O IPCA e a nova coleta de preços de veículos novos

No Palavra do Especialista de hoje, vamos falar sobre a nossa nova coleta de preços de veículos novos, com base nos dados da FIPE para tentar correlacionar com o subitem “Automóvel novo” do IPCA, cujo peso é de quase 3% do índice.

A coleta, apesar de amostragem pequena em número de meses, é extensa em quantidade de veículos, uma vez que precisaríamos estimar a lista utilizada pelo IBGE, que por sigilo de informação, não pode ser divulgada.

Com esses dados em mãos foi possível estimar minimamente quais veículos fazem parte da coleta do IPCA. Trata-se de um modo de seleção binária, ou seja, não foram estimados coeficientes para os veículos, apenas a entrada, ou não, de determinado carro novo no nosso modelo.

O resultado, que ainda é muito frágil, exatamente pelo reduzido número de observações, começa a exibir resultado relativamente positivo.

Como podemos observar no gráfico abaixo, durante a pandemia o modelo de veículos selecionados perde bastante aderência, voltando a convergir a partir de julho. Podemos atribuir o desvio à um eventual baixo número de respondentes da pesquisa, mas conforme dito anteriormente, o número de observações usado para selecionar os veículos é pequeno, o que pode gerar um viés aos resultados.

De todo modo, e com ciência da limitação do modelo, publicamos nossa estimativa para dezembro no subitem, 0,52%. Desde já, alertamos que a coleta total na FIPE permanecerá, não apenas os veículos selecionados, a fim de continuarmos com os testes ao longo de pelo menos todo 2021.

Não obstante, nossa expectativa é que o IPCA apresente alta de 1,37% em dezembro, encerrando o ano em 4,5%, enquanto estimamos a alta de 3,0% em 2021. Conte sempre com a Ativa. Para quaisquer dúvidas, estamos à disposição. Até o próximo artigo!

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.