• Pesquisar

O que a geração millennial busca ao investir? Saiba mais!

A geração millennial é alvo de discussão em todos os segmentos há alguns anos. Afinal, o comportamento e os valores desses jovens vêm se tornando cada vez mais importantes em todos os mercados.

Um exemplo disso é o fato de as principais empresas do planeta estarem se adaptando para atrair talentos dessa geração. E isso significa tanto atrair como mão de obra, quanto como consumidores.

Dessa forma, fica fácil chegar à conclusão de que os millennials também começam a ter um impacto significativo no mundo dos investimentos. O que eles pensam em relação a isso? E o que buscam ao investir?

Se você quer saber mais sobre o assunto, siga com a leitura do artigo!

Quem faz parte da geração millennial?

A chamada “geração millennial” é um dos nomes criados para designar a população nascida pouco antes da virada do milênio. De acordo com o instituto de pesquisa Pew Research Center, fazem parte dessa geração os nascidos entre 1980 e 1995. Já outros autores e sociólogos cogitam estender a geração até os nascidos em 2005.

De maneira básica, essa geração nasceu em um período marcado por grandes avanços tecnológicos, com principal destaque para a internet. Por estarem acostumados a ter computadores, os millennials são os que melhor se adaptam aos contextos online, e tiveram a personalidade moldada por isso.

É claro que cada indivíduo é único, mas podemos definir as características básicas dos millennials em alguns pontos:

Como se comportam os millennials?

Agora que já entendemos a base da geração millennial, é hora de ver como eles se comportam no mercado financeiro. Confira um resumo a seguir!

Iniciam nesse universo cada vez mais jovens

Uma das principais características sobre a geração millennial é que ela começa a investir cada vez mais cedo. Gerações diferentes costumavam, primeiro, conquistar uma estabilidade financeira e depois investir. No entanto, os millennials preferem investir desde cedo para ampliar seus ganhos.

Entram com pouco dinheiro e em diversos níveis de complexidade e risco

Os pertencentes à geração millennial ainda estão no começo da vida de trabalho e, por isso, ainda não contam com grandes salários. Existem exceções, claro, mas a maioria entra no mercado com pouco dinheiro.

No entanto (ou talvez por isso), eles optam por investir em diversos níveis de complexidade e risco. Isso inclui desde produtos como ações e opções (que são de alto risco). Apesar de terem contato com produtos mais complexos e de maior risco, os millennials entendem bem o conceito de diversificação e por isso não deixam de lado os produtos de Renda Fixa.

Valorizam o investimento sustentável

Entre as diferentes gerações, a millennial está entre as que mais valorizam o investimento sustentável. Essa é uma das razões para a MSCI acreditar que os índices ESG (em inglês, Environmental, Social and Governance) serão mais importantes que os tradicionais.

São mais suscetíveis a priorizar investimentos mais arrojados

Pela própria natureza das condições dos millennials (baixo patrimônio e pouca idade), eles priorizam investimentos mais arrojados focados no retorno mais agressivo. Isso significa que estão mais dispostos a entrar em estratégias de renda variável e de curto prazo.

Entendem a necessidade de uma previdência privada

Entre os principais afetados pela Reforma da Previdência, a geração millennial entende a necessidade de investir em uma previdência privada. Esses jovens sabem que o rendimento obtido via INSS pode não ser suficiente para o futuro.

Além disso, como a maior parte deles empreende ou trabalha em cargos inovadores, de pouca formalização, precisam desse recurso para garantir uma boa aposentadoria.

É uma característica da geração millennial procurar fazer as coisas por conta própria. No entanto, mesmo pesquisando bastante, é importante ter cuidado com a autoconfiança no mercado financeiro. Uma análise errada e os ganhos podem se perder.

É por isso que é essencial contar com uma boa assessoria de investimentos. Uma consultoria do tipo consegue traçar as melhores alternativas de aplicações para ajudar a tornar os objetivos realidades.

E aí, gostou do conteúdo? Se você quer saber mais sobre como a geração millennial está mudando o mundo dos investimentos, conheça a história da Fearless Girl!

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.