Disciplina financeira e a segurança dos investimentos

Disciplina financeira é uma habilidade fundamental para qualquer pessoa que deseja sucesso nos seus investimentos. Primeiramente, entenda que se trata da vitória do racional sobre o emocional. Isso acontece pelo fato de não se levar por medo, ansiedade, agonia e outras emoções enquanto toma decisões.

Não adiantaria aprender sobre educação financeira, mercado financeiro, economia, entre outros temas, sem a disciplina para controlar suas ações e colocar seu conhecimento em prática. Foi para ajudar nessa questão que fizemos este conteúdo para você. Aqui, explicamos a importância dessa disciplina, quais são os impactos nos investimentos, sua ligação com a inteligência e mais. Confira!

Qual é a importância da disciplina financeira?

Desenvolver essa habilidade ajudará o investidor a alcançar seus propósitos. Alguns exemplos de objetivos em que ela é necessária são:

● conquistar independência financeira;

● poupar todos os meses;

gerenciar melhor os riscos;

● manter um estudo constante sobre finanças;

● focar suas metas de curto, médio e longo prazo.

Geralmente, as pessoas bem-sucedidas profissionalmente e no mercado financeiro mantêm um melhor controle de suas emoções. Porém, elas ainda aprimoram sua disciplina financeira para alcançar objetivos mais rapidamente ou determinar metas mais ambiciosas. Por isso, essa qualidade é relevante para investidores de todos os perfis e níveis de experiência na área.

Como isso impacta os investimentos?

Antes de manter uma boa disciplina no campo prático, é interessante que você entenda como ela refletirá nos seus investimentos.

Capacidade de poupar

O primeiro impacto diz respeito à melhor capacidade de economizar. Isso acontece pelo fato de que é necessário criar hábitos para controlar seus gastos e finanças, algo incomum entre brasileiros.

De acordo com uma pesquisa do SPC-Brasil, mais de 2/3 dos brasileiros não guardam nenhum dinheiro mensalmente. Cerca de 1/5 dos entrevistados pouparam parte do salário com o objetivo de lidar com imprevistos quando necessário.

Se você também tem dificuldade de economizar, então é crucial desenvolver uma disciplina financeira. Isso não apenas com o intuito de construir reservas para emergência, mas também de aprimorar seus investimentos.

Planejamento financeiro

Se você ainda não tem um planejamento financeiro, então é fundamental que saiba como elaborá-lo. Esse documento servirá como base para saber o que deve ser feito para alcançar seus objetivos.

Mesmo que crie um plano ideal para seu perfil, detalhado e bem-organizado, você não vai aplicar sem disciplina financeira. Isso acontece porque o controle de suas emoções é um requisito para mudar sua rotina e alcançar suas metas.

Juros compostos

Dependendo dos investimentos que você incluir na sua carteira, deve manter constância nos aportes para usufruir dos juros compostos. Basicamente, aqui há aplicação de juros sobre juros, fazendo com que seus ganhos sejam multiplicados com o transcorrer do tempo, destrancando a importância de manter a constância nos seus aportes. Para isso, você precisará poupar mensalmente e seguir o planejamento, o que exige disciplina financeira.

Imagine que você reinvista os dividendos de ações e também faça aportes mensalmente em títulos públicos, mas ocorre uma imprevisibilidade e precisa arcar com gastos extras. Graças à disciplina financeira, haverá uma boa reserva e poderá usá-la. Assim, vai manter seus investimentos e não deixará de aproveitar dos juros compostos.

Qual é a relevância da inteligência emocional?

A disciplina financeira está diretamente ligada à inteligência emocional. Essa é a capacidade de identificar seus sentimentos, reduzi-los ou não deixar que eles impactem sua tomada de decisão.

Escolher bons investimentos

O primeiro aspecto em que a inteligência emocional ajuda o investidor é na escolha de bons investimentos. Muitas vezes, um indivíduo com pouco conhecimento na área se deixa levar pela empolgação ou promessa de enriquecimento. Nesses casos, ele adquire ativos que não sabe gerenciar, analisar ou controlar riscos.

O contrário também é possível. Por exemplo, um investidor com maior conhecimento do mercado tem medo de se arriscar, mesmo com capacidade para gerenciar os riscos. Com uma boa disciplina financeira, será possível montar uma carteira com os investimentos mais indicados de acordo com o seu perfil.

Ter paciência

É especialmente necessária para quem faz investimentos com o objetivo de aumentar o patrimônio. Alguns exemplos disso são operações com câmbio, venda e compra de títulos, ações, entre outros. Essa qualidade também é necessária para quem deseja lucrar como Day Trade.Durante essa atividade, nem todos os dias serão lucrativos, sendo necessário não se deixar levar pela ansiedade.

Outro aspecto relacionado à paciência consiste na superação de crises. Se você já investe há algum tempo, deve ter percebido como a economia brasileira sofre com altos e baixos constantemente. Essas são comuns em períodos de crises econômicas. Exemplos dessas situações foram os anos de 2008, em meados de 2015 e recentemente com a crise do coronavírus.

Se muitos ativos estão em queda no momento, é crucial ter paciência para não tomar decisões equivocadas e sair no prejuízo. Afinal, é possível que os papéis voltem a ter seus valores aumentados depois de um certo tempo, por exemplo.

Buscar ajuda profissional

Um sentimento perigoso que precisa ser eliminado é o orgulho. Isso faz o investidor não desejar a ajuda de analistas, assessores e outros profissionais da área financeira por pensar que conseguirá aprender sozinho. Esse é um grande erro, já que o mercado financeiro é amplo e exige anos de estudo para se considerar um profissional. Mas você pode garantir sucesso de forma mais fácil e rápida com a ajuda de experts na área.

Para isso, é essencial ter ao seu lado uma corretora com plataforma de investimentos que ofereça suporte especializado. A Ativa Investimentos vai ajudar nessa questão. Nós oferecemos carteiras recomendadas, salas ao vivo com analistas, análises técnicas e fundamentalistas e mais.

Além disso, trazemos um grande número de diferenciais. Alguns exemplos são investimentos independentes, diferentes ferramentas para investidores avançados, intermediários e iniciantes, entre outros.

Quando você desenvolve disciplina financeira, terá em suas mãos a habilidade necessária para controlar suas ações e alcançar seus objetivos. Mas lembre-se de que ainda é preciso ter conhecimento técnico na área, foco, uma boa corretora e suporte especializado.

Quer aproveitar as vantagens de uma corretora de qualidade? Abra sua conta agora mesmo e gratuitamente na Ativa Investimentos!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.