Como fazer uma aplicação em Renda Fixa? Veja o passo a passo!

No mercado financeiro, os investimentos em Renda Fixa são historicamente conhecidos pela segurança e retornos mais estáveis.

Nesse tipo de investimento, você empresta dinheiro para um emissor, como empresas, bancos ou governo, e em troca recebe uma remuneração. Além disso, essa é uma aplicação bastante segura, já que conta com a solidez da instituição emissora e garantia sobre o valor investido.

Graças a essas características, quem investe pode planejar melhor o futuro. Afinal, por meio dos indicadores econômicos, dá para fazer projeções sobre o desempenho e saber quanto o título vai render no momento da compra.

Quer aprender a fazer uma aplicação em Renda Fixa pelo site da Ativa Investimentos? Continue a leitura!

Renda Fixa: o que é e exemplos

São chamados de investimentos de renda fixa aqueles em que é possível saber qual será a taxa de rendimento do capital aplicado no momento da contratação. De forma geral, são compostos por títulos emitidos por instituições como forma de financiar suas atividades, podendo ser financeiras, bancos privados ou bancos públicos.

Após o prazo estabelecido, o investidor tem direito a receber o valor aplicado somado aos juros que foram definidos em contrato. Algumas modalidades permitem que os títulos sejam resgatados antecipadamente, embora essa operação possa comprometer os ganhos sobre o montante sacado.

Os investimentos de renda fixa são bastante comuns no mercado financeiro e fazem parte da carteira de muitas pessoas. As opções mais comuns são:

  • Títulos Públicos, emitidos pelo Governo Federal e negociados pela plataforma do Tesouro Direto;
  • CDB (Certificados de Depósito Bancário), emitidos por instituições financeiras privadas e com garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito);
  • LCI e LCA, que são Letras de Crédito que financiam as atividades dos setores imobiliário (LCI) e agrícola (LCA);
  • Fundos DI, que são compostos por ativos de renda fixa de diferentes setores e contam com gestão profissional e;
  • Debêntures, títulos emitidos por grandes empresas que podem ser interessantes no longo prazo, mas apresentam riscos maiores.

Para que tipo de investidor é indicado?

Investimentos de renda fixa são ideais para quem busca rentabilizar seu dinheiro sem se expor a grandes riscos. Por isso, eles são os mais indicados para quem tem um perfil conservador e também para aqueles que têm planejamentos a longo prazo e não querem se preocupar com seus recursos durante o período de aplicação.

Por garantirem uma geração de renda passiva, sem a necessidade de gerenciamento dos ativos, a modalidade é um bom caminho também para quem tem pouca experiência no mercado financeiro.

Vale destacar que as aplicações de renda fixa estão presentes até mesmo no portfólio de grandes investidores, como forma de conferir mais segurança à carteira como um todo. Isso demonstra como esses ativos são importantes e devem fazer parte também das suas aplicações.

Quais as vantagens e pontos de atenção?

Para muitos, a principal vantagem da renda fixa é a segurança e a previsibilidade que ela oferece. Além de permitir o desenvolvimento de um planejamento financeiro preciso, os riscos de perdas são mínimos. Inclusive, a proteção do FGC a alguns títulos garante o ressarcimento de até R$ 250 mil por investidor em caso de falência da instituição emitente.

Quanto aos pontos que merecem atenção, é preciso considerar algumas modalidades, como o Tesouro Direto e os CDBs, sofrem incidência de Imposto de Renda. A cobrança segue a tabela regressiva, que reduz as taxas de acordo com o período em que o valor permanece aplicado.

Também é importante avaliar bem a liquidez dos papéis antes de decidir em qual investir. Se a intenção é utilizar os valores aplicados como uma eventual reserva de emergência, o ideal é optar por títulos que possam ser negociados de forma mais rápida.

4 passos simples para fazer uma aplicação em Renda Fixa

Passo nº 1: abra sua conta

Para reservar uma Oferta Pública Inicial, primeiramente é preciso abrir uma conta na Ativa Investimentos. Se você ainda não é cliente, clique aqui e abra sua conta gratuitamente. É rápido, prático e totalmente digital!

Passo nº 2: conhecendo a ferramenta

Já logado no sistema, você precisa percorrer o seguinte caminho:

Investimentos > Onde investir > Renda Fixa

Por que escolher a Ativa para ajudar neste tipo de investimento?

Nessa página, será possível verificar todos os títulos de Renda Fixa que temos disponíveis em nossa prateleira. Eles podem ser filtrados de acordo com o tipo de investimento e também por:

  • Indexador: o tipo de remuneração que o título vai oferecer. Ex: 110% do CDI;
  • Emissor: se refere à instituição que emitiu o título;
  • Valor mínimo: aqui você fazer a escolha do título com base em um valor mínimo para aplicação;
  • Remuneração: o quanto o título vai te pagar em uma data futura em porcentagem, ou seja, quantos por cento do dinheiro investido você vai obter de rentabilidade;
  • Prazo: a data exata em que o título vai te pagar.

É de extrema importância que o cliente verifique todas as características do título antes de investir. Alguns títulos, como LCI e LCA, têm isenção de Imposto de Renda, o que é um ótimo benefício.

Além disso, é fundamental ter em mente que, no caso de títulos que não possuem liquidez diária, o cliente precisa levar o título até a data de vencimento. Isso significa que você não poderá resgatar o dinheiro antes do prazo.

Passo nº 3: fazendo a aplicação

Ao escolher o título que você quer fazer a aplicação, uma tela surgirá com todas as suas características.

Preencha o valor desejado em reais ou a quantidade desejada de títulos que pretende adquirir.

Lembrando que nessa etapa você terá acesso ao valor unitário do título escolhido. Isso é importante para saber o quanto você vai gastar inicialmente.

Em seguida, insira a sua assinatura digital e clique em APLICAR COM SEGURANÇA.

Passo nº 4: finalização

Pronto! A sua aplicação foi concluída com sucesso.

Caso você se sinta mais seguro em investir com o auxílio de um especialista, saiba que pode contar com o auxílio da Ativa em todo o procedimento. Temos uma equipe de profissionais qualificados e prontos para orientar seus planos de acordo com o seu perfil de investidor.

O atendimento é ágil, humano e totalmente digital. Temos mais de 35 anos de experiência no mercado, sempre atuando com responsabilidade e transparência. Aqui, você investe com segurança e pode até começar a se planejar para diversificar sua carteira com ativos de renda variável.

Não perca mais tempo. Entre agora mesmo em contato com a Ativa Investimentos e comece a fazer os eu dinheiro render!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.