• Pesquisar

Economia colaborativa: entenda como funciona esse modelo de negócio!

Atualmente, nós vivemos em um período de grande transformação digital. Essas mudanças tão drásticas trouxeram com elas a criação de vários novos modelos de negócios. Um deles é o da economia colaborativa.

Um modelo de negócios é um sistema lógico que descreve o funcionamento de uma empresa. Portanto, é um método que descreve como uma organização consegue gerar e entregar valor para seus usuários.

Antigamente, haviam poucos modelos de negócio para as empresas. Hoje, no entanto, existem várias formas de montar um negócio, graças ao avanço tecnológico atual. Nasce daí a economia colaborativa. Quer saber mais sobre ela e como aderir a empresas desse tipo? Então siga a leitura deste artigo!

Entenda o que é a economia colaborativa

A economia colaborativa é um modelo de negócios focado em estratégias para unir pessoas que têm bens ou podem oferecer serviços com pessoas que necessitam disso. Ou seja: é um modelo que consiste em conectar demandas individuais às pessoas que podem oferecer a resposta para essas necessidades.

A empresa, no entanto, não oferece o serviço ou o bem em si. Ela apenas cria uma forma de juntar as pessoas que podem colaborar para solucionar a demanda de alguém. Seu método de lucro, portanto, advém de taxas ou porcentagens das trocas entre os usuários.

Atualmente, a economia colaborativa já movimenta $ 15 bilhões de dólares no mundo todo. De acordo com um estudo da PwC, a perspectiva é de aumentar esse valor a $ 335 bilhões de dólares até 2025.

Economia colaborativa x compartilhada: quais as diferenças?

Apesar de ser comumente usado como sinônimo de economia compartilhada, a economia colaborativa não funciona da mesma forma. Os dois processos são, portanto, diferentes.

A economia compartilhada é um modelo de organização de oferta e demanda entre indivíduos, sem a presença de empresas. Ou seja: as pessoas se juntam pela rede para poder gerar uma renda extra sem a intervenção de companhias.

Um exemplo disso são os grupos online de pessoas vendendo objetos usados, como livros, roupas e outros itens. Portanto, é um sistema mais dependente do consumo consciente.

Já a economia colaborativa, no entanto, trata-se de outra coisa. Tanto é assim que a economia compartilhada é uma iniciativa orgânica do público, enquanto a colaborativa é um modelo de negócios feito por empresas.

Depois exemplos de economia colaborativa na prática

Para entender o que é economia colaborativa, basta analisar algumas empresas que trabalham com esse tipo de modelo de negócios. Um exemplo clássico, nesse sentido, é a Uber.

A empresa, fundada em 2009, cria uma plataforma em que une motoristas a pessoas que precisam de carona. O seu lucro vem de uma porcentagem cobrada em cima de cada transação feita pelos usuários.

Outro exemplo disso é o AirBnB. A plataforma une usuários que têm casas e imóveis para alugar por temporada, com indivíduos que precisam de hospedagem momentânea porque decidiram viajar. Seu lucro também vem de uma porcentagem sobre cada negócio realizado na plataforma.

Como implementar o modelo da economia colaborativa?

Uma empresa que queira usar o modelo de economia colaborativa precisa de apoio tecnológico e uma estratégia agressiva no mercado. Para poder trabalhar com a estratégia, portanto, é essencial identificar as oportunidades certas para isso.

Isso significa enxergar mercados em que os serviços ou bens podem ser disponibilizados pelos usuários. Em seguida, a empresa deve elaborar uma plataforma digital onde pode intermediar os negócios entre as pessoas.

Por fim, é importante estabelecer suas prioridades financeiras e entender como precificar adequadamente os serviços. Seguindo esses passos, ficará mais fácil usar a economia colaborativa na prática.

Agora que vimos o significado de economia colaborativa, exemplos práticos e como usar esse modelo, você pode avaliar melhor seus investimentos. Portanto, mantenha esse conhecimento em mente na hora de escolher as empresas nas quais investir.

Qual é a sua opinião sobre a economia colaborativa? É um bom modelo de negócios ou não? Comente abaixo!

Deixe seu comentário

Instagram has returned empty data. Please check your username/hashtag.