Quais valores ajudam a aprimorar o comportamento corporativo?

Existem valores que ajudam a aprimorar o comportamento corporativo e permitem que você tenha uma equipe mais preparada e alinhada com os valores do seu empreendimento. Negligenciar a importância disso pode levar a desgastes interpessoais e até em situações que são prejudiciais à cultura da instituição.

Uma empresa desalinhada em sua política interna certamente sofrerá reflexos negativos. Tal situação pode prejudicar clientes ou fornecedores e, principalmente, deixar o ambiente mais desinteressante para os colaboradores.

Por isso, tanto você enquanto gestor, quanto os funcionários devem estar atentos a determinados valores corporativos. Preparamos este artigo para indicar alguns valores essenciais. Continue a leitura!

Como o comportamento corporativo influencia os colaboradores?

Um ambiente disfuncional é um combustível para desgastes interpessoais e maus desdobramentos nos negócios. Portanto, você deve fazer o caminho inverso e prestar atenção nas boas práticas de convivência, a fim de otimizar o clima organizacional.

Tal questão envolve diversos aspectos. Dentre eles, podemos sempre aprimorar o tom de voz utilizado nas conversas, a disposição de ferramentas e melhoria de processos e a atenção às relações profissionais.

Quais boas práticas são indicadas nesse sentido?

Linguagem: você já alinhou com seus colaboradores qual o tom e linguagem, se mais formal ou informal, a ser utilizada tanto internamente quanto no contato com clientes e fornecedores?

Vestimenta: seu ambiente empresarial se caracteriza por um negócio mais despojado ou tradicional? Saiba que a forma como você e seus colaboradores se vestem no ambiente de trabalho podem transmitir isso de forma bastante óbvia. Pense nisso!

Diálogo: você mantém uma política de portas abertas e de reuniões periódicas a fim de alinhar as expectativas da empresa com os colaboradores? Não seja omisso e faça sua parte como gestor para que as coisas caminhem da melhor forma possível;

Compromisso: é preciso saber cobrar seriedade e pontualidade dos colaboradores, mas também ser flexível com as demandas, quando necessário. Demonstre você também compromisso com o bem-estar de todos os que estão envolvidos com o seu negócio.

Essas práticas podem fazer enorme diferença para melhor no funcionamento da sua empresa. Não as subestime e tire o máximo proveito de sua gestão.

Quais valores são cruciais nesse contexto?

Alinhamento: não existe comportamento corporativo se cada um age de acordo com os próprios interesses. É preciso alinhar quais são os valores e forma de trabalho da empresa para que todos envolvidos estejam cientes disso;

Cooperação: a corporação é um coletivo, um grupo de pessoas que trabalham juntas em prol do desenvolvimento do negócio. Saiba criar um clima de cooperação e evolução de todos em seu negócio. Isso pode incluir investir em treinamentos;

Objetividade: ser compreensivo não significa não ter parâmetros. Tenha flexibilidade mas respeitando sempre os princípios da empresa;

Reconhecimento: ninguém gosta de ser tratado diferente dos demais, seja lá por qual função ocupe no negócio. Fique atento a isso a fim de ter uma gestão alinhada com tudo aquilo que pregar enquanto valor da empresa.

Ao se guiar por esses princípios, ficará mais fácil fazer com que todos os colaboradores entendam do que se trata o comportamento corporativo e passem a se engajar com essa abordagem.

Se gostou de conhecer os valores fundamentais para aprimorar o comportamento corporativo, siga-nos nas redes sociais. Temos sempre o melhor conteúdo empresarial para você!

Invista com Ativa!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.