Como as notícias impactam o mercado financeiro? Entenda essa influência

Quem investe na Bolsa de Valores precisa saber como as notícias impactam o mercado financeiro. Afinal, esse impacto pode afetar a sua carteira de investimentos e gerar boas oportunidades de lucro.

Para entender como as notícias impactam o mercado financeiro, no entanto, precisamos compreender como as ações são precificadas. Ao saber disso, podemos aproveitar melhor as oportunidades geradas pelas notícias.

Quer saber aprender como as ações são precificadas, como as notícias causam impacto e de que forma aproveitar tudo isso? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como as ações são precificadas?

O processo de precificação das ações no mercado secundário é a explicação para o impacto que as notícias podem causar no mercado financeiro. Afinal, se as notícias alteram o preço dos papéis, faz sentido entender como essa precificação acontece, certo?

O preço das ações é determinado pelo resultado das negociações na Bolsa de Valores. Depende, portanto, da relação entre quem está vendendo os papéis e de quem está comprando.

De um lado, o vendedor das ações lança suas ofertas em um determinado valor com base no mercado para os papéis. Se ele conseguir vender, ótimo. No entanto, se não conseguir, ele pode abaixar o valor até conseguir. O mesmo acontece com quem está querendo comprar determinados papeis. Essa relação acontece em escala nacional, ou seja, a oferta e a demanda de 2,9 milhões de pessoas determina o preço dos papéis.

Portanto, os elementos que mais afetam o preço das ações é o desejo dos investidores em ter determinados papéis. Como as notícias revelam fatos que podem alterar esse desejo, elas podem impactar a sua estratégia.

2 tipos de notícias que impactam o mercado financeiro

No geral, existem dois principais tipos de notícias que causam impacto no mercado financeiro. Veja, a seguir, quais são eles.

Notícias sobre ações

As notícias sobre ações são relativamente raras na grande mídia, porém mais comuns no noticiário econômico. Elas são compostas por informações sobre o desempenho de papéis específicos, especialmente aqueles de grande volume de vendas.

Além disso, essas notícias também são relativamente comuns no noticiário econômico quando há algum IPO. É considerado interesse público quando uma empresa abre seu capital e, posteriormente, quando os resultados do primeiro dia são divulgados.

Notícias sobre índices

As notícias sobre índices são aquelas que falam sobre a oscilação de determinados indicadores do mercado. As mais frequentes são as que mencionam as oscilações do Ibovespa, que costumam ser diárias inclusive nos principais telejornais.

Normalmente, as notícias sobre variações de índices causam um impacto no mercado em geral. O bom movimento do Ibovespa, por exemplo, pode atrair ou afastar novos investidores. Além disso, pode estimular novos aportes ou retiradas na Bolsa, dependendo do contexto de cada situação.

Por exemplo, uma notícia sobre o Ibovespa ultrapassando os 100 mil pontos pode atrair novos investidores. Afinal, o resultado pode indicar um mercado aquecido, o que representa boas oportunidades de lucro. No entanto, também é capaz de estimular operações vendidas se os investidores compreenderem que esse é o “teto” do índice no momento.

Além do Ibovespa, outros índices que aparecem no mercado econômico com frequência são:

  • Dow & Jones;
  • Índice Brasil;
  • S&P 500;
  • Índice Valor BM&F Bovespa;
  • Nasdaq;
  • Índice de Sustentabilidade Empresarial;
  • Índices setoriais (consumo, energia elétrica, setor industrial etc.);
  • Índices macroeconômicos (variação da taxa Selic, aumento da inflação, índice de produção industrial do país, desemprego etc).

Mas afinal, como as notícias impactam o mercado financeiro?

Agora que vimos alguns tipos de notas jornalísticas econômicas, é hora de ver como as notícias impactam o mercado financeiro. Afinal, o que exatamente acontece com os investidores? Além disso, como essa informação pode ser útil para você?

O elo óbvio na relação entre as notícias e o mercado de ações é o fato de que investidores são humanos. Portanto, são seres parcialmente emocionais, parcialmente racionais e totalmente influenciáveis. Geralmente, o impacto acontece quando as noticias não são esperadas e geram surpresas positivas ou não. Por outro lado, noticias esperadas pelo mercado, dificilmente geram impacto.

Ou seja: uma fonte de informação poderosa como um veículo de imprensa de credibilidade, como um jornal de notícias, pode influenciar o processo de decisão de muita gente.

Agora você já sabe como as notícias impactam o mercado financeiro e entendeu como se adaptar para surfá-las. Normalmente, os impactos são de curto prazo, o que os torna mais interessantes para o Day Trade ou Swing Trade.

No entanto, os impactos dessas notícias também podem gerar movimentos tão bruscos que duram por muito tempo. É o caso dos eventos que causam o acionamento do Circuit Breaker. Quer saber mais sobre o assunto? Então leia nosso artigo especial sobre o tema!

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.