Onde investir 500 reais? 3 dicas e sugestões!

O mercado financeiro disponibiliza diversas possibilidades de investimento para as pessoas que buscam renda passiva e liberdade. Mesmo com um investimento inicial baixo, é possível começar a construção de uma carteira de ativos de sucesso. Desse modo, você pode identificar onde investir 500 reais e aplicar esse valor com inteligência na Bolsa de Valores.

Para que o dinheiro gere retornos e você consiga criar uma carteira capaz de produzir uma boa renda passiva, é importante aprender um pouco sobre o funcionamento desse tipo de investimento e de que forma utilizar sua renda de modo inteligente.

Se você quer descobrir como investir com 500 reais ou menos, continue a leitura e confira algumas dicas que preparamos para ajudar na sua jornada!

Como é possível começar a investir com 500 reais?

Antes de definir as melhores alternativas para investir, é importante adotar alguns cuidados em relação à sua postura e ao planejamento de médio e longo prazo. Esse tipo de precaução serve para definir as alternativas mais adequadas e contribui para evitar arrependimentos na compra de ativos. Entenda!

Defina objetivos

Estabelecer quais são os seus objetivos financeiros ajuda na hora de escolher a duração dos ativos. Se a sua meta é realizar uma grande compra como um imóvel ou um automóvel, por exemplo, o mercado financeiro pode funcionar como uma alternativa à poupança para ajudar você a poupar. Nesse caso, vale optar por ativos de médio prazo que contam com uma remuneração associada a um risco baixo.

Já para quem pensa em usar esse mercado para garantir a sua aposentadoria, vale focar nos ativos de longo prazo. Títulos, ações de empresas consolidadas e previdência privada são opções que estão bem relacionadas a esse tipo de objetivo.

Enquanto para quem busca viver exclusivamente do mercado financeiro e faturar com oscilações de mercado, o trabalho de especulação financeira normalmente envolve ativos de curtíssima duração, sendo que muitos deles são liquidados no próprio dia, como o day trade, por exemplo.

Entenda o seu perfil

Outro ponto de atenção que você deve considerar é quanto ao perfil de investidor. Por meio dele, é possível estabelecer quais são os seus limites de tolerância de risco e qual o retorno associado a ele.

Grande parte das pessoas conta com um perfil conservador, considerando apenas uma parcela da carteira para ativos que envolvem maior grau de risco. Assim, vale realizar algum teste para estabelecer se o seu perfil é conservador, moderado ou arrojado. Tal informação é bem importante para definir quais compras proporcionam o melhor retorno dentro de um limite de risco confortável.

Estude as possibilidades do mercado

Após olhar para questões internas, relacionadas às suas preferências e interesses, é hora de olhar para o mercado e verificar quais as oportunidades que ele oferece. Existem muitos ativos que oferecem uma remuneração superior à poupança e permitem que você obtenha ótimos resultados.

Por isso, vale verificar com a corretora e seus colaboradores, quais as principais recomendações para investir. Além disso, se você tem algum conhecimento específico em determinado mercado, vale aproveitar essa experiência adicional na hora de escolher ações, derivativos e outras opções de investimentos que estão disponíveis.

Onde posso investir meu dinheiro?

Existem algumas opções que você pode incorporar na sua carteira de investimentos na intenção de alcançar uma boa diversificação, reduzindo os riscos de seus aportes e aumentando o retorno obtido. Se deseja conhecer as principais alternativas, continue a leitura e confira as principais dicas e sugestões de investimentos.

1. Ações

Investir em ações é uma alternativa bem interessante aos indivíduos mais tolerantes ao risco. Por meio delas, você consegue aumentar a rentabilidade de sua carteira. Porém, vai necessitar ter um pouco mais de ousadia na hora dos aportes, devido ao maior grau de perigo envolvido.

Ao aportar seu dinheiro em ações, você está comprando uma parcela do capital social de uma corporação. Assim, tem direito à parte dos resultados, que normalmente são pagas como dividendos, e também à valorização da empresa ao longo do tempo.

Para conseguir encontrar boas alternativas para fazer os seus aportes, vale realizar uma análise das empresas e contar com a ajuda de profissionais capacitados que conheçam o mercado.

