Proventos: o que são e quais os tipos existentes?

Você sabe o que são proventos? Se começou a investir recentemente, precisa aprender o quanto antes. Afinal, eles são importantes na hora de escolher em quais ações investir na Bolsa de Valores.

Atualmente, comprar ações se tornou muito mais comum do que antes. Basta ver os números de investidores pessoa física: são mais de 3,5 milhões. Para se ter uma comparação, em maio de 2019, era apenas 1 milhão de pessoas na Bovespa.

Esse crescimento rápido tem trazido muitos iniciantes que não conhecem muitos dos termos do mercado financeiro. Portanto, é importante aprender sobre eles para fazer os melhores negócios. Quer aprender o que são proventos? Então, siga a leitura para entender tudo sobre o assunto!

O que são proventos e para o que servem?

São benefícios distribuídos pelas empresas para os seus acionistas, ou seja, são alguns pagamentos enviados para quem tem ações das companhias em uma determinada data.

Quando uma empresa abre seu capital na Bolsa, ela espera angariar dinheiro para financiar seu crescimento. Quem compra as ações dela se torna um acionista e tem direito à participação nos seus lucros. Isso é um fator importante para convencer as pessoas que estão em dúvida entre investir ou empreender.

Quais são os tipos existentes?

Existem diferentes tipos de proventos no mercado. Cada um tem mecanismos diferentes e são usados em momentos específicos. É vital entender as distinções para saber o que esperar na hora de investir. Siga a leitura para conhecer cada um!

Dividendos

São os proventos mais comuns do mercado. Eles são parte dos lucros das empresas paga regularmente aos acionistas. Podem ser mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Muitos investidores montam carteiras focadas em ações com bons dividendos. Afinal, essa é uma boa estratégia para gerar renda recorrente na Bolsa.

Bonificação

Trata-se de um tipo de provento que não envolve dinheiro, mas outras ações. Na prática, a empresa pega parte do seu lucro e emite novos papéis equivalentes a esse valor. Em seguida, ela distribui de forma proporcional aos acionistas.

É importante, no entanto, não confundir bonificações com desdobramento de ações. Nesse segundo caso, a empresa também emite novos papéis, mas apenas para torná-los mais acessíveis. Nem o seu capital nem o investimento dos acionistas são alterados.

Juros sobre Capital Próprio

Os JCPs são pagamentos feitos aos acionistas também com base no lucro da empresa. A diferença é que eles são feitos com base em valores que não foram pagos e ficaram com a empresa.

Além disso, outro ponto importante é que o investidor paga 15% de Imposto de Renda retido na fonte ao receber JCPs. No entanto, para a empresa, o pagamento é contabilizado como despesa, e por isso ela não paga impostos sobre esse lucro.

Direitos de subscrição

Nesse caso, eles permitem que os acionistas tenham prioridade na compra de novas ações emitidas pela empresa. Assim, os investidores mantêm sua porcentagem do negócio, caso queiram.

Quais cuidados o investidor deve ter com proventos?

Saber o que são proventos é apenas a primeira parte de aproveitá-los na Bolsa de Valores. Agora que você já os conhece, deve ter atenção e disciplina financeira para saber como usá-los.

O principal cuidado é se atentar às datas “ex” de cada provento. Por exemplo, se uma empresa anunciar pagamento de dividendos, ela anunciará também a data “ex-dividendos”. Quem tiver as ações em posse até antes desse dia receberá o pagamento. Quem comprar depois, não receberá.

Pronto! Agora que você já sabe o que são proventos, quais tipos existem e o que deve ter em mente ao comprá-los, use esse conhecimento em seus investimentos. Lembre-se de ter atenção às datas e aproveitar os pagamentos para ampliar sua carteira.

Gostou do conteúdo e quer receber mais dicas de investimento? Então, curta a página da Ativa Investimentos no Facebook agora mesmo e acompanhe o conteúdo postado por lá!

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.