Mercados emergentes: por que ter atenção neles?

Muitos investidores, quando começam a considerar a possibilidade de investirem no exterior, pensam como primeira opção nos Estados Unidos. Mas uma avaliação cuidadosa dos potenciais de lucro para investimentos internacionais mostra uma alternativa muito mais interessante: os mercados emergentes.

No entanto, o conhecimento geral sobre essa oportunidade no Brasil costuma variar de mínimo para algo incerto e pouco seguro. Por isso, se você quer conhecer mais sobre os mercados emergentes, continue a leitura. Até o fim deste conteúdo, você vai entender o que são e o que considerar antes de investir nos países e setores que mais impactam a riqueza do mundo. Confira!

O que são mercados emergentes?

Segundo entendimento comum, são países em desenvolvimento com potencial de influência econômica no cenário global. No entanto, existem critérios específicos que devem ser avaliados para incluir ou excluir um país da lista de mercados emergentes. Entre os critérios mais usados, temos:

  • tamanho de capital próprio negociado na bolsa;
  • desenvolvimento econômico;
  • liquidez de ativos e fluxo monetário;
  • acessibilidade ao mercado internacional.

Frequentemente, países emergentes atraem a atenção de investidores, especialmente porque as transformações do seu mercado interno tendem a acompanhar sua relevância no cenário mundial. 

Dois bons exemplos são a China e a Índia, que detêm juntas as maiores forças produtivas do planeta, mas ainda dependem muito de capital estrangeiro. Além delas, de acordo com os critérios do MSCI, mais 24 países dividem a lista dos mercados emergentes, em sua maioria asiáticos. Entre eles, vale citar:

  • Brasil;
  • Rússia;
  • Chile;
  • Indonésia;
  • Tailândia;
  • Coreia do Sul.

Qual a importância dos mercados emergentes para os investidores?

Por que você, investidor, deveria ficar de olho nesses países? Principalmente porque mais da metade do PIB do mundo é proveniente da força dos mercados emergentes.

Contudo, esses países detêm uma fatia muito pequena do mercado de valores, sobretudo porque grande parte de suas empresas não têm capital aberto, ou seja, não estão listadas na bolsa. Mas a expectativa é a de que isso mude. A seguir, confira como esses mercados podem ser relevantes para você.

Maior potencial lucrativo

Com a possibilidade de que países emergentes ganhem cada vez mais espaço no mercado de valores, o potencial lucrativo que representam para os investidores não tem comparação.

Afinal, esses países têm os maiores índices de crescimento econômico do mundo, e a tendência é que isso se reflita no valor de mercado dos ativos de suas empresas e de seus títulos de dívida soberana. Em suma, trata-se de uma excelente alternativa de diversificação para qualquer investidor no mundo.

Impacto sobre a economia global

Dado o fato de que a atuação desses mercados representa a maior parte do crescimento da riqueza global, suas transformações terão impacto cada vez mais relevante em todos os setores da economia.

Um exemplo é o setor de tecnologia, que, embora tenha forte presença de países desenvolvidos, já não pode mais deixar de considerar a atividade dos mercados emergentes.

Isso significa que o desempenho desses mercados precisa ser avaliado inclusive por quem não investe neles. Afinal, qualquer novidade no comportamento desses países influencia o portfólio do investidor.

Riscos específicos

Apesar da excelente estimativa de retorno, os riscos envolvidos com países emergentes são singulares e merecem máxima atenção. Isso porque uma série de fatores é capaz de desestabilizar sua estrutura econômica.

Como ainda estão amadurecendo seus mercados internos, o que geralmente significa que têm muitas dívidas, a estrutura econômica desses países é mais vulnerável a flutuação cambial, crises políticas, necessidade de infraestrutura etc.

Tenha em mente que mercados emergentes são uma excelente alternativa de investimento e diversificação. Porém, é preciso fazer análises cuidadosas, considerando seus objetivos e expectativas de retorno.

Gostou de aprender mais sobre essa opção de investimento? Então, aproveite para ler nossa avaliação sobre o impacto que as eleições presidenciais dos EUA podem ter nos seus investimentos.

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.