---
title: Codeshare Latam e Gol – Sinal de novos tempos no ar? - Blog
description: Há meses, era impensável que o ar, justamente o espaço adequado para as empresas áreas exercerem seu ofício, oferecesse um ...
---

[![Logo Ativa Blog](https://blog.ativainvestimentos.com.br/hubfs/cropped-ativa-blog.png)](https://blog.ativainvestimentos.com.br/)

- [Trends](https://blog.ativainvestimentos.com.br/tag/trends#hs_cos_wrapper_widget_1727354860152)
- [Investimentos](https://blog.ativainvestimentos.com.br/tag/investimentos#hs_cos_wrapper_widget_1727354860152)
- [Planejamento financeiro](https://blog.ativainvestimentos.com.br/tag/planejamento-financeiro#hs_cos_wrapper_widget_1727354860152)
- [Day Trade](https://blog.ativainvestimentos.com.br/tag/day-trade#hs_cos_wrapper_widget_1727354860152)
- [Tutoriais](https://blog.ativainvestimentos.com.br/tag/tutoriais#hs_cos_wrapper_widget_1727354860152)

[Abra sua conta](https://cadastro.ativainvestimentos.com.br/?utm_campaign=Abrir%20Conta&utm_source=mybloglog&utm_medium=social)

Este é um campo de pesquisa com recurso de sugestão automática incluído.

- Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

[Abra sua conta](https://cadastro.ativainvestimentos.com.br/?utm_campaign=Abrir%20Conta&utm_source=mybloglog&utm_medium=social)

✖

Explore o blog

Este é um campo de pesquisa com recurso de sugestão automática incluído.

- Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

### Codeshare Latam e Gol – Sinal de novos tempos no ar?

 Por: Ilan Arbetman

 18/06/2020

 3 min

# Codeshare Latam e Gol – Sinal de novos tempos no ar?

Há meses, era impensável que o ar, justamente o espaço adequado para as empresas áreas exercerem seu ofício, oferecesse um risco real a continuidade dos negócios das companhias que prestam transporte de passageiros e cargas. Mais que o vírus em si, a atual pandemia trouxe uma necessidade de se repensar o setor por completo. Por menos previsível que seja, o coronavírus, vírus que tem os ares como habitat, acabou por destruir por terra os planos de expansão das companhias aéreas e ligou o sinal de alerta no sentido que, práticas passadas, como competição à toda prova e total desunião entre as cias do setor estão com os dias contados.

O début de novas práticas se iniciou com o pedido de recuperação judicial da LATAM nos EUA. Por mais que a operação Brasil não estivesse incluída no pedido, o movimento da companhia latina trouxe os holofotes do mundo de volta ao problema de tamanho global que envolve a operação de aeronaves. Apesar de, a princípio, os mercados já estarem trabalhando com a volta gradual das atividades, não podemos esquecer que, no auge da atual crise, que em seu auge, observou 17 mil das 25 mil aeronaves que compõem a frota global permanecerem em solo,  a retomada, por menos averso ao risco e impetuoso que o mercado esteja, envolve questões financeiras, sanitárias e logísticas que não se serão resolvidas de uma hora para outra.

Podemos observar também nos dados de tráfego de maio das companhias brasileiras que a demanda começa, de forma bem inicial e pós-inercial a despontar, mas certamente levará tempo até que o apetite por viagens comerciais e a lazer volte aos padrões pré-crise.

Confira no quadro abaixo os dados de tráfego anunciadas pelas companhias:

![](https://blog.ativainvestimentos.com.br/hs-fs/hubfs/Imported_Blog_Media/1751252C406B4B96AD5A8DEACEB5DB69.png?width=645&height=311&name=1751252C406B4B96AD5A8DEACEB5DB69.png)

Conseguimos verificar que, em Latam, há maior queda tanto na análise mês a mês como no acumulado anual com relação a Receita por Passageiro/Km assim como na oferta de assentos. Levando em conta que o *load factor* trata-se da divisão entre o RPK e o ASK, a receita por passageiros pagantes pela oferta disponibilizada pela cia, pautaremos nossa análise nestes itens, RPK e ASK, que dentre muitos, dividem um motivo pelo qual a companhia tenha apresentado a queda que pudemos observar nos quadros acima: a relevância das receitas com viagens internacionais no mix de receitas de Latam.

Quando verificamos os dados de Latam, percebemos que a rubrica internacional acaba alavancando os resultados negativos e potencializando a necessidade de adequar seu fluxo de caixa de forma a mitigar as perdas.

![](https://static.hsstatic.net/BlogImporterAssetsUI/ex/missing-image.png)

Esta exposição também fez com que a companhia pensasse em soluções diferentes. Na Argentina, a escolha foi por encerrar a operação e deixá-la a cargo de outras subsidiárias do grupo. No Brasil, optou-se por costurar acordo *codeshare* com a Azul, onde as companhias compartilharão serviços em 50 rotas domésticas praticadas por ambas.

A escolha em continuar operando no país se dá também pelo potencial que o Brasil apresenta ou ao menos apresentava no período pré-pandemia. Não precisamos ir muito longe para verificar que as projeções das companhias aéreas para 2020 estimavam um aumento na demanda na casa de 10%. Apesar do Brasil ser maior territorialmente, nossos vizinhos latinos, como a própria Argentina, possuem uma dinamização maior do mercado aéreo e por conseguinte, menor potencial de valorização futura. O fato de duas das pouquíssimas companhias low cost que arriscaram a tentar a sorte no país serem latinas dá a dimensão do quanto temos que trabalhar para alcançarmos nossos pares.

Tal trabalho poderia ser mais brando se houvesse uma agenda pré-definida na área de infraestrutura. Desde o leilão de privatização de três lotes de aeroportos ocorrido ainda no