse cenário costuma ser chamado de Risk Off, quando Commodities de proteção se valorizam, enquanto outros mercados caem.

Singularidades do Ouro e do Dólar

Tanto o Dólar quanto o Ouro guardam características fundamentais do sistema econômico de mercado como conhecemos. A principal propriedade desses produtos é o fato de servirem de reserva de valor.

O Ouro tem, também, a função de uma moeda fiduciária, com algumas diferenças significativas. Contudo, de modo geral, podemos formalizar a compreensão do conceito de “moeda” afirmando que:

  • serve de medida de riqueza;
  • estabelece meio de troca;
  • permite reserva de valor.

Dólar

O Dólar é a moeda mais forte do mundo. Isso porque ela reflete a estabilidade do sistema econômico que lhe dá base: os Estados Unidos. Desse modo, é natural que investidores mantenham reservas de dinheiro em Dólar em um cenário de crise.

Por ser considerado um ativo de maior segurança, o Dólar proporciona flexibilidade de capital e segurança de valor. Afinal, quando o mercado interno está abalado, os investidores costumam reagir da mesma maneira, assegurando poder de compra no Dólar.

Isso naturalmente eleva o valor do Dólar em relação ao Real. Porém, o impacto da alta do Dólar nos investimentos pode ser preocupante para o mercado interno.

É por isso que o Banco Central procura estabelecer políticas monetárias para intervir na dinâmica do mercado. O objetivo é garantir a saúde do sistema interno, protegendo empresas e consumidores. Isso evidencia ainda mais a importância da presença do Dólar em uma carteira de investimentos.

Ouro

Mas o que acontece quando as turbulências econômicas são globais? Assim como investidores costumam fugir para o Dólar, investidores também podem se proteger no Ouro.

A razão disso está em dois fatores que privilegiam o valor real do Ouro sobre o valor do Dólar. Primeiro, o Ouro é um produto verdadeiramente escasso, diferentemente de uma moeda, que pode ser impressa à vontade.

Segundo, o Ouro sofre influência pouco significativa de outros produtos até relativos, como a Prata, por exemplo. Isso faz do Ouro a principal proteção de capital do mundo, tornando essa Commodity um produto extremamente líquido e valioso.

Diversificação de carteira

Com tudo o que vimos, fica fácil identificar as vantagens de ter Ouro ou Dólar na sua carteira de investimentos. Esses produtos podem ser excelentes para diversificação de carteira.

Só é importante lembrar que Ouro e Dólar têm certa volatilidade. Isso pode ser arriscado para investidores de primeira viagem. Então, procure estudar para aproveitar bem as oportunidades.

Como operar Dólar e Ouro

Operar Dólar e Ouro é muito fácil e você pode fazer isso pelo Home Broker da sua corretora. No entanto, é importante conhecer algumas regras dos contratos, já que na Bolsa de Valores não se negocia o ativo derivado dessas commodities.

Além dos ativos negociados na bolsa, você pode investir em Fundos com maior exposição nessas commodites.

Também é possível adquirir esses produtos fisicamente e guardá-los em casa, por exemplo. Porém, essa prática não é recomendável porque isso afeta a liquidez do Ouro e do Dólar.

Viu como esses dois elementos do mercado financeiro são importantes para os investimentos no mundo? Agora, caso você queira incluir Dólar ou Ouro na sua carteira, lembre-se de estudar o mercado com cuidado. Lembra-se que você também pode (e deve!) contar o seu assessor para escolher qual ativo é mais adequado para a sua carteira.

Agora que você sabe mais sobre Dólar e Ouro, deixe seus amigos aprenderem sobre isso também. Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e contribua com a educação financeira da nossa sociedade.

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.