Saiba como aproveitar o 13º salário e investir - ATIVA Investimentos - Blog
Educação Financeira

Saiba como aproveitar o 13º salário e investir

Você está na lista dos mais de 80 milhões de brasileiros que vai contar com dinheiro extra neste fim de ano? O 13º salário é sempre uma boa pedida para quem precisa colocar as finanças em dia. Mas você  sabe como usar bem esse benefício até mesmo para investir? Antes de sair queimando, estabeleça prioridades. Veja nosso guia e use bem o dinheiro.

1) Negocie suas dívidas ou pague

Em primeiro lugar, pense em pagar tudo o que você está devendo. Essa é sua prioridade, pois os juros das dívidas são muito altos. Você não vai conseguir superá-los com o lucro que você pode conseguir de um investimento. Uma dica legal é negociar para pagar à vista, para de se livrar do débito nos próximos meses.

Não pense no 13º salário como um “dinheiro extra”. Afinal, se você é CLT, já sabe que ganhará esse valor extra no fim do ano. Ou seja, você não ganhará esse dinheiro de surpresa e precisa ter um planejamento para ele.

2) Separe dinheiro para novos gastos (Ano-Novo)

No início do ano, há novas despesas, como IPTU, IPVA; matrícula e material escolar para quem tem filhos, entre outros. Reserve um dinheiro para usar no início do ano. Liste todos esses gastos para ver o quanto do seu 13º será disposto para esse pagamento. Desta forma, você evita algumas dívidas acumuladas para o ano.

3) É possível investir! (Com o que sobrar)

Sobrou dinheiro? Guarde, pois é hora de investir! O primeiro passo é focar em um objetivo (o que você pretende fazer), por exemplo: se vai viajar, comprar um carro, um casa, e em quanto de dinheiro você terá para investir. O ideal é que esse plano seja a longo prazo. Por exemplo, uma viagem no final do ano seguinte. Nessa época, o seu investimento já terá rendido juros sobre juros, ou seja, o dinheiro irá se acumular para você.

4) Posso investir em que?

Há diversas opções de investimentos para diversos perfis. Se for seu primeiro investimento, você pode investir em Tesouro Selic, por exemplo, que tem mais segurança da poupança com mais rentabilidade. Há possibilidade de aplicar a partir de R$ 30.

Quer começar a investir? Abra sua conta grátis na Ativa Investimentos.

Você deve gostar também
5 dicas para você renegociar suas dívidas
Como avaliar uma oportunidade de investimento utilizando benchmark?
Alugar ou comprar um imóvel? Veja nossas dicas!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.