O que é Bova11? Confira seus impactos sobre os investimentos

Você já conhece o Ibovespa. O maior índice da Bolsa de Valores nacional é o principal benchmark de referência do mercado. Se os seus pontos sobem, é sinal de que o mercado está em alta. Se descem, é o contrário. No entanto, há maneira de investir no Ibovespa? Por se tratar de um índice, não. O que existe é a possibilidade de comprar BOVA11.

O iShares Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11) é um ETF que reproduz o Ibovespa com os mesmos papéis e proporções do índice. Ou seja: é como investir na oscilação da sua pontuação. Uma das suas vantagens, portanto, é se tornar mais lucrativo em momentos de Bull Market (tendência de alta generalizada).

Quer saber mais sobre o assunto e entender como investir nesse tipo de ativo? Então siga a leitura do artigo abaixo até o fim!

Como funciona o BOVA11?

O iShares Ibovespa Fundo de Índice é um ETF que tem como meta uma performance igual ou superior ao Ibovespa. Para isso, ele reproduz a carteira teórica do índice com todos os seus ativos e na mesma proporção. Cerca de 95% do seu patrimônio é formado pelos 60 papéis do Ibovespa e posições do índice no mercado futuro. Os outros 5% são formados por diferentes ativos. Portanto, o BOVA11 não terá exatamente a variação do Ibovespa, mas estará muito próximo disso.

Por ser de gestão passiva, o funcionamento do ETF é bem simples. Basicamente, a gestora (no caso, a Black Rock) monta a carteira reproduzindo a composição do índice. Então, o índice passa a oscilar da mesma maneira que o Ibovespa.

Como é a rentabilidade de um ETF?

A rentabilidade de um ETF está sempre atrelada à variação do índice que ele tenta reproduzir. Afinal, a pontuação de um índice oscila de acordo com o funcionamento dos papéis que o compõem. Por exemplo, no caso do Ibovespa, são 60 ações divididas em diferentes proporções para gerar essa visão do mercado.

Desde 2008, o BOVA11 já teve um crescimento de pouco mais de 200%. No mesmo período, o Ibovespa valorizou ao redor de 211%. Ou seja, os dois andam muito juntos.

Qual a importância do BOVA11 para a Renda Variável?

Para quem quer investir em Renda Variável, comprar cotas BOVA11 é uma boa opção. Isso porque esse ETF reproduz o principal índice do mercado, o que garante estar posicionado sempre na direção do mercado.

Dessa forma, o Fundo de Índice é uma excelente opção para iniciantes, que não sabem escolher qual papel comprar. Afinal de contas, investir nesse ETF é como ter 60 ações em um ativo só.

Além disso, é uma boa opção também para quem quer investir na Bolsa em tempos de bull market. Aliás, especialmente as pessoas que querem comprar ações, mas não tem tempo. Afinal, ao comprar esse ETF, o investidor está aplicando na tendência do mercado.

O que observar antes de comprar cotas desse ETF?

Antes de comprar as suas cotas desse Fundo, é essencial olhar para o Índice que o inspira. Ou seja, é importante ter em mente o ritmo do Ibovespa. Se a tendência do mercado for de alta, o investimento no BOVA11 é uma ótima estratégia. Afinal, com ele, dá para pegar esse movimento de subida sem precisar fazer Análise Técnica nas ações.

Além disso, é importante estar atento à taxa de administração do Fundo. Normalmente, ele gira ao redor de 0,30% do lucro ao ano. É um valor baixo, já que se trata de um Fundo de gestão passiva.

Com tudo isso em mente, é importante ter um bom parceiro para poder investir em BOVA11. A Ativa Investimentos pode ser a corretora ideal para você nesse sentido. Afinal, temos uma equipe completa de analistas que produzem relatórios constantes para orientar seus investimentos. Com o apoio deste conteúdo, você pode identificar as melhores estratégias para usar com esse ETF. Ficou interessado? Então, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo

Invista com Ativa!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.