Na Palavra do Especialista de hoje, falaremos sobre a nossa expectativa para taxa de juros em 2021, além disso, discorreremos sobre a última reunião, realizada no dia 18/06 pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), no qual ficou decidido elevar o juro em 75bps, em linha com o esperado pelo mercado e por nós, conduzindo a taxa Selic para 4,25%.
Também em linha com o esperado o Banco Central (BC) tirou o termo parcial do ajuste monetário, sugerindo que a taxa Selic será conduzida para o patamar tido como neutro em seu ciclo, cerca de 6,5%. Ainda que a autoridade tenha afirmado que não se trata de um compromisso, tais fatores serão precificados.
O BC ajustou suas expectativas condicionais para 5,8% e 3,5%, respectivamente em 2021 e 2022. O ano que vem horizonte relevante para política monetária está exatamente em cima da meta, reforçando a perspectiva de que a Selic caminhará para o neutro.
Podemos classificar o comunicado como hawk uma vez que a autoridade apesar de avaliar que o ritmo de elevação parece adequado, abriu caminho para uma elevação de 100 bps na próxima reunião no trecho abaixo:
“Contudo, uma deterioração das expectativas de inflação para o horizonte relevante pode exigir uma redução mais tempestiva dos estímulos monetários.”
Mantemos por enquanto a perspectiva de que a autoridade irá subir o juros ao passo de 75 bps até 6,5% antes do final desse ano, mantendo a taxa estável por todo 2022.