Quer saber o que fazer após quitar dívidas? Veja as nossas dicas!
Uma grande parcela da população brasileira está endividada, sendo que esse número ainda aumentou nos últimos anos e atingiu 27% dos lares, segundo a Agência Brasil EBC. Entretanto, mais importante que cumprir com as suas obrigações — ou tanto quanto, ao menos — é saber o que fazer após quitar dívidas. Isso é fundamental porque será necessário dar um destino para o dinheiro que agora sobrará no orçamento familiar.
Independentemente de você já ter liquidado as pendências ou não, é essencial continuar esta leitura. Este conteúdo traz as informações mais relevantes para ajudar na tomada de decisões em relação às suas finanças. Vamos lá?!
Índice
O que fazer após quitar dívidas?
Muitas pessoas usam o dinheiro extra para gastar mais com lazer e com “futilidades”. Mas existem estratégias que contribuirão para a sua qualidade de vida, para um futuro seguro, para a independência financeira e para outros benefícios. Nos tópicos seguintes, trouxemos as principais delas.
Fazer um planejamento financeiro
A primeira dica é criar um planejamento financeiro que traga todas as medidas que serão tomadas para atingir os seus objetivos. Também existem etapas específicas a serem traçadas para que esse planejamento seja bem elaborado. Entenda-as a seguir:
- estabeleça metas, que são os propósitos que poderão ser alcançados com o valor extra e que podem ser de curto, de médio e de longo prazo;
- liste custos, despesas e receitas, contabilizando todos os seus ganhos e os seus gastos. Nesse momento, você também pode encontrar custos desnecessários e reduzi-los ou eliminá-los;
- elabore um orçamento, que é um documento com projeções realistas sobre as suas finanças. Ele ajuda você a entender melhor a sua capacidade de atingir os seus objetivos;
- crie um plano de ação, definindo o que será feito no campo prático para alcançar o que foi projetado;
- revise o planejamento, atualizando periodicamente o plano com novas metas, custos, despesas, planos de ação, entre outros.
Criar uma reserva de emergência
Nem sempre tudo ocorrerá como o planejado, o que torna fundamental que você crie uma reserva de emergência. Esse é um valor que servirá para arcar com despesas extraordinárias, inesperadas e urgentes.
Imagine que você, um familiar ou uma pessoa próxima, sofra um acidente e precise custear despesas médicas. É essencial que se tenha uma reserva financeira para isso. Assim, o seu planejamento financeiro não será prejudicado.
Quanto ao seu valor, o ideal é que ele represente 12 vezes do seu custo fixo. Calcule os seus custos mensais e guarde um percentual dos seus ganhos (de 5% a 15%) até montar essa reserva.
Montar uma carteira de investimentos diversificada
Deixar o seu dinheiro na poupança pode fazer com que ele perca valor com o passar do tempo. Isso acontece porque o rendimento nessa modalidade é baixo e inferior à inflação.
A forma mais inteligente para maximizá-lo é adotar uma carteira de investimentos diversificada. Porém, é necessário que você tenha o suporte de uma boa corretora ou de uma plataforma de investimentos.
A Ativa Investimentos é ideal para ajudá-lo nisso, pois ela disponibiliza carteiras diversificadas e personalizadas conforme o seu perfil de investidor. Inclusive, ela ainda dispõe de especialistas que o ajudam nos seus objetivos, solucionam dúvidas e fornecem orientações.
Para saber o que fazer após quitar dívidas, como visto, você deve ter objetivos, um bom planejamento e uma reserva para emergências. Entretanto, o suporte de uma corretora que tenha um atendimento de qualidade, como a Ativa Investimentos, é fundamental para fazer os seus valores renderem.
Crie a sua conta de forma rápida e gratuita e entre em contato conosco, da Ativa Investimentos, para conhecer os nossos serviços e soluções!