2. Títulos públicos

Se o seu perfil de investidor é mais conservador ou você tem medo de investir na alternativa anterior e os seus objetivos são de longo prazo, fazer aportes em títulos públicos pode ser uma alternativa interessante. Como são emitidos pelo governo, esses ativos são conhecidos pela sua extrema segurança.

Dessa forma, você pode incorporá-los na carteira de investimentos para fazer a diversificação e reduzir os níveis de riscos que você está incorrendo. Além disso, conseguirá proteger o seu dinheiro da inflação e garantir um pequeno ganho.

Existem títulos públicos com rendimentos pré e pós-fixados e ainda há alternativas híbridas que combinam ambos. Assim, é válido analisar com calma qual é a melhor opção para a sua carteira para fazer aportes inteligentes.

3. Fundos de investimento

Os fundos de investimentos também são uma boa alternativa para quem quer saber onde investir 500 reais. Os indivíduos que escolhem essa alternativa estão adquirindo cotas de um investimento administrado por um gestor profissional.

Portanto, ao optar por eles você vai contar com agentes especializados no mercado financeiro para gerir os seus recursos. Além disso, existem fundos de renda fixa e variável que podem fazer parte da sua carteira de investimento.

Para escolher o melhor, vale a pena conferir o histórico dele e como vem performando nos últimos anos. Ao efetuar uma boa análise é possível alcançar bons retornos com um nível de risco baixo, otimizando sua carteira.

Que cuidados tomar?

Para alcançar sucesso no mercado financeiro, é importante adotar alguns cuidados que vão proteger seu dinheiro e seu espírito de investidor. Primeiro, comece com pouco dinheiro aplicado. Como essa é uma atividade de grande complexidade, você pode se permitir aprender em um ritmo mais lento. Mesmo com um salário mínimo, é possível ter bons resultados no longo prazo.

Segundo, faça uma avaliação correta de cada operação, contabilizando seus custos e as receitas que elas produziram. Mesmo que algumas de suas operações não sejam bem sucedidas, é importante perceber algum grau de evolução.

Por último, mantenha uma boa rotina de estudos. Como o mercado financeiro é dinâmico e se transforma constantemente, você precisa conhecer diversas ferramentas profissionais para otimizar seus resultados.

Viu quais são as boas alternativas de onde investir 500 reais? Com essas nossas dicas você é capaz de obter bons rendimentos minimizando o nível de riscos. Além disso, vale contar com o auxílio dos profissionais da Ativa Investimentos. Temos uma equipe técnica altamente qualificada pronta para lhe auxiliar em suas escolhas.

Quer investir com qualidade e otimizar os retornos obtidos? Então abra a sua conta na Ativa Investimentos agora mesmo!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

  1. Boa tarde meu nome é Carlos ,tenho 63 anos e sei que para mim a longo prazo o tempo não permite tal façanha, porém de um jeito ou de outro na minha visão estamos todos lascado. bom!!! pessoas como eu a salariado hum!!!,
    todos falando em rendimentos acima da poupança ou seja 0,04% ao mês isto é uma vergonha e mais vergonhoso ainda é oferecer o dobra acima da poupança é um marketing vergonhoso . Principalmente com o índice divulgado pelo o governo que Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve alta de 1,71% em março, acima do resultado de fevereiro (1%) fonte agencia Brasil. Levando em conta dê se tivermos uma inflação no decorrer de 12 meses em torno 1.5 % resultando uma inflação em torno de 18% ao ano e a poupança pagando somente 6 % ao ano e outras instituições pagando em torno de 11 % por ano , nos estaríamos somente perdendo dinheiro. E Digamos de passagem que o pior ainda esta por vim que é a inflação real que é quando se vai ao supermercados Então acredito que por mais que as intuições financeiras ou corretoras possa oferecer um valor maior em % não vai nos ajudara nossa independência financeira. Eu acredito que estamos em uma corrida elaria onde os coites correm atrás das ovelhas ou seja ( novos investidores) se beneficiar de suas lã ( dinheiro), se me entendem. Ja pararam para pensar se todo este montante nas mãos de uma pessoa e a mesma pegar toda esta grana e investir rsrsrs imagina o retorno que esta mesma pessoa terá e vai repassar para vc no máximo 10% ao ano. Cara isto é muita loucura, ganhar grana com o dinheiro dos outros enquanto eles trabalham para você, o bagulho é muito doido.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.