2020, começo de uma pandemia global, TikTok… O que esses acontecimentos têm a ver com o crescimento da Shein? Tudo, né?! Apesar dos muitos impactos econômicos que a pandemia trouxe, o e-commerce foi bastante beneficiado, já que as pessoas não podiam sair de casa para fazer compras.
A start up de fast-fashion foi destaque ao conquistar o coração dos adeptos as compras on-line, principalmente porque ela viralizou o app do momento, o TikTok. Mas qual será o segredo de tanto sucesso? Sucesso esse que pode transformar a marca na terceira startup mais valiosa do mundo todo. Bom, continua aqui no #AtivaTrends da semana que vamos desvendar os mistérios da Shein para atrair compradores, além de revelar seu valor de mercado (que está nas alturas!).
Muitas pessoas provavelmente só conheceram a Shein durante a pandemia, mas na verdade, a empresa foi fundada em 2012 e possui operações em Guangzhou, Cingapura e Los Angeles. Segundo comunicado à imprensa, ela é a atual líder no varejo online global e alcança consumidores em mais de 150 países. Um verdadeiro sucesso mundial!
Mas esse sucesso não é à toa. Apesar de ter um alto prazo nas entregas, a marca conseguiu diminuir bastante seus períodos. Além disso, os preços dos produtos viraram o maior atrativo da startup, já que eles lançam peças tendências no mundo da moda por um preço bem mais em conta.
A Shein permite que as pessoas desfrutem do mundo da moda e afins ao lançar as últimas tendências (muitas vezes réplicas de marcas de luxo) por um preço BEM interessante e abaixo de outras lojas do mercado. São muitas peças lançadas, diariamente! Mais de 6 mil novos artigos são adicionados ao site todos os dias, desde produtos de moda até beleza e estilo de vida.
Ao todo, a Shein já conta com mais de 600 mil itens disponíveis para os consumidores. Ou seja, são muitas opções com preços que cabem no bolso, difícil seria não ser um sucesso, né?!
Segundo uma pesquisa realizada pela agência de notícias Bloomberg, a Shein chegou a negociar uma rodada de investimentos que poderiam resultar em uma avaliação de valor de mercado de US$ 100 bilhões.
Com isso, a marca poderia se tornar a terceira startup mais valiosa do mundo, atrás apenas da ByteDance, dona do aplicativo Tik Tok, e da SpaceX, startup de viagens espaciais do Elon Musk. Uma verdadeira briga de gigantes!
Em 2020, a Shein viu suas vendas triplicarem com a intensificação das compras online, para US$ 10 bilhões. No mesmo ano, concluiu sua primeira rodada de investimentos e foi avaliada em US$ 15 bilhões, valor 6,5 vezes menor do que o previsto após a rodada deste ano.
Segundo a Bloomberg, o objetivo atual da Shein é captar US$ 1 bilhão em 2022. Será que eles conseguem alcançar esse marco? Potencial nós sabemos que tem!
Renner e C&A que se cuidem, ein…
Por Eduarda Menezes