Calendário Econômico 2022: confira datas importantes

Um bom planejamento financeiro deve levar em conta diversos aspectos que influenciam diretamente nas nossas próprias finanças. Entre elas, as datas importantes previstas no calendário econômico de 2022 não podem ficar de fora.

Ao longo do ano, são diversas as datas que merecem atenção, tanto para quem tem investimentos quanto para quem pretende apenas manter as suas obrigações em dia. Você sabe quais são elas?

Neste post, vamos mostrar a importância de atentar às datas que influenciam o cenário econômico e listar as principais para este ano. Confira!

Por que é importante acompanhar o calendário?

Se você parar para pensar agora, vai se dar conta de que o calendário é importante em diversos aspectos da sua rotina. Ele é essencial para se programar em relação a prazos diversos, a aniversários, a consultas médicas, aos planos para as férias, etc.

O que não podemos nos esquecer é que a nossa vida financeira também está diretamente atrelada a algumas datas, especialmente as que dizem respeito ao pagamento de impostos e tributos. Para as pessoas físicas, vale sempre ter em mente os prazos para pagamento do IPTU, do IPVA e para realizar a declaração do Imposto de Renda.

Quem não toma esse cuidado de forma antecipada corre o risco de ser surpreendido e até mesmo sofrer prejuízos ao atrasar pagamentos. Por isso, vale a pena saber de antemão as datas limites para o cumprimento das obrigações financeiras.

Como feriados e algumas datas interferem nos investimentos?

Outro aspecto muito importante em que as datas podem interferir é no movimento do mercado de investimentos, sobretudo quando falamos dos feriados. Programar-se para esses dias pode ser determinante para quem busca obter os melhores resultados com suas aplicações.

Quem investe em papéis de renda fixa com liquidez diária e utiliza os recursos como uma reserva de emergência deve atentar principalmente se precisar fazer uma retirada. Isso porque esses dias não são contabilizados nos prazos de resgate, fazendo com que as solicitações realizadas nessas datas ou nos dias anteriores levem mais tempo até se converterem em dinheiro na conta corrente.

Agora, aqueles que investem na bolsa de valores precisam ter atenção redobrada em relação aos feriados. Nesses dias, a bolsa suspende as suas atividades, de modo que não é possível negociar ações e nem realizar qualquer uma das operações habituais.

Vale destacar que, a partir deste ano, os feriados municipais da cidade de São Paulo não interromperão mais as atividades da B3. A medida que já está em vigor tem o objetivo de adequar as operações da bolsa brasileira às práticas das principais bolsas do mundo.

O detalhe é que, para aqueles que investem na bolsa de valores, até mesmo feriados internacionais podem causar reflexos nas aplicações. Apesar de a B3 continuar operando, é comum que a volatilidade na cotação dos ativos seja maior nesses dias. Com a redução no volume de negociações, os acionistas costumam ser mais cautelosos nessas ocasiões.

Quais datas importantes merecem atenção em 2022?

Agora que você já sabe qual é a importância dos feriados e de algumas datas específicas para o seu planejamento financeiro, é hora de conhecer o calendário econômico de 2022.

Feriados nacionais

Atualmente, o calendário oficial do Brasil prevê nove feriados nacionais. Além dessas datas, a B3 suspense também suas atividades durante o carnaval e a quarta-feira de cinzas, que são oficialmente pontos facultativos, e também costuma antecipar a véspera de ano-novo para o dia 30. Neste último dia, as negociações são retomadas após as 13 horas.

Então, sem considerar as datas que caem em fins de semana, o ano de 2022 prevê 10 dias em que a Bolsanão irá operar por conta de um feriado nacional. Veja abaixo quais são:

  • 28 de fevereiro, segunda-feira, a 02 de março, quarta-feira — Carnaval até Quarta-Feira de Cinzas;
  • 15 de abril, sexta-feira — Paixão de Cristo;
  • 21 de abril, quinta-feira — Feriado de Tiradentes;
  • 7 de setembro, quarta-feira — Independência do Brasil;
  • 12 de outubro, quarta-feira — Dia de Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro, quarta-feira — Dia de Finados;
  • 15 de novembro, quinta-feira — Proclamação da República;
  • 30 de dezembro, sexta-feira — Antecipação de Véspera de Ano-Novo.

Feriados internacionais

Como já adiantamos, os feriados internacionais, sobretudo os norte-americanos, também impactam diretamente nas atividades da nossa bolsa. Isso acontece porque boa parte dos seus investidores são estrangeiros, o que reduz significativamente o volume de negociações.

Nessas datas, a B3 opera com algumas limitações. A principal delas é restringir a liquidação das obrigações referentes às operações com derivativos agropecuários e das operações de câmbio, que acontecem apenas após a reabertura da bolsa de Nova York.

Confira quais são essas datas em 2022 abaixo.

  • 17 de janeiro, segunda-feira — Dia de Martin Luther King;
  • 21 de fevereiro, segunda-feira — Washington’s birthday;
  • 30 de maio, segunda-feira — Memorial day;
  • 4 de julho, segunda-feira — Independence Day (Dia da Independência dos EUA);
  • 5 de setembro, segunda-feira — Labor day (Dia do Trabalho);
  • 10 de outubro, segunda-feira — Columbus Day (Dia de Colombo);
  • 11 de novembro, sexta-feira — Veterans day (Dia dos Veteranos de Guerra);
  • 24 de novembro, quinta-feira — Thanksgiving day (Dia de Ação de Graças).

IPVA e IPTU

Impostos tradicionalmente cobrados no início do ano, o IPVA e o IPTU têm data certa para serem quitados. Por serem taxas municipal e estadual, respectivamente, o ideal é consultar as regras de cada localidade para descobrir o dia certo do seu pagamento.

O ideal é sempre se programar para fazer esses pagamentos à vista, já que, em geral, são oferecidos descontos atrativos para esses casos. Se precisar parcelar, tenha atenção ao vencimento das prestações para fugir de juros e multas.

Imposto de Renda

Outra obrigação que muitos têm anualmente é realizar a declaração do Imposto de Renda. Neste ano de 2020, o período para entrega do documento vai de 1º de março até as 23h59 do dia 30 de abril.

Quem não cumpre com esse dever dentro do prazo pode pagar multa sobre o valor do imposto devido e até mesmo acabar indo parar na malha fina da Receita Federal.

Viu só como feriados e algumas datas em especial vão refletir no calendário econômico de 2022. A partir dessas informações, você será capaz de se planejar para encarar os desafios ao longo do ano e também para alcançar bons resultados com seus investimentos.

Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre aos seus amigos a importância do tema!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.