O mercado financeiro está repleto de termos e conceitos que, muitas vezes, geram dúvidas até mesmo entre os investidores mais experientes. Além disso, as muitas nomenclaturas e palavras em inglês presentes no dia a dia do mercado também podem dificultar o real entendimento sobre os diferentes processos.
Por isso, temos detalhado vários termos e conceitos do dicionário financeiro aqui no Blog da Ativa Investimentos.
Continue acompanhando este artigo para conhecer nosso glossário do investidor com os termos mais usados no mercado. Não se preocupe: se restar alguma dúvida, ou quiser saber mais detalhes sobre qualquer um dos termos listados, sempre tem um especialista da nossa equipe de atendimento pronto para ajudar você! Vamos lá?
Os juros compostos são calculados sobre a quantia investida somada aos rendimentos obtidos com os juros nos períodos anteriores. Ou seja, são juros pagos sobre os juros.
Quando se fala em taxa de juros, existem duas formas de expressá-las: a taxa nominal e a taxa real. A taxa nominal inclui a correção monetária do valor emprestado. Em geral, as taxas oferecidas nas principais modalidades de financiamento são expressas em termos nominais, ou seja, sem descontar a inflação no período.
Esse termo faz referência à taxa real de juros, que é determinada como sendo a taxa que incide sobre um empréstimo (ou financiamento) sem incluir a correção monetária do montante emprestado.
Já os juros simples são pagos apenas sobre o valor inicial de um investimento ou empréstimo. Veja mais sobre a diferença entre juros simples e compostos neste artigo do blog.
É uma quantia extra paga aos acionistas de determinadas empresas de capital aberto na Bolsa.
Ela é diferente, por exemplo, dos dividendos, por demandar o pagamento de uma alíquota de 15% sobre a quantia extra recebida.
E aí, tem alguma sugestão de algum termo do mercado financeiro que gostaria de ver por aqui? Utilize o campo de comentários e contribua para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos! Até a próxima!