Ativa Investimentos

Glossário Financeiro: Letra M - Blog

Written by Time Ativa | Jan 21, 2020 5:58:26 PM

Uma das barreiras que impedem as pessoas de começar a investir no mercado financeiro é a coleção de nomenclaturas. É por isso que no Blog da Ativa Investimentos temos a preocupação de explicar para você os principais conceitos utilizados. Nesta edição do Glossário Financeiro, vamos abordar os termos mais comuns iniciados com a letra M.

Assim, esperamos contribuir ainda mais com os seus estudos sobre investimentos.

No entanto, se você ainda ficar com qualquer dúvida ou quiser saber mais profundamente sobre algo, não tem problema. Sempre haverá um especialista da nossa equipe de atendimento pronto para ajudar você, combinado? Boa leitura!

Margem

Também chamada de margem de garantia, trata-se de um valor que deve ser depositado pelo investidor junto à corretora. Essa é uma ação que ocorre no processo de abertura de posição de risco – seja comprada ou vendida.

Margem Operacional

A margem operacional é uma métrica que indica quanto das receitas líquidas de uma empresa são provenientes de suas atividades operacionais.

Market Share

Este termo em inglês pode ser traduzido como “Quota de mercado“. Em resumo, ele mede a porcentagem que determinada empresa tem de participação no segmento em que está inserida.

Melhor Oferta de Compra

A Melhor Oferta de Compra é o preço mais alto que um investidor está disposto a pagar pela ação de uma empresa. O valor é registrado no Livro de Ofertas da Bolsa de Valores.

Melhor Oferta de Venda

Por outro lado, esse é o preço mais baixo que algum investidor está disposto a aceitar pela venda da ação de alguma empresa na Bolsa.

Mercado a Termo

Mercado a Termo é um ambiente de negociação do mercado financeiro em que as partes assumem um compromisso futuro de compra e venda de alguma mercadoria.

Mercado à vista

Mercado à vista é o contrário do conceito anterior. Portanto, ao invés de um compromisso futuro, as partes fecham negócio na hora.

Mercado Aberto (Open Market)

Por outro lado, o Mercado Aberto é aquele em que o Banco Central participa para comprar ou vender títulos da dívida pública.

Mercado de Balcão

O Mercado de Balcão é aquele em que se realiza operações que não estão registradas na Bolsa de Valores local e em local físico. Dessa forma, as transações são feitas por telefone.

Mercado de Câmbio

O Mercado de Câmbio é o nome dado ao mercado financeiro global que atua de forma descentralizada para fazer o comércio de moedas. Ele funciona 24 horas por dia, de segunda a sexta.

Mercado de Capitais

Em resumo, é toda a estrutura que permite a realização de negociações de ativos mobiliários. É composto pelas Bolsas de Valores, corretoras e instituições financeiras.

Mercado de Opções

O Mercado de Opções negocia contratos que cedem ao investidor o direito de, por um período de tempo, optar em comprar ou vender determinado lote de ativos por preço fixo.

Mercado Financeiro

O Mercado Financeiro é todo o universo das finanças e investimentos. Nele estão presentes todas as formas de negociação de ativos mobiliários, câmbio e mercadorias.

Mercado Fracionário

O Mercado Fracionário é aquele que permite que o investidor compre ativos em menor quantidade do que o lote padrão de 100 ações da Bolsa de Valores.

Mercado Futuro

O Mercado Futuro é um ambiente onde se negociam contratos futuros, que são acordos entre as partes para comprar ou vender determinado ativo financeiro ou real em data futura, por um preço fixo.

Mercado Primário

O Mercado Primário é um ambiente da Bolsa de Valores em que os investidores compram valores mobiliários de empresas (como ações) diretamente das companhias emissoras.

Mercado Secundário

Já o Mercado Secundário é o ambiente em que os investidores negociam os ativos (comprados das empresas ou de outros investidores) entre si.

Mercado Spot

O Mercado Spot abrange as negociações feitas na Bolsa de Mercadorias e consiste em compras e vendas feitas com pagamento à vista.

Merchandising

Trata-se de um conjunto de técnicas de marketing focadas em apresentar um produto adequadamente no ponto de venda. Também é usado quando uma empresa licencia sua marca para produtos específicos.

E aí, ficou faltando algum termo com a letra M para aparecer no nosso Glossário Financeiro? Então use o campo de comentários e contribua para que nossos conteúdos fiquem cada vez melhores!