Como analisar uma lâmina de Fundo de Investimento?

Powered by Rock Convert

Não é segredo que, quanto mais informação tiver antes de tomar uma decisão, melhores são as chances de acertá-la. No mercado financeiro, isso significa a diferença entre ganhar ou perder dinheiro. É por isso que é essencial saber como ler uma lâmina de Fundo de Investimento.

Uma lâmina é um documento emitido por cada Fundo de Investimento com informações sobre a sua estratégia. Na lâmina, portanto, estão dados como:

  • o rendimento acumulado do fundo;
  • suas condições;
  • e o desempenho obtido.

Se você quer investir com sabedoria, então precisa aprender como comparar uma lâmina de Fundo de Investimento. Quer aprender como fazer isso? Então siga a leitura abaixo!

O que é um Fundo de Investimento?

Fundos de Investimento são estruturas formais do mercado financeiro em que várias pessoas se juntam para investir. Os Fundos são criados por empresas, corretoras ou bancos e são administrados por um gestor profissional. O objetivo, portanto, é gerar o máximo de rendimento possível para os investidores dentro de uma estratégia pré-concebida.

No entanto, cada Fundo tem uma estratégia diferente. Portanto, é necessário saber como escolher entre eles. O principal documento para analisar um Fundo de Investimento é a lâmina. Ela conta com todas as informações necessárias para que você tome sua decisão de maneira consciente.

Saiba mais sobre as vantagens de um Fundo de Investimento no vídeo abaixo:

O que é a lâmina de Fundo de Investimento e para que serve?

A lâmina de Fundo de Investimento é um documento emitido pela gestão do fundo com todas as informações essenciais. O documento conta com as regras daquele Fundo de Investimento, sua estratégia e taxas. Além disso, traz também todas as diretrizes para que um investidor decida se vale ou não a pena investir naquele Fundo.

O que contém na lâmina do fundo?

A lâmina de Fundos de Investimento é um relatório de Fundos padronizado pela CVM. Portanto, todas elas contam com as mesmas informações para os investidores.

Na prática, a lâmina de Fundo de Investimento deve conter as seguintes informações abaixo.

  • Público-alvo do fundo;
  • Política de investimentos;
  • Restrições sobre aplicações;
  • Investimento mínimo;
  • Taxas cobradas;
  • Critérios de resgate e tempo de carência;
  • Composição da carteira atual;
  • Classificação de risco do Fundo;
  • Comparativo e simulação de despesa;
  • Histórico de rentabilidade do Fundo em determinados períodos;
  • Dados de contato e atendimento ao cotista;
  • Política de distribuição do Fundo.

Como analisar uma lâmina de Fundo de Investimento?

Se você pretende aplicar em Fundo de Investimento, precisa saber como ler as suas lâminas. Afinal, é por lá que você terá todas as informações necessárias para decidir se comprará ou não cotas de Fundos. O primeiro passo para a leitura é identificar se aquele Fundo é interessante para você.

Essa informação está presente logo no início da lâmina. É lá que estão os dados sobre os objetivos e políticas do Fundo. Além disso, há a estratégia adotada pelo gestor, os tipos de ativos que serão explorados e qual é o benchmark básico para determinar o sucesso da política de investimento. 

Se concordar com o objetivo e política de ação do Fundo, o próximo passo é ler o desempenho da sua gestão ao longo do tempo. A próxima seção da lâmina traz justamente os resultados de rentabilidade da estratégia em relação ao benchmark selecionado.

É importante analisar o sucesso a longo, médio e curto prazo do Fundo. Veja quantas vezes a rentabilidade superou o benchmark. Além disso, dê especial atenção para a porcentagem de rentabilidade em relação ao benchmark, pois essa informação ajuda a entender o quão vantajosa é a gestão do Fundo em relação ao custo de oportunidade de investir em outra opção.

Nesse contexto, lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Sendo assim, não avalie apenas o histórico de rentabilidade. Há outros critérios a serem considerados.

Por fim, o último ponto a analisar na lâmina são as regras do Fundo. Veja qual é a taxa de administração, qual a carência e as condições de resgate. Avalie se essas condições são aceitáveis para você.

Conclusão

Ao analisar esses pontos da lâmina de Fundo de Investimento, você está mais preparado para decidir onde investir. Assim, poderá escolher o Fundo mais adequado para o seu dinheiro.

Se você tem dúvidas sobre como aplicar seu dinheiro em um Fundo de Investimento, veja este tutorial que preparamos aqui no blog. E se ainda não é nosso cliente, abra sua conta na Ativa Investimentos! Até a próxima!

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.