Entrevista especial: conheça o trabalho de Didi Aguiar, o “guru” da análise técnica

Investir na Bolsa de Valores não é tarefa fácil. Neste universo é importante contar com o máximo de apoio e informações disponíveis para tomar decisões mais assertivas. Quando esse apoio vem de um trader com a experiência do Didi Aguiar, então, é ainda melhor.

Quem acompanha o mercado de investimentos na Bolsa já conhece o nome de Didi Aguiar, o mestre das “agulhadas”. Fundador da Doji Star Graphics, uma empresa de consultoria e análise técnica, ele já orientou muitos investidores a ganharem dinheiro.

Em 2020, a Ativa Investimentos e a Doji Star formaram uma parceria para fornecer relatórios de análise técnica aos investidores. Com esses documentos, fica mais fácil identificar tendências na Bolsa e oportunidades de investimentos.

Para mostrar mais os benefícios desses relatórios, conversamos com Didi Aguiar. No papo, ele falou sobre como a análise é feita e o que ela oferece de apoio aos investidores. Veja mais a seguir!

Conheça o trader Didi Aguiar

Antes de passarmos para a entrevista com Didi Aguiar, é importante apresentá-lo. Ele é um dos principais analistas técnicos do Brasil, com mais de 40 anos de experiência no mercado.

Há mais de 20 anos, fundou a Doji Star, que logo se tornou uma das principais consultorias do país. Além de prestar consultoria, a empresa também faz treinamento de análise técnica.

Uma das principais colaborações de Didi Aguiar para o mercado nacional foi a criação do Didi Index. Trata-se de um indicador de análise gráfica focado em identificar um certo momento nas médias móveis de um artigo.

Na prática, o Didi Index procura identificar quando acontece uma “agulhada”. Esse momento é identificado quando a linha das três médias móveis (de 3, 8 e 20 períodos) passam por dentro do mesmo corpo de um candle. Portanto, é como se as três linhas passassem pela cabeça de uma “agulha”.

Quando uma agulhada acontece, é sinal de que há uma tendência de alta ou de baixa no valor do ativo. Podemos dizer que a tendência é de alta quando:

  • a média de 3 períodos está por cima;
  • a de 8 períodos está no meio;
  • e a de média de 20 períodos está por baixo.

No entanto, a tendência é de baixa quando encontramos o seguinte cenário:

  • a média de 3 períodos está por baixo;
  • a de 8 períodos está no meio;
  • e a média de 20 períodos está por cima.

Atualmente, o Didi Index é usado nos home brokers de várias corretoras nacionais. Além disso, muitas corretoras internacionais também utilizam o indicador e ensinam o recurso para os investidores.

8 perguntas sobre a parceria da Ativa Investimentos com a Doji Star

A seguir, você pode conferir a nossa conversa com Didi Aguiar. O papo fala um pouco sobre a carreira dele e, claro, sobre os relatórios exclusivos produzidos para os clientes da Ativa Investimentos. Siga a leitura!

1. Como você começou a sua carreira?

Eu me encantei pelo mundo das análises gráficas após ser contratado pela antiga Credisul (corretora). Foi onde atuei, primeiramente, como estagiário, ainda na década de 1980. 

A habilidade com os cálculos e a precisão dos acertos nos trades foram fatores determinantes para a descoberta do Didi Index, gráfico em que identificamos as “agulhadas”. A partir disso, passei por diversas tesourarias de bancos e corretoras.

2. Quais os desafios enfrentados no início da sua jornada?

Tenho mais de 40 anos de experiência no mercado financeiro, além de mais 20 anos de consultoria para tesouraria de bancos, corretoras e assets. O principal desafio foi, desde o início, mostrar objetividade e acerto das análises. Portanto, sempre procurei dar total transparência nas análises e indicações. 

3. Como a equipe da Doji Star foi formada?

A Doji Star foi formada em 1999, e os analistas que compõem a equipe são todos certificados pela APIMEC. Além disso, eles enxergam o mercado através do meu “setup”. A ideia de criar a Doji foi demonstrar que a administração de investimentos pode ser realizada por qualquer indivíduo. 

4. Quem são os integrantes da equipe?

Os integrantes da equipe de analistas sou eu, o Rodrigo Correia e o Sérgio Cunha. Todos certificados APIMEC e ambos com mais de 15 anos de experiência no mercado.

5. Como é feita a elaboração das análises e relatórios? Explique o processo desde a primeira etapa.

A análise é feita por toda a equipe Doji Star, uma vez que utilizamos todos os tempos gráficos do nosso setup. Além disso, também usamos todos os indicadores dele. Nossa meta é sempre trazer objetividade e indicando a direção correta do movimento do mercado.

6. Os relatórios feitos para a Ativa possuem algum diferencial? Qual?

Os relatórios procuram identificar a direção do movimento, através da tendência, padrões de continuidade/reversão e números de força. Isso dá objetividade e se torna um guia para o investidor.

7. Como essas informações contidas nesses relatórios ajudam, de fato, a rotina de um trader?

Ajudam bastante. Na minha opinião, é um verdadeiro Guia de Mercado, pois estamos sempre identificando a direção do movimento e os números na análise para o cliente ter como guia nas suas respectivas operações, orientando como devemos nos comportar naquele determinado movimento.

8. Como você enxerga as mudanças no mercado financeiro e como isso deve impactar as próximas gerações de traders?

O mercado vem mudando com o passar do tempo. Hoje as mídias sociais são uma alavancagem para promover alguma indicação de ativo por qualquer indivíduo.

Entretanto, o investidor não pode acreditar exclusivamente nessas indicações da mídia sem olhar para o gráfico do ativo. Portanto, acredito ser fundamental analisar o gráfico e extrair dele oportunidades, por exemplo, se vamos ter realmente aquele movimento da indicação.

A importância de acompanhar relatórios nos investimentos

Para quem é ou quer se tornar um trader, o acompanhamento contínuo de relatórios do mercado é uma rotina essencial. Afinal, há um limite de quanto a pessoa pode enxergar sozinha em seu home broker. Portanto, quanto mais ajuda, maior é a área de análise coberta.

Na prática, isso ajuda a identificar boas oportunidades de trades no mercado, além de servir comoum poderoso confirmador de tendências. Afinal, se você conseguiu identificar uma oportunidade sozinho e ela aparecer no relatório, há a confirmação para agir.

Outro poderoso motivo para acompanhar os relatórios é o histórico da Doji Star. Ela é uma das principais consultorias do mercado nacional. São 20 anos de experiência e qualidade comprovadas no país.

Agora que você já entendeu a importância de operar na Bolsa com o máximo de informação possível, não pode perder nenhuma chance. Portanto, acompanhe agora mesmo os relatórios produzidos diariamente pela Doji Star, em parceria com a Ativa Investimentos!

Aproveite para acompanhar a entrevista que o Didi concedeu a Guto Abranches, em nosso canal do Youtube!

Invista com Ativa!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.