Carteira Cotizada: acompanhe a performance dos ativos da sua carteira

Você investe com a Ativa Investimentos? Gosta de monitorar detalhadamente todos os resultados estatísticos, gráficos e a série histórica do desempenho de suas aplicações? Então você vai gostar de conhecer a Carteira Cotizada Ativa Investimentos, que vamos explicar agora, neste tutorial.

A Carteira Cotizada é um completo centro de dados que mostra, sobre diversas perspectivas, a performance de seus ativos ou de sua carteira de forma geral.

Preparamos este tutorial para contar a você cada pormenor desse recurso de Inteligência de Dados imprescindível para tomada de decisão! Conheça agora e faça suas simulações e análises de carteira em nível profissional!

Acessando a Carteira Cotizada pela primeira vez

Ter acesso a esse dashboard completo é simples. Basta:

  1. Acessar o site da Ativa Investimentos e logar em “Acesse sua Conta”;
  2. Entrar em “Minha Conta”;
  3. Clicar em “Consultas e Operações”;
  4. Escolher “Carteira Cotizada”.

Conhecendo os principais recursos de personalização de layout

Ao entrar pela primeira vez em sua Carteira Cotizada, você se deparará com um ambiente default (padronizado para primeiro acesso). Esse layout, no entanto, pode ser alterado de muitas formas diferentes, a depender das informações que você julgue mais relevantes às suas estratégias de aplicação.

Exatamente por isso, é importante conhecer inicialmente, neste tutorial, os botões da área superior. Ao lado de onde está escrito “Painel” você encontra inúmeros ícones de personalização, tais como:

  • Excel (para exportar dados ao Excel);
  • Visualizar Impressão (de relatórios);
  • Escolher Janelas (para filtrar dados, caso deseje apenas a exibição de informações específicas);
  • Abrir/Fechar Janelas (para ter uma visão mais geral ou mais detalhada de sua carteira);
  • Resetar Colunas (para voltar ao “padrão de fábrica”, o default);
  • Atualizar Dados;
  • Ajuda.

Você pode inclusive combinar essas opções para imprimir os dados de uma única janela (e não todo o relatório detalhado do sistema).

Para isso, basta clicar em “Fechar Janelas”. Em seguida, abra apenas a aba de seu interesse e, ato contínuo, clique em “Visualizar Impressão”. Você terá então, em formato PDF, apenas o relatório da aba que foi escolhida.

Continue acompanhando nosso tutorial para ir a fundo na compreensão de sua Carteira Cotizada Ativa Investimentos!

Conhecendo os principais agrupamentos de informações

Pois bem, uma vez que você tenha contato inicial com os botões de atalho, é hora de conhecer o sistema propriamente dito. Ao primeiro olhar, você já percebe que se trata de um completo monitor de informações dividido em menus horizontais.

Ao movimentar a barra de rolagem, você encontrará 6 principais menus para saber tudo sobre o desempenho de sua carteira de investimentos:

  • Variação Patrimonial da Carteira;
  • Composição do Patrimônio da Carteira;
  • Carteira Analítica Consolidada;
  • Rentabilidade da Carteira;
  • Rentabilidade da Carteira por Investimento;
  • Rentabilidade da Carteira no Último Ano.

Além desses menus principais, ao final do dashboard, você ainda conta com opções de monitoramento financeiro de sua carteira, como:

  • extrato de conta corrente;
  • provisões da carteira (previsão de valores a receber, caso tenha solicitado resgate);
  • carteira detalhada de renda variável;
  • renda fixa;
  • clubes e fundos etc.

Mas vamos entender, neste tutorial, qual informação está dentro de cada menu.

Por dentro de cada menu

Como você viu acima, seu centro de dados de investimentos é composto por 6 abas (ou menus). Vamos explicar cada uma a partir de agora.

Variação Patrimonial da Carteira

Essa linha inicial traz:

  • patrimônio bruto (quanto você tem aportado);
  • patrimônio líquido (valor investido, já descontados custos como IOF, IR e taxa de administração, se aplicável);
  • variação percentual (desempenho da carteira na data escolhida — em relação à data de início do controle);
  • data em que o programa começou a rodar o monitoramento. Essa data é a base de todas as comparações como crescimento patrimonial, rentabilidade das carteiras, entre outros.

Aqui você tem um raio-X mais geral sobre sua carteira de investimentos. Mas pode ir além ao movimentar a rolagem da tela. Nosso tutorial vai mostrar agora que você pode fazer recortes milimétricos sobre a performance de cada ativo aplicado.

