Como funciona o mercado de ações? | Blog ATIVA Investimentos
Educação Financeira Investimentos

Como funciona o mercado de ações?

Com a taxa de juro caindo mês a mês, a economia dando sinais de crescimento e otimismo para 2018, o mercado de ações sempre está um passo à frente comparado a outros investimentos.

Antes de saber as expectativas do cenário econômico, você precisa saber da sua real intenção no mercado ações. Qual o seu objetivo? Curto ou longo prazo? Qual seu perfil de investidor?

Nesse artigo, vamos ajudá-lo a entender como funciona a Bolsa de Valores.

 

 

Entenda

Em outros artigos aqui no blog da ATIVA, sempre recomendamos antes de qualquer passo, saber exatamente qual é o seu perfil de investidor. Isso vai dar uma noção básica, o que você deseja ao começar a aplicar seu dinheiro. Há três tipos de perfis: conservador, arrojado ou agressivo.

O segundo passo é saber e entender de fato o seu planejamento financeiro. O mercado de ações não é uma aposta, um jogo. O investidor que atua na Bolsa de Valores precisa ter o mínimo de conhecimento sobre como funciona esse mercado.

Ao comprar ações, você se torna sócio de companhias listadas na Bolsa. O mercado de ações é recomendado para investidores de perfil moderado, arrojado eou agressivo, pois não possui garantia de rentabilidade sendo considerado um investimento de risco.

 

Como funciona?

Para começar os investimentos no mercado de ações ou de capitais, você precisa saber qual é o código que corresponde ao ativo que pretende comprar. Basicamente, esses códigos são formados por quatro letras e um número. Por exemplo, as ações preferenciais da Petrobras são negociadas através do “ticker” PETR4 no mercado.

No pregão (onde as movimentações acontecem durante o dia), as ações ON e PN de uma mesma companhia têm códigos (números) de negociação próprios. Por exemplo, PETR3 identifica ações ordinárias da Petrobras, enquanto PETR4 indica ações preferenciais da companhia. O número se refere ao tipo da ação, que pode ser preferencial (PN) ou ordinária (ON).

 

O que é ON e PN?

Ações Ordinárias Nominativas (ON): são as que dão o poder de controlador ao sócio que tem mais de 50% delas. Os investidores que compram essas ações podem participar e votar nas assembleias de acionistas. Por outro lado, recebem um percentual menor de dividendos.

Ações Preferenciais Nominativas (PN): são as mais comuns para os investidores que aplicam em troca de uma participação maior na divisão de lucros da empresa. Importante saber que, caso uma empresa decrete falência, os acionistas que possuem essas ações terão preferência no recebimento de compensações por parte da companhia.

 

Fundo Garantidor

O mercado de ações não conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), como títulos bancários, letras de créditos ou depósitos bancários. O FGC é uma entidade mantida pelos próprios bancos com o objetivo de garantir a segurança do mercado financeiro, por isso ele não garante cobertura a todos os tipos de aplicações financeiras do mercado.

 

Custos

Para investir na Bolsa de Valores você precisa de uma corretora. As corretoras são instituições que fazem a intermediação das operações de compra e venda da Bolsa.

Existem dois custos envolvidos no mercado de ações que todo investidor precisa saber: a taxa de corretagem (valor para comprar e vender ações) e de custódia (valor que a corretora cobra mensalmente para cuidar das ações).

 

Invista já!

O cliente da ATIVA Investimentos é isento da taxa de custódia mensal cobrada pela BM&FBovespa em todos os meses em que gerar R$ 350,00 de corretagem pela mesa e/ou Home Broker. O cliente também é isento caso faça R$ 30,00 ou mais em corretagem através do HB.

Ficou com alguma dúvida sobre mercado de ações? Compartilhe conosco nos comentários para que possamos ajudar!

Você deve gostar também
Entenda o que é a CPMF e como ela afeta sua vida
Corretora de investimentos X bancos: entenda as diferenças
Os 7 erros mais comuns de quem quer começar a investir

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.