Dez dias após assumirem oficialmente os cargos de Diretor Executivo e Diretor Financeiro da Americanas, Sergio Rial e André Covre renunciaram após constatarem inconsistências nas contas da varejista Americanas.
A varejista comunicou em nota que foram detectadas inconsistências em lançamentos contábeis estimadas em R$ 20 bilhões, em análise preliminar, com data-base de 30 de setembro de 2022. De acordo com o comunicado, seriam lançamentos contábeis redutores da conta de fornecedores realizados em exercícios anteriores, incluindo o ano de 2022.
A área contábil também informou que a empresa possui valores na mesma ordem em débitos com instituições financeiras que não estavam refletidos na conta de fornecedores nas demonstrações financeiras do 3T22, dando a entender que a empresa estaria mais alavancada do que realmente está.
Ainda não se têm muitas informações contábeis sobre o ocorrido e a empresa afirma que manterá o mercado informado sobre novos desdobramentos. Como divulgado no último relatório do setor de e-commerce elaborado pelos nosso time de Research, as ações de #AMER3 tem recomendação Neutra.
A expectativa era de que a nova gestão pudesse reestruturar as operações da empresa, porém, com essa notícia, o impacto é muito negativo para as ações e para a empresa como um todo. Como a maioria do mercado, nosso time aguarda mais informações a serem divulgadas pela companhia.
“Acreditamos que outras varejistas possam passar o um pouco mais pressionadas. Ainda não se sabe ao certo qual a procedência do débito da Americanas e se havia algo do tipo na rubrica dos demais fornecedores das demais varejistas.”, comentou Ilan Arbetman, do Research do Time Ativa.
De acordo com os nossos analistas da Sala Ao Vivo, até o presente momento, essa notícia ainda não causou um impacto tão negativo. Mas, como o mercado é bastante volátil, esse cenário “tranquilo” pode mudar a qualquer momento.
Durante o dia de hoje, os analistas da Ativa Investimentos acompanharão os impactos dessa notícia no mercado financeiro.
Para ficar por dentro de como o mercado está reagindo a esse momento tenso para uma das maiores varejistas do Brasil, assista nossa Sala Ao Vivo: