Fundo de Fundos: entenda o que é e quais suas vantagens

Para quem deseja entrar no mundo dos investimentos, o que não faltam são alternativa. Existem Ações, Títulos de Dívida Pública e Privada, Fundos de Investimento e também existem os Fundos de Fundos.

Então, se você tem vontade de diversificar bem seu portfólio de investimentos, essa é uma opção que merece ser considerada. Mas como saber se os Fundos de Fundos são uma estratégia interessante para a sua carteira? Afinal, como esses ativos funcionam?

Neste artigo, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de investimento e o que você deve levar em conta antes de aplicar o seu dinheiro nessa oportunidade. Continue a leitura e confira!

O que são Fundos de Fundos?

Basicamente, em qualquer tipo de fundo, o investidor adquire cotas de participação de uma variedade de ativos que são geridos por um especialista ou instituição financeira. Há fundos de:

Além deles, também existem os Fundos de Fundos, ou FOFs. Também conhecidos como Fundos Multigestores, esse tipo de investimento é exatamente o que parece: o investidor aplica seu capital em um fundo, que aplica em outros fundos, que aplicam em múltiplos ativos.

Os Fundos de Fundos, por regulação da CVM, devem aplicar 95% de seus recursos em fundos de mesma categoria e os 5% restantes em Títulos de Renda Fixa. Isso significa, portanto, uma diversificação incomparável no mercado.

Quais as principais vantagens dos Fundos de Fundos?

Você já entendeu o que são Fundos de Investimentos, e também que os Fundos de Fundos pulverizam os recursos dos investidores entre ativos de outros fundos de mesma natureza. Mas qual é a vantagem disso, se existe alguma? A seguir, você vai conferir as principais razões para considerar aplicar parte do seu capital nessa alternativa.

Diversificação

Evidentemente, a principal razão dessa estratégia de investimento é a diversificação. De nenhuma outra maneira você vai conseguir fracionar seu capital em tantos ativos como em um Fundo de Fundos.

Se um Fundo de Investimento comum já significa uma oportunidade de diversificação, um FOF é a alternativa ideal para quem busca estar no mercado com poucos recursos e conhecimentos limitados.

Segurança

Segurança é outro ponto interessante desses ativos, tanto no que diz respeito a risco de prejuízo quanto de legitimidade das operações. Entretanto, é fundamental investigar um pouco as emissoras dos fundos em que você estiver interessado.

Afinal, por ainda ser considerado um produto de risco, é recomendável avaliar a credibilidade da instituição e a performance do ativo nos últimos meses. 

Volatilidade reduzida

Se você alocar seu capital em uma única empresa, qualquer circunstância que vier a afetar o valor de mercado de suas ações afeta também a performance do seu investimento. Ou seja, trata-se de exposição total.

Diversificação é justamente uma estratégia para amenizar a sensibilidade do seu portfólio a variações do mercado. Dessa forma, com dois ativos de setores diferentes, por exemplo, a queda de um pode ser compensada pela alta do outro. O resultado dessa dinâmica é a redução da exposição à volatilidade.

Agora, considere o mesmo cenário no caso da fragmentação do seu capital em muitos ativos diferentes. Você participa do mercado com exposição muito reduzida, tornando sua posição bem mais conservadora.

Menores custos

A ideia dos Fundos de Fundos é muito interessante, mas por que não pegar você mesmo seu capital e adquirir cota por cota dos Fundos de Investimento que mais chamam sua atenção?

Por uma razão muito simples: há um custo operacional. E não é só financeiro — imagine que trabalho seria gerir tantas cotas sozinho! Mas a grande vantagem aqui é justamente o fato de que a diversificação por meio de FOFs é mais barata, uma vez que você não paga imposto de renda pela transferência de capital entre gestores.

O que considerar antes de aplicar em Fundos de Fundos?

Agora você já sabe quais são as principais vantagens dos Fundos de Fundos. Mas isso não é tudo o que você precisa ter em mente antes de tomar a decisão de aplicar suas economias nessa alternativa. Confira a seguir o que você deve considerar para garantir que um Fundo de Fundo é realmente uma opção interessante para você.

Objetivos

Antes de realizar qualquer investimento, pergunte-se “o que estou buscando com essa aplicação?” Se você não tiver uma resposta clara, pare imediatamente e trace um plano. Descubra qual é sua situação atual, o que você deseja com seus investimentos e quando quer alcançar esses objetivos.

Saber onde você quer chegar é o primeiro passo para uma transformação. Sendo assim, não meça esforços para compreender exatamente onde você está e o que você precisa fazer para se aproximar das realizações que deseja.

Valor de aplicação

Fundos de Fundos são uma ótima opção para quem tem pouco dinheiro e conhecimentos limitados sobre o mercado de valores. Com aplicações de até R$ 100,00, é muito fácil ingressar no mundo dos investimentos com segurança e uma posição diversificada.

Por outro lado, se você tem um capital mais elevado e deseja aumentar suas possibilidades de retorno, ainda que isso signifique maior exposição, talvez essa não seja a alternativa mais indicada. Portanto, aprofunde um pouco mais seus conhecimentos para tomar a melhor decisão.

Suporte

Finalmente, um ponto fundamental antes de abraçar uma oportunidade como essa é saber se você pode contar com alguém que te acompanhe na sua jornada. Isso pode ser decisivo para a performance da sua carteira de investimentos.

Mesmo no caso de um produto tão acessível e plural como os Fundos de Fundos, aproveitar as dicas de quem já opera há mais tempo garante mais chances de bons resultados. Se esse suporte vier da sua corretora, então, melhor ainda!

A Ativa Investimentos tem mais de 35 anos de experiência nesse mercado e conta com um seleto time de especialistas para oferecer o melhor suporte aos seus clientes. Sem dúvidas, investir nesse amparo profissional é uma decisão inteligente a tomar.

Gostou de entender como funcionam os Fundos de Fundos? Então, conte com a Ativa para continuar aprimorando seus conhecimentos sobre o mercado de valores. Abra sua conta e descubra nossas vantagens!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.