Você sabe como desenvolver sua inteligência financeira? Veja aqui!

Ter uma situação financeira saudável e tranquila é o objetivo da maioria das pessoas. Porém, para que isso seja possível, é preciso saber como cuidar do seu dinheiro e administrar os recursos — uma habilidade chamada de inteligência financeira.

Talvez você queira começar a cuidar melhor do seu patrimônio, mas não saiba muito bem por onde começar ou como fazer isso. Então, para facilitar sua vida, separamos algumas informações e dicas úteis sobre o assunto. Aproveite e fique ligado no que vem a seguir!

O que é inteligência financeira?

Inteligência financeira é a habilidade de gerenciar o dinheiro de forma saudável e equilibrada. Isso significa pagar as contas em dia e distribuir bem o que sobra do orçamento. Portanto, se você não está conseguindo manter seus pagamentos em dia ou lidar com o seu dinheiro, está na hora de dar mais atenção a esse aspecto.

Além de muita organização e disciplina, a inteligência financeira também exige dedicação para aprender sobre o assunto e, é claro, um pouco de estratégia para fazer suas finanças prosperarem. Nesse ponto, não basta que o seu salário sirva para quitar o que você deve, é fundamental conseguir construir suas metas com ele.

Por que é importante desenvolver essa habilidade?

Ter inteligência financeira permite, basicamente, que você pare de trabalhar para pagar contas, afinal, a vida é mais do que isso, não é? Essa capacidade vai permitir que você comece a realmente administrar seu dinheiro, planejar objetivos e realizar sonhos, mesmo que pareçam um pouco distantes agora.

Quando você vê uma pessoa comprando a casa própria, trocando de carro ou viajando todo ano, tende a imaginar que ela “ganha bem” e por isso tem dinheiro para tanto. Mas a verdade é que não basta ganhar bem. Se você não tiver inteligência financeira, seus recursos vão sumir com a mesma velocidade em que aparecem.

Sendo assim, ganhar bem não é tão relevante quanto saber o que fazer com o que você ganha. Por isso, a inteligência financeira é uma das habilidades mais importantes para a vida adulta.

Como desenvolver a inteligência financeira?

A essa altura, você deve estar se perguntando: está bem, mas como eu posso desenvolver minha inteligência financeira, afinal? Mantenha a calma, porque é isso que você vai conferir a partir daqui.

A inteligência financeira funciona como uma musculatura que precisa ser exercitada todos os dias. E os exercícios mais importantes para fortalecê-la estão logo abaixo. Acompanhe!

Conheça suas finanças

O primeiro passo é manter suas finanças sempre sob os seus olhos. Você precisa saber quanto ganha, quanto gasta e quanto precisaria economizar para cumprir seus objetivos. Por isso, é fundamental criar um método de controle financeiro.

Nele, você vai listar suas despesas e receitas. Além disso, é interessante inserir algumas categorias estratégicas de “contas a pagar” — uma para a sua reserva financeira, outra para os seus investimentos e uma terceira para algum objetivo específico. Assim, você se força a colocar dinheiro em tudo o que é importante antes de gastá-lo com o que é supérfluo.

Evite gastos desnecessários

Ainda que você não perceba, o seu orçamento está repleto de gastos que podem ser configurados como desnecessários. São:

  • as assinaturas que você paga e não usa;
  • os pedidos de delivery;
  • as roupas de marca de que você não precisa;
  • as saídas excessivas etc.

Essas coisas podem ser importantes para o seu entretenimento e diversão, mas será que são tão úteis assim? Na maioria dos casos, elas podem ser substituídas por outras mais baratas e que cumprem os mesmos objetivos, como fazer comida em casa, brincar de mímica com os filhos, comprar roupas só quando necessário e ir ao parque em vez de ir ao shopping, por exemplo.

Tenha objetivos e metas claros

O próximo passo é atribuir mais clareza ao que você quer fazer com as sobras do seu dinheiro. É seguro começar estipulando um objetivo que vá aumentar sua estabilidade financeira, como uma reserva de emergência. Esse fundo serve para cobrir as despesas da sua casa por alguns meses, caso algum imprevisto grave aconteça, como a perda de um emprego ou o adoecimento de algum membro.

Depois que você já tiver essa espécie de backup montado, é hora de pensar nos sonhos e desejos. Você quer programar uma viagem em família todo ano? Quer trocar o carro por um modelo mais moderno? Planejar os móveis da cozinha nova? Reformar a casa? Começar um curso superior? Pense em quanto você pode economizar por mês e por quanto tempo será necessário fazer isso até chegar aonde quer.

Saiba como fazer investimentos

Inteligência financeira também diz respeito a cuidar do seu patrimônio para que ele cresça e se multiplique. E isso só é possível por meio de investimentos consistentes. Então, comece identificando qual é o seu perfil de investidor e quais são as melhores opções de aplicação financeira para ele.

Depois disso, inclua no seu planejamento financeiro uma categoria de “investimentos” e determine um valor para reservar todos os meses com a finalidade de aplicar. Com o passar do tempo, você verá esse dinheiro rendendo frutos, como dividendos que você pode usar para engordar ainda mais seus aportes.

Leia sobre o assunto

Agora que você já conferiu como economizar dinheiro e o que fazer com ele, só resta uma dica: leia sempre sobre o assunto. Afinal, isso vai permitir que a sua educação financeira nunca estacione e que você esteja sempre descobrindo novas formas de gerenciar o seu dinheiro, fazer alguma renda extra e até investir melhor os seus recursos.

A inteligência financeira demanda um esforço contínuo de aprendizagem que nunca deve parar. Lembra quando comparamos essa habilidade a uma musculatura que precisa ter treinada? Ler sobre esse tipo de assunto vai garantir a manutenção do músculo. E se você não gosta muito de ler, não tem problema, existem vários podcasts que já abordam temas financeiros que podem ajudar também.

Como você conferiu, a inteligência financeira é fundamental para a sua prosperidade, e quanto antes você começar a apostar nela, melhor. Será preciso um pouco de disciplina e comprometimento, mas a realização dos seus sonhos e a sua tranquilidade financeira farão todo o esforço valer a pena.

Agora, aproveite que você já está no clima e confira o nosso conteúdo sobre como construir riqueza: 5 passos para você colocar em prática!

Para impulsionar os seus investimentos, assine nossa newsletter para mais conteúdos exclusivos

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.