Então é Natal… E você já começou a pensar na sua ceia?

O final de 2022 tem sido bem mais movimentado que o normal. Eleições, Black Friday, Copa do Mundo… E, para fechar o ano, vem aí as festas de Natal e Ano Novo.

Nesse momento, diversas famílias começam a pensar e se organizar para fazer as compras de final de ano.

Por isso, no #AtivaTrends da semana iremos te contar o que esperar para os valores dos alimentos principais das mesas dos brasileiros.

Para começar, já antecipo um pequeno spoiler do que está por vir… Será mais um ano de ceia cara! (mas acreditamos que você já conta com isso, não é?)

O preço vai aumentar! Mas quanto?

Sem mais delongas, os itens alimentícios para a data comemorativa devem ter alta média de 16,2% em dezembro de 2022 quando comparados com o mesmo mês do ano passado.

O levantamento foi produzido por um economista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o canal de notícias CNN. O estudo mostrou uma projeção de preços com base nos dados do IPCA, do IBGE.

A pesquisa analisou 28 produtos que são personagens principais nas ceias de Natal de uma família brasileira. Um exemplo é a maionese, que deverá ter alta de aproximadamente 30% na comparação entre dezembro de 2022 e o mesmo mês do ano passado. Já o preço das aves, em média, deverá ficar 5% mais caro no mesmo período analisado.

Entretanto, a carne de porco e o arroz devem registrar queda no custo de 3% e 4,6%, respectivamente. Confira alguns aumentos levantados nas pesquisas:

  • Leite condensado: 32,6%
  • Maionese: 30%
  • Batata inglesa: 28,5%
  • Farinha de mandioca: 26,6%
  • Manteiga: 23,1%
  • Água e refrigerante: 12,4%
  • Açúcar: 5,9%
  • Aves: 5,1%

O aumento no custo dos produtos foi puxado, principalmente, pelo avanço da inflação no país ao longo dos últimos meses. E aí, já começou a se organizar para as festas de ano?

Por Eduarda Menezes

Para impulsionar os seus investimentos, assine nossa newsletter para mais conteúdos exclusivos

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.