• Pesquisar

Psicologia trader: afinal, o que é e qual a sua importância?

Não são poucos os casos de traders que, de uma hora para outra, perderam tudo na Bolsa de Valores. As estatísticas são, na verdade, assustadoras. Mas tudo isso é facilmente explicado pela simples compreensão da psicologia trader.

Quem quer se tornar um trader profissional, deve estar apto a encarar os fatos, e as estatísticas não mentem. O que elas revelam é o despreparo emocional da maioria dos especuladores.

O fato é que revezes fazem parte da vida de trader. O sucesso, portanto, acontece não ao evitá-los, mas ao lidar com eles de maneira competente.

É isso que você vai aprender neste artigo. Confira a seguir o que é psicologia trader e como desenvolver a mentalidade correta para operar na Bolsa de Valores. Boa leitura!

O que é a psicologia trader

Psicologia trader é o conjunto de comportamentos mentais que um trader deve ter para atingir sucesso na Bolsa de Valores.

Afinal, o Mercado de Valores é um movimento de massas. Quando se percebe isso como um fato, surge o entendimento de que a melhor estratégia é agir de maneira calculada.

Contudo, isso não significa que o trader não virá a sentir os mesmos impulsos que todo o mercado tem. Na verdade, o que esse profissional aprende a fazer é lidar com esses impulsos de maneira inteligente. Isso é a psicologia trader.

A importância da psicologia trader

Infelizmente, o despreparo psicológico da maioria dos aventureiros na especulação é arrasador com suas economias. Por isso, é imprescindível saber lidar com os impulsos para agir no mercado com inteligência.

Portanto, o trader que deseja se qualificar para realizar entradas e saídas certeiras precisa estar muito bem preparado emocionalmente. Não são poucos os momentos de tensão quando se aplica dinheiro no mercado. Assim, com consciência e cuidado, o trader pode garantir:

  • controle emocional;
  • raciocínio lógico para traçar estratégias;
  • equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Os pilares da psicologia trader

A psicologia trader se trata efetivamente de atenção. Com foco, é possível reconhecer todos os movimentos mentais que podem desviar o trader de sua estratégia. A seguir, você confere as principais condutas mentais de um trader bem preparado.

Entender o medo

O mercado inteiro reflete humores humanos. O medo é, portanto, o principal motor desse sistema. A própria ganância de alguns participantes é fruto do medo de não aproveitarem tudo o que podem em um movimento. Isso pode ser simplesmente catastrófico.

Portanto, entender o seu próprio medo capacita você a responder de maneira inteligente aos movimentos do mercado. Afinal, seu medo é um sentimento humano, e o mercado financeiro é um coletivo de pessoas.

Superar a ganância

A ganância é outro impulso que pode levar qualquer trader a tomar ações equivocadas. Então, é preciso perceber o desejo de ganhar mais do que o planejado. Só assim é possível ter consciência de que isso também significa a possibilidade de perder mais do que o previsto.

Definir regras

A melhor maneira de se proteger desses impulsos inevitáveis da emoção humana é definir regras e trabalhar com a razão. As causas do mercado são emocionais, mas o resultado é matemático, probabilístico.

Portanto, estude técnicas, defina estratégias e, quando tiver uma plano elaborado, respeite fielmente o que foi planejado. Essa é a única maneira de manter um registro apurado dos resultados e descobrir o que realmente funciona.

Neste artigo, você descobriu que o trader profissional não elimina suas emoções, apenas lida com elas de uma maneira diferente. A psicologia trader se trata, portanto, de paciência e prática. Os resultados positivos são o maior reforço da conduta de excelência. Então, aja com consciência!

Gostou de aprender sobre a psicologia trader? Que tal agora descobrir os diferenciais de contar com uma plataforma para trader profissional? Veja este outro artigo que publicamos aqui na coluna Vida de Trader. Até lá!

Powered by Rock Convert
Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.