Aliado ou vilão? Aprenda a usar o cartão de crédito a seu favor!

Entender como usar o cartão de crédito é fundamental para que você aproveite ao máximo esse recurso sem comprometer sua saúde financeira. Conforme o uso, ele pode ser um vilão da sua renda ou um aliado dos seus projetos. Para entender como desenvolver uma relação saudável com esse tipo de ferramenta, vale colocar algumas dicas em prática.

Com alguns cuidados, você consegue evitar dívidas, adquirir alguns bens de consumo e criar uma boa reserva de emergência. No longo prazo, é possível poupar o suficiente para realizar uma grande aquisição, sem ter de abrir mão do seu bem-estar e de um bom padrão de vida. Continue com a leitura e confira as melhores dicas de como usar seu cartão de crédito de maneira inteligente!

Por que é importante usar o cartão de crédito com inteligência?

Realizar boas escolhas faz com que a vida se torne mais simples e descomplicada. Apenas quem já teve grandes dívidas compreende o quanto esse tipo de situação pode ser desgastante. 

Por isso, desenvolver um relacionamento saudável com o próprio dinheiro é fundamental para ter uma rotina tranquila, sem graves preocupações e ansiedade com a chegada de novos boletos.

Ao utilizar o cartão de crédito você conquista muitas facilidades para o seu dia a dia, além de acumular milhas que podem ser úteis em suas viagens. Contudo, quem acumula dívidas nesse formato de crédito encontra dificuldades para quitar esse débito. Por isso, uma gestão inteligente dos cartões é fundamental.

Quais são as dicas para usar o cartão de crédito a seu favor?

Existem vários cuidados que podem melhorar a sua relação com o próprio dinheiro e com os canais de crédito.

Um cuidado importante, é não adquirir diversos cartões, pois corre o risco de haver descontrole das faturas, acesso a um crédito superior a suas receitas e demais problemas decorrentes do uso de diversos cartões. Veja, a seguir, outros pontos de atenção, importantes sobre como economizar para adotar em sua rotina.

Compare preços

Com o surgimento da internet e demais aplicativos de compras online, a comparação de preços se tornou ainda mais fácil. Ao decidir realizar qualquer compra, você pode pesquisar no Google e verificar os preços da concorrência para identificar quais as melhores opções. 

Certamente, não vale correr o risco de comprar de canais desconhecidos e que não apresentam nenhum recurso de compra segura. Por isso, uma excelente ideia é conferir no site Reclame Aqui a credibilidade da empresa a qual está planejando adquirir algum item.

Desse modo, você confere pela experiência dos demais usuários o quanto ela cuida de seus clientes e como está o atendimento prestado. Com apenas uma pesquisa no Google Shopping, por exemplo, você já pode conferir os melhores preços do mercado e seguir para o site que mais chamou a sua atenção.

Evite muitas parcelas

Um dos principais responsáveis pelas dívidas dos brasileiros é o acúmulo de parcelas. Compras divididas em 12, 24 ou 36 parcelas comprometem a renda de muitos anos à frente. Por isso, elas devem ser consideradas apenas para a aquisição de bens imprescindíveis para o seu dia a dia.

Se você trabalha em home office, por exemplo, um bom notebook é fundamental para o seu trabalho e deve ser adquirido, mesmo que seja sob parcelas. Já a compra de um vestido novo ou de um perfume importado, não tem essa mesma prioridade.

Isso não significa que você não pode realizar a compra de bens que trazem prazer, mesmo que não tenham uma utilidade prática imediata. A ideia é que você use renda corrente para esse tipo de aquisição e não um dinheiro que ainda deve ser produzido para custear as parcelas.

Controle impulsos

É comum que você veja um objeto muito bonito que gere interesse e vontade de comprar. Porém, vale atentar ao seu orçamento e verificar se aquele item não vai causar grandes danos à sua saúde financeira. Se gerar impactos negativos é importante dar um passo para trás e esperar um momento mais apropriado para fazer a aquisição.

Uma dica com potencial para lhe ajudar em situações de consumismo desenfreado e se questionar se realmente é necessário efetuar aquela aquisição. Se a resposta for sim, vá em frente. Caso contrário, controle os impulsos para assegurar a tranquilidade financeira.

Verifique a taxa de anuidade

Existem cartões que cobram um valor considerável de taxa de anuidade e, dessa forma, você está gastando com algo desnecessário. Isso porque atualmente já existem muitas alternativas no mercado com uma cobrança pequena ou até inexistente.

Dessa forma, uma boa dica para usar esse recurso com inteligência é verificar como se dá essa cobrança e pesquisar no mercado para encontrar as melhores opções para o seu bolso. Assim, você economiza e pode investir para garantir retornos.

Defina um orçamento

Para ficar tudo azul na sua conta é essencial definir um orçamento. Nesse sentido, você pode criar categorias e determinar um limite de despesas para cada uma delas. Assim, você tem um alvo e evita extrapolar o que seu dinheiro pode custear.

Além disso, é plausível determinar um montante para investir por mês. Essa é uma boa dica de finanças para casais. Assim, quando chegar a velhice, você consegue aproveitar os frutos dos aportes que fez com a pessoa que ama.

Como essas dicas podem gerar tranquilidade financeira?

Ao colocar tais ideias em prática, você pode observar uma boa mudança no seu orçamento, além de alcançar um novo patamar de tranquilidade financeira. Isso lhe deixa distante das dívidas e contribui para realizar uma reserva suficiente para a compra de um automóvel, realizar uma grande viagem ou investir na faculdade dos sonhos.

Seja qual for seu objetivo, é importante manter um controle financeiro inteligente para poupar do desgaste e da ansiedade que a falta de renda proporciona. Assim, se você enfrentar alguma situação imprevista, há recursos suficientes para lidar com ela sem haver um grande impacto nas suas finanças.

Viu como usar o cartão de crédito de modo inteligente é importante? Como ele é uma poderosa ferramenta de acesso à renda, você pode aproveitar esse dinheiro para simplificar suas transações no dia a dia e acumular milhas para fazer a viagem dos sonhos.

Ao fazer boas escolhas, você contribui para que seu presente seja mais tranquilo e seu futuro esteja alinhado com tudo que planejou.

Gostou do nosso artigo? E você, como lida com seu cartão de crédito? Deixe um comentário e compartilhe conosco e com os demais leitores, como lida com as questões financeiras do seu dia a dia!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.