Plano de investimento: entenda como fazer e por onde começar

Estejamos ou não conscientes do fato, o tempo vai passar e não há o que fazer para mudar isso. Entretanto, podemos aprender com as mudanças e garantir a harmonia em nossas vidas, inclusive na vida financeira. Para isso, um plano de investimento é fundamental.

Com a informação cada vez mais acessível, qualquer um pode aprender tudo o que precisa para assegurar conforto e estabilidade financeira no futuro. Inclusive, muita gente tem vontade de entrar no mundo dos investimentos, mas não sabe por onde começar.

Neste artigo, você vai descobrir os fundamentos do planejamento financeiro e como desenvolver seu próprio plano de investimento. Boa leitura!

O que é um plano de investimento?

Um plano de investimento é como um mapa que pode ajudar você a encontrar os melhores caminhos até seu objetivo financeiro. Portanto, um bom planejamento pressupõe uma série de detalhes muito importantes que você deve considerar com atenção. Entre outros itens, criar e executar plano de investimento permite a você:

  • escolher os melhores produtos de investimento;
  • evitar riscos desnecessários;
  • estimar o prazo até alcançar seus objetivos;
  • diversificar seu portfólio de maneira estratégica etc.

Como começar o seu plano de investimento?

Apesar de ser muito importante, poucas pessoas realmente levam a sério o poder de um plano de investimento. Mas se você seguir as dicas a seguir, com certeza vai entender por que esse documento é tão poderoso. Confira!

Tenha um orçamento pessoal

O primeiro passo que você deve tomar antes de começar a desenhar seu plano de investimentos é construir um orçamento financeiro pessoal. Esse é outro documento de extrema relevância, porque se trata da sua situação financeira atual. Nele deve conter:

Trace seus objetivos financeiros

Podemos entender o plano de investimento como uma extensão do seu orçamento pessoal. Afinal, é muito importante que você tenha clareza sobre o que quer conseguir com mais dinheiro. Sendo assim, não deixe de acrescentar informações:

  • o que você quer;
  • quanto você precisa para conseguir o que quer;
  • em quanto tempo deseja conquistar esse objetivo.

Conheça seu perfil de investidor

Saber que tipo de investidor você é vai determinar quanto de risco você está disposto a correr, além do tempo realmente necessário para alcançar seus objetivos ou quanto você vai ter que investir todo mês para acumular a quantia no tempo que deseja.

Afinal, ativos mais lucrativos são proporcionalmente mais arriscados, então você precisa conhecer sua tolerância à possibilidade de perder dinheiro antes de tomar a decisão de investir.

Estude o mercado financeiro

Existe uma variedade enorme de produtos de investimento, cada um contendo suas próprias vantagens e desvantagens. Assim, uma vez que você conhece sua tolerância aos riscos, é importante ter noção do que cada ativo significa, inclusive para montar uma carteira diversificada.

Conte com o apoio de especialistas

Você pode aprender muito por conta própria, mas ter o suporte de quem já está há mais tempo nessa jornada facilita muito todo o processo. Com esse apoio, seu plano de investimento não será apenas um mapa, mas uma verdadeira descrição do futuro das suas finanças.

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.