Os papais de pet estão com tudo no Brasil! A categoria vem crescendo cada vez mais entre a população, que vem preferindo criar animais de estimação do que crianças em muitas das vezes.
Com essa alta entre os amantes de animais de estimação, o setor pet não para de crescer. Após a chegada do período pandêmico, houve um aumento de 30% do total de animais de estimação no Brasil em 2021, segundo estimativa do Radar Pet.
Com o isolamento social, as pessoas se sentiram mais solitárias e passaram a buscar ainda mais a companhia dos animais de estimação. Outro fator relevante foi o home office, que facilitou os cuidados do pet em casa. Mas, como tudo na vida, cuidar de bichinhos também demanda tempo e dinheiro (bastante por sinal rs). E esse é o tema do #AtivaTrends da semana, que vai te contar quanto será que está custando criar esses animaizinhos?
Os pais e mães de pet estão cada dia mais comuns no Brasil e o setor não para de crescer. Em 2020, movimentou no mundo US$ 146 bilhões, sendo liderado pelos Estados Unidos com 40% desse mercado. Já o Brasil, movimentou mais de R$ 40 bilhões nesse mesmo ano. Estima-se que, em 2021, o mercado tenha crescido 22%, fazendo com que o Brasil ocupe o 2º lugar entre os países com maior mercado pet, atrás apenas dos EUA.
O mercado aumentou muito e hoje existem diversas oportunidades no setor. Atualmente, 50% do faturamento vem do pet food, mas outros nichos como saúde, reabilitação animal e outras tecnologias ainda têm bastante potencial de crescimento.
Além disso, os serviços oferecidos são que ajudam a movimentar o setor são bastante variados como: Escolinha, aniversário, fisioterapia, plano de saúde, babá, hotel, banho, tosa, acupuntura, passeador e até mesmo nutricionista. Tem bichinho que é mais bem tratado que muita gente, né?!
Resumindo, de 1,6 bilhões de pets que existem no mundo, aproximadamente 150 milhões estão no Brasil, tornando o país o 2° maior mercado do planeta. Ou seja, o Brasil é sim o país dos pais de pet!
Ainda há muito espaço espaço, tanto para as gigantes se consolidarem, quanto para novas empresas surgirem, embora existam uma série de desafios no setor, que é extremamente competitivo.
Dos 215 milhões de brasileiros, cerca de 20% são jovens e comparando com o número de pets, parece que nossa população está preferindo ter animaizinhos do que filhos. Essa informação só reafirma que esse setor é bastante promissor quando falamos de crescimento!
Mais uma prova disso é a aquisição milionária da Zee.Dog pela Petz. Mas é importante ressaltar que esse ainda é um setor bastante pulverizado, o que é positivo para o seu crescimento. Apenas 10% desse mercado está nas mãos de grandes empresas. Os outros 90% são pequenos e médios negócios espalhados pelo Brasil.
Hoje, o Brasil é um dos maiores países no mercado pet no mundo. No entanto, apenas a Petz (PETZ3) está registrada em bolsa. É um mercado com enorme espaço para consolidação, mas que ainda esbarra em muitos desafios e foi bastante beneficiado durante a crise gerada pelo coronavírus no mundo.
E aí na sua casa, você também tem pet como filho ou você é pai de planta? rsrs
Por Eduarda Menezes