Prefixado ou pós-fixado: o que considerar ao escolher o investimento?

Durante análises de investimentos de Renda Fixa — especialmente CDB —, com certeza você se deparou com os termos prefixado ou pós-fixado. Entender esses conceitos é fundamental para tomar a melhor decisão a fim de equilibrar o risco de sua carteira e alcançar seus objetivos.

Mesmo que você já tenha conhecimento sobre o assunto, é importante conferir esta leitura. Vamos explicar esses conceitos, as diferenças cruciais entre eles, como funcionam e como escolher o mais vantajoso. Confira!

O que são investimentos prefixados e pós-fixados?

Ambos são conceitos utilizados em aplicações em Renda Fixa. Porém, um investimento prefixado tem a taxa de retorno já conhecida no momento da aplicação. O investidor já sabe previamente quanto o dinheiro renderá, independentemente da situação econômica futura do país.

Quanto ao pós-fixado, o rendimento do investimento somente será conhecido no futuro. Quem apostou nesse tipo apenas saberá seus ganhos na data de vencimento.

Qual a diferença entre ambos?

Há outras diferenças além do momento em que se conhece o rendimento. Veja as principais delas:

  • taxas: pós-fixados normalmente têm taxas nominais mais baixas;
  • risco: o prefixado é considerado mais arriscado que o pós-fixado em razão da possibilidade de perder para a inflação;
  • segurança: pós-fixados podem ser usados como reserva de emergência;
  • chances de ganhos: a possibilidade de ganhos é maior com um investimento prefixado desde que haja previsão de redução da taxa Selic;
  • previsibilidade: o prefixado permite saber exatamente quanto a aplicação renderá.

Como funcionam?

Os valores do retorno financeiro já estão preestabelecidos em um investimento prefixado. Por exemplo, se a pessoa adquirir um Certificado de Depósito Bancário (CDB) prefixado de 5% ao ano, isso significa que o título paga 5% de juros sobre o capital anualmente.

Títulos pós-fixados estão atrelados a algum índice, como Selic, IPCA, IGP-M, entre outros. O que significa que seus resultados dependerão da performance do indicador. Imagine que uma pessoa adquira um CDB que paga 110% do CDI. Nesse exemplo, o rendimento anual será de 6,6% caso esse indicador atinja 6%.

Prefixado ou pós-fixado: o que levar em conta ao escolher?

A melhor alternativa dependerá de diferentes fatores, sendo importante que o investidor tenha um plano de investimento e faça certas análises.

Analise o perfil de investidor

De forma geral, os títulos de Renda Fixa são considerados ideais para investidores de perfil conservador. Mas quem não estiver disposto a arcar com riscos deve optar pelo pós-fixado, pois é uma modalidade mais defensiva. Já quem pretende arriscar mais — e têm maior conhecimento de mercado — pode investir em prefixado.

Considere seus objetivos

Todas as escolhas e as movimentações dependem dos objetivos do investidor. Se ele já tem um objetivo estabelecido (como aquisição de um imóvel), a modalidade prefixada é mais indicada. Caso ele não tenha uma meta específica, o modelo pós-fixado passa a ser mais recomendado.

Estude a situação econômica do país

Por fim, é crucial acompanhar de perto a economia do Brasil. Apesar de o prefixado se manter fixo durante todo o tempo, ele pode render menos caso sua rentabilidade seja menor que a inflação. Por outro lado, ele terá rentabilidade altíssima em um momento de queda de juros. Quanto ao pós-fixado, será difícil que o investidor ganhe menos que a inflação.

Existem diferentes considerações a serem feitas antes de optar por prefixado ou pós-fixado, mas você pode fazer uma análise mais profunda com uma plataforma de investimentos de qualidade. A da Ativa Investimentos inclui dados sobre ativos de Renda Fixa, como CDB, Títulos do Tesouro, entre outros. Abra sua conta gratuitamente na Ativa Investimentos ou fale conosco para conhecer nos

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.