Como as notícias impactam o mercado financeiro? Entenda essa influência

Quem investe na Bolsa de Valores precisa saber como as notícias impactam o mercado financeiro. Afinal, tais mudanças podem afetar a carteira de investimentos e gerar boas oportunidades de lucro. Para tanto, é interessante compreender como as ações são precificadas e em quais contextos estão inseridas.

Quer saber como as ações são precificadas e como as notícias podem trazer impactos neste processo? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como as ações são precificadas?

O processo de precificação das ações no mercado secundário é a explicação para o impacto que as notícias podem causar no mercado financeiro. Afinal, se as notícias alteram o preço dos papéis, faz sentido entender como essa precificação acontece, certo?

O preço das ações é determinado pelo resultado das negociações na Bolsa de Valores. Este processo depende, portanto, da relação entre quem está vendendo os papéis e de quem está comprando.

De um lado, o vendedor das ações lança suas ofertas em um valor com base no mercado para os papéis. Se ele conseguir vender, ótimo. No entanto, se não conseguir, ele pode abaixar o valor até conseguir. O mesmo acontece com quem está querendo comprar. Essa relação ocorre em escala nacional, ou seja, a oferta e a demanda de 2,9 milhões de pessoas determina o preço.

Os elementos que mais afetam o preço das ações é o desejo dos investidores em ter determinados papéis. Como as notícias revelam fatos que podem alterar esse desejo, elas podem impactar a sua estratégia.

5 tipos de notícias que impactam o mercado financeiro

No geral, existem alguns principais tipos de notícias que causam impacto no mercado financeiro. Veja, a seguir, quais são eles.

Notícias sobre ações

As notícias sobre ações são relativamente raras na grande mídia, porém mais comuns no noticiário econômico. Elas são compostas por informações sobre o desempenho de papéis específicos, especialmente aqueles de grande volume de vendas.

Além disso, essas notícias também são relativamente comuns no noticiário econômico quando há algum IPO. É considerado interesse público quando uma empresa abre seu capital e, posteriormente, quando os resultados do primeiro dia são divulgados.

Notícias sobre índices

As notícias sobre índices são aquelas que falam sobre a oscilação de determinados indicadores do mercado. As mais frequentes são as que mencionam as oscilações do Ibovespa, que costumam ser diárias inclusive nos principais telejornais.

Normalmente, as notícias sobre variações de índices causam um impacto no mercado em geral. O bom movimento do Ibovespa, por exemplo, pode atrair ou afastar novos investidores. Além disso, pode estimular novos aportes ou retiradas na Bolsa, dependendo do contexto de cada situação.

Por exemplo, uma notícia sobre o Ibovespa ultrapassando os 100 mil pontos pode atrair novos investidores. Afinal, o resultado pode indicar um mercado aquecido, o que representa boas oportunidades de lucro. No entanto, também é capaz de estimular operações vendidas se os investidores compreenderem que esse é o “teto” do índice no momento.

Além do Ibovespa, outros índices que aparecem no mercado econômico com frequência são:

  • Dow & Jones;
  • Índice Brasil;
  • S&P 500;
  • Índice Valor BM&F Bovespa;
  • Nasdaq;
  • Índice de Sustentabilidade Empresarial;
  • Índices setoriais (consumo, energia elétrica, setor industrial etc.);
  • Índices macroeconômicos (variação da taxa Selic, aumento da inflação, índice de produção industrial do país, desemprego etc).

Confira ainda os outros três tipos de notícias comuns no contexto do mercado financeiro e que podem ocasionar o efeito manada nesse meio. Prossiga com a leitura para continuar aprendendo e agir de forma acertada!

Notícias Pré-Agendadas

Bom, como você já deve ter percebido, existem determinadas movimentações no mercado financeiro que são previsíveis do que outras. Isso acontece por que alguns índices são controlados pelo governo e grandes instituições, permitindo maior previsibilidade.

Isso acontece em casos como notícias pré-agendadas sobre resultados de reuniões do Copom, compartilhamento do balanço financeiro de empresas, referenciais econômicos como PIB, IGPM e índice de desemprego, além de outras situações como prospecções de resultados de empreendimentos diversos.

Essa é uma informação importante para ser acompanhada, a fim de saber de antemão o que esperar do mercado em certos contextos. Com isso, você pode organizar seus passos seguintes e fazer investimentos mais acertados.

Notícias de Opinião

Notícias de opinião englobam as avaliações realizadas por jornalistas, especialistas do mercado, economistas e influenciadores digitais que atuam nesse campo. Esses profissionais são fontes importantes de serem ouvidas, ainda que não tenham um impacto tão grande no mercado como um todo.

Hoje existe uma grande gama de pessoas que se dedicam a este tipo de trabalho e isso também significa que você deve estar atento a quem acompanha quando o assunto é o mercado financeiro. Em meio influenciadores digitais e especialistas formados, faz toda a diferença acompanhar aqueles que estão realmente preparados.

Afinal, compreender qual a situação do mercado e obter uma segunda opinião pode fazer toda a diferença nas suas decisões. Por isso, de uma forma ou de outra, as notícias de opinião podem contribuir para decisões mais acertadas.

Breaking News

As Breaking News são notícias de urgência que podem surgir por conta de escândalos políticos, guerras, situações de ruptura ou mesmo venda de uma grande empresa de forma repentina. Como boa parte das pessoas são levadas pela emoção e pelo susto que esse tipo de notícia traz, a situação acaba impactando o mercado financeiro.

Como estamos em um mundo que se transforma de forma constante, é crucial considerar que essa volatilidade pode ocorrer em diferentes meios e contextos, mas é fundamental ter uma visão e uma postura crítica. Se você não tomar cuidado, pode acabar sendo levado por essa onda e realizando escolhas ruins no momento de construir e consolidar sua carteira de investimentos.

Mas afinal, como as notícias impactam o mercado financeiro?

Agora que vimos alguns tipos de notas jornalísticas econômicas, é hora de entender como as notícias impactam o mercado financeiro. Afinal, o que exatamente acontece com os investidores? 

O elo óbvio na relação entre as notícias e o mercado de ações é o fato de que investidores estão inseridos em uma sociedade que muda rapidamente. Portanto, são seres parcialmente emocionais, parcialmente racionais e totalmente influenciáveis.

Geralmente, o impacto dessas mudanças acontece quando as notícias não são esperadas e geram surpresas positivas ou negativas. Por outro lado, notícias esperadas pelo mercado dificilmente geram impacto.

Uma fonte de informação poderosa, como um veículo de imprensa de credibilidade, pode influenciar o processo de decisão de muita gente. Normalmente, os impactos são de curto prazo, o que os torna mais interessantes para o Day Trade ou Swing Trade. Mas, também podem gerar movimentos tão bruscos que duram por mais tempo do que o esperado.

Um exemplo muito importante e atual é a própria pandemia, causada pelo Covid-19, que chegou a causar o acionamento de diversos Circuit Breakers. Trata-se de um mecanismo da B3, que interrompe as negociações de compra e venda quando o preço das ações sofre uma queda muito brusca ou atípica.

E então, conseguiu entender como as notícias podem impactar o mercado financeiro? Ter uma postura crítica diante de tais situações pode ser fundamental para salvar seus investimentos, especialmente quando as mudanças atípicas geram ações de pânico ou irracionalidade.

Deseja continuar se informando sobre o mercado financeiro e suas atualizações? Separamos um artigo para que você possa entender um pouco mais sobre o que é o Circuit Breaker e seu funcionamento! Boa leitura.

Para impulsionar os seus investimentos, assine nossa newsletter para mais conteúdos exclusivos

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.