Composição do Patrimônio da Carteira

Nesse menu você encontra a relação das classes de produtos em que está “comprado” (como fundos imobiliários, fundos de renda fixa etc.). Também terá acesso a um gráfico de pizza, que mostra a distribuição de seu capital ao longo das classes de investimentos.

Essa aba traz, de forma geral, o valor aportado em cada classificação de ativos. Mostra ainda suas disponibilidades de caixa, bem como os custos no período (IOF, por exemplo) ou operações pendentes de liquidação.

Não há detalhamento sobre a performance individual de cada “papel” ou desempenho global da carteira. Esse diagnóstico mais minucioso vai ser entregue pelos menus “Rentabilidade da Carteira” e “Rentabilidade por Investimento”. Eles serão vistos nas próximas linhas do nosso tutorial.

Carteira Analítica Consolidada

Aqui você terá a relação esmiuçada dos ativos que compõem cada classe de investimentos (citada no subtópico acima). Trata-se da exibição dos detalhes da carteira, com os produtos que estão dentro dela.

Nessa área, você poderá verificar o ativo, a quantidade adquirida e os valores aportados em cada aplicação. Trata-se de informação crucial para aprofundar sua análise sobre as razões da performance global de seus investimentos (seja positiva, seja negativa). Especialmente porque isso ajuda a evitar erros do investidor iniciante no balanceamento da carteira.

Rentabilidade da Carteira

Uma vez que você saiba em quais fundos aplicou e quais ativos os compõem, é hora de estudar a rentabilidade. E assim como os dois menus anteriores se referem, respectivamente, à quantidade global da carteira e à quantidade específica dentro da carteira, na rentabilidade, o raciocínio será similar.

Ou seja, você terá 2 menus principais sobre rentabilidade:

  1. a Rentabilidade da Carteira (indicador global de performance);
  2. a Rentabilidade da Carteira por Investimento (que detalhará os números gerais da aba anterior).

Dessa forma, nesse espaço, você verá a rentabilidade média de sua carteira (dado geral), podendo compará-la com os principais benchmarks do mercado dentro do mesmo período (como CDI e Ibovespa).

Além de ajudar em sua educação financeira, esses referenciais auxiliam você a compreender se suas estratégias estão colhendo resultados abaixo ou acima do mercado.

Lembrado que você poderá analisar a rentabilidade de sua carteira, a do CDI e do Ibovespa:

  • no dia;
  • no mês;
  • nos últimos 30 dias;
  • nos últimos 6 meses;
  • no último ano; e
  • nos últimos 12 meses.

São vários olhares sobre a mesma questão, o que amplia seu entendimento sobre os rumos de suas aplicações.

Rentabilidade da Carteira por Investimento

Pois bem, falamos neste tutorial (mais de uma vez) sobre essa aba, que talvez seja um dos pontos-chaves da Carteira Cotizada.

Se, por acaso, você viu nos menus anteriores que sua carteira “multimercado”, por exemplo, não está rendendo o esperado, aqui você vai ter um olhar mais analítico sobre as possíveis razões. Isso porque nessa aba você “dissecará” a variação de cada ativo.

Em outras palavras, nesse menu, a carteira será dividida de acordo com as aplicações que estão dentro dela. Então, você visualizará a rentabilidade de cada produto e como ela contribui para o desempenho global de seus investimentos.

Esse conhecimento é a base para estudar eventuais rebalanceamentos ou substituições de aplicações que estão comprometendo seus objetivos. Isso é fazer diversificação de investimentos com inteligência de dados.

Rentabilidade da Carteira no Último Ano

Por fim, há também a oportunidade de estudar qual foi a rentabilidade de sua carteira (de forma geral) em relação aos principais referenciais do mercado (CDI e Ibovespa), mês a mês ou no ano. Embora esse dado, de certa forma, já esteja explicitado na “Rentabilidade da Carteira”, trata-se de uma maneira mais concisa de ver tais informações.

Responda sinceramente: você entraria em uma aeronave cujo piloto informasse não dispor de painéis de controle? A viagem seria conduzida “apenas com a experiência” ou “intuição” do comandante. E então, topa?

Certamente não. E a razão é que não se chega a lugar algum sem dados para suporte à tomada de decisão. E é isso que a Carteira Cotizada se dispõe a agregar às suas estratégias de investimento.

Quer ter todos os recursos explicados neste tutorial à sua disposição para obter resultados profissionais em seus investimentos? Então entre agora em contato conosco e leve suas estratégias de aplicação a um patamar superior com o auxílio de Inteligência de Dados!

Se preferir acompanhar o tutorial em vídeo, assista o conteúdo que preparamos abaixo!

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.