Big Mac X gigantes do fast-food: quem vende mais?
O cardápio do McDonald’s é bem extenso e cheio de variedades, mas acreditamos que nenhum dos produtos consegue ser tão conhecido como o Big Mac. É impossível pensar no fast-food e associar o hamburguer à marca.
A rede está presente em 118 países e serve 70 milhões de pessoas todos os dias, em suas quase 40 mil unidades ao redor do mundo. É um gigante do ramo! Mas você já parou para imaginar quantos Big Macs devem ser vendidos entre esses milhares de lanches? Segue aqui no texto que vamos te contar! (e você vai se impressionar!)
O mundo prefere Big Mac ou Pizza?
Respondendo rapidamente: a população mundial prefere a Pizza! Sim, a Pizza ainda é o alimento mais vendido no mundo, pelo menos pela Domino’s. Em 2020, a rede de fast-food especialista em pizza vendeu, em média, US$ 4.1 bilhões. Porém, mesmo sendo um valor muito alto, foi a receita do Big Mac no ano que chamou a atenção.
Em meio aos muitos hamburguers que estão disponíveis para consumo, o Big Mac sozinho vendeu mais do que diversos concorrentes juntos. O lanche destaque do McDonald’s adquiriu US$ 2.4 bilhões, ficando na frente de gigantes como Subway, Taco Bell, KFC e o concorrente Burguer King. É muito Big Mac!
A cada minuto, são vendidos cerca de 4 mil hamburguers pelo planeta, e mil desses são o carro-chefe da lanchonete. O faturamento total do McDonald’s em 2020 foi de aproximadamente US$ 19 bilhões, o que faria dele o topo da lista dos que mais venderam no mundo, só que o faturamento do sanduiche foi tão fora da curva que ganhou um destaque especial.
Big Mac Index
Há quem trate o sanduiche como apenas uma simples opção dos McDonald’s do mundo, mas o que muitos não sabem é que ele vai muito além para o setor econômico.
Em 1986, o jornal The Economist (um dos jornais mais influentes do mundo) criou o Big Mac Index, que é um índice que tem como finalidade comparar os preços do Big Mac em diferentes países para analisar o poder de compra da população de cada um deles.
Esse índice é um indicativo da Paridade do Poder de Compra, que analisa a diferença entre o valor de moedas através da diferença entre o preço do mesmo produto em diferentes países — no caso, o Big Mac. Mesmo que seja algo informal, o Big Mac index permite comparar de forma bastante precisa o poder aquisitivo ao redor do mundo, tendo em vista que o hambúrguer está presente em quase todas as nações.
Como funciona no Brasil?
Em dezembro de 2021, o Big Mac custava US$ 5,81 nos EUA e R$ 21,90 aqui (o equivalente a US$ 4,31). Embora o produto seja mais barato no Brasil, ao considerar o PIB per capita brasileiro, de acordo com o índice, o preço deveria ser 40% menor para que pesasse no bolso dos brasileiros de maneira proporcional aos americanos.
Ou seja, para adquirir o mesmo produto no Brasil, você precisa de mais dinheiro. Logo, podemos ver que nossa moeda é desvalorizada em relação ao dólar e assim poderíamos fazer com qualquer outra moeda utilizando o index.
Já dava para ter uma noção de que o Big Mac era gigante, mas dava para imaginar que era tão big assim??? É um verdadeiro ícone do mundo de fast-food!!
Por Eduarda Menezes
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