Saiba como aplicar em Tesouro Direto | Blog ATIVA Investimentos
Investimentos

Saiba como aplicar no Tesouro Direto

Quem acompanha o cenário de investimentos no Brasil já sabe que os títulos do Tesouro Direto vêm despontando recentemente como uma das alternativas mais interessantes para se fazer uma aplicação. Em um panorama de juros altos e inflação em níveis crescentes, comprar papéis da dívida do governo acaba se tornando uma excelente opção para proteger suas economias e obter rendimentos acima da média do mercado.

Porém, se você ainda não conhece essa modalidade de investimento ou não sabe muito bem como ela funciona, não se desespere: preparamos um resumo completo nesse artigo explicando tudo sobre o assunto e mostrando como aplicar no Tesouro Direto da melhor forma possível. Confira!

O que é e como funciona o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um sistema de venda de títulos públicos desenvolvido pelo governo. Esses títulos são emitidos pelo Tesouro Nacional com o intuído de se captar recursos para o Governo Federal, que teoricamente usa esse dinheiro para financiar suas atividades, como saúde, segurança, educação, infraestrutura, financiamento da dívida pública, entre outro.

Ou seja, se trata de um investimento de renda fixa: as pessoas emprestam dinheiro ao governo e recebem de volta essa quantia aplicada no futuro, com o acréscimo de juros e rendimentos.

O Tesouro Direto oferece uma diversa gama de opções de títulos para se aplicar. São eles:

  • Tesouro Prefixado (LTN)
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)
  • Tesouro IPCA (NTN-B Principal)
  • Tesouro IPCA com Juros Semestrais (NTN-B)
  • Tesouro Selic (LFT)

Os dois primeiros são do tipo prefixado, onde a taxa de rentabilidade já é determinada no momento da compra. Ou seja, o investidor saberá exatamente quanto o investimento vai render se ele ficar com o papel até a sua data de seu vencimento.

Já os demais são aplicações do tipo pós-fixadas. O valor investido no título é atualizado pelo seu indexador, que pode ser a taxa de inflação (IPCA) ou a taxa de juros básica da economia (SELIC). Com isso, os rendimentos do papel vão depender do desempenho desses índices e da taxa contratada no momento da aquisição do título.

Vantagens de se investir no Tesouro Direto

As principais vantagens do Tesouro Direto são:

  • Segurança: São títulos 100% garantidos pelo Governo Nacional registrados sob a titularidade do investidor no ambiente da BMF&Bovespa;

  • Acessibilidade: Não é preciso ter muito dinheiro para investir no Tesouro Direto, com apenas R$ 30,00;

  • Liquidez: É garantida pelo Tesouro Nacional (você pode vender seus títulos quando desejar);

  • Excelente instrumento para proteção de capital e diversificação de investimentos, seja por meio de aplicações pré-fixadas ou pós fixadas atrelada a índices da economia;

Como investir no Tesouro Direto

Para começar a aplicar no Tesouro Direto, procure a ATIVA Investimentos e abra sua conta. Você poderá comprar os títulos que desejar por meio de nossa plataforma Home Broker, a qualquer hora do dia e sem taxa de corretagem.

É muito importante você saber antecipadamente qual tipo de rendimento você quer. Como existem diversas opções para diferentes tipos de perfis, é preciso avaliar as características de cada título para descobrir qual se encaixará em sua situação. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco para que nossos profissionais possam te orientar melhor.

Assim como saber qual título comprar, é preciso estar ciente de quanto você tem disponível para investir e de como você vai preferir ser remunerado. Existem papéis do Tesouro Direto onde você pode receber seus rendimentos por meio de juros periódicos, assim como também há a opção de receber tudo apenas no dia de vencimento. Isso também irá depender daquilo que você traçou como objetivo em seu planejamento financeiro.

Após ter tudo isso em mãos, escolha o título e faça o investimento. Não se esqueça de acompanhar o desempenho do papel após a aquisição e lembre-se de que você também tem a opção de vendê-lo se assim desejar.

Agora nos conte: esse post foi útil para você? Gostaria de conhecer mais sobre o assunto? Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo diretamente em seu e-mail!

Você deve gostar também
Vale a pena investir em ações mesmo durante a crise?
O que são commodities e como investir?
Olimpíadas em Tóquio: quanto custará participar da festa em 2020?
4 Comentários
  • André
    29 29America/Sao_Paulo julho 29America/Sao_Paulo 2018 em 07:47
    Responder

    Como faço pra depositar o dinheiro?
    E depois como pego o rendimento?
    Como vou acompanhar sem um cartão magnético?

    • ATIVA Investimentos
      30 30America/Sao_Paulo julho 30America/Sao_Paulo 2018 em 12:12
      Responder

      Olá André. Muito obrigada por nos acompanhar e estamos aqui para te ajudar. Sobre as suas dúvidas, abrindo uma conta na Ativa Investimentos você terá um número próprio para realizar as transferências. Para pegar seus rendimentos, basta cadastrar uma conta corrente bancária para enviar os seus rendimentos. E o acompanhamento é realizado direto no site e no aplicativo. Qualquer dúvida, entre em contato no 4007-2447 ou no chat no http://www.ativainvestimentos.com.br/Atendimento

  • Pedro
    13 13America/Sao_Paulo maio 13America/Sao_Paulo 2016 em 17:40
    Responder

    Faltou explicar sobre:

    Tesouro Prefixado (LTN)
    Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)
    Tesouro IPCA (NTN-B Principal)
    Tesouro IPCA com Juros Semestrais (NTN-B)
    Tesouro Selic (LFT)

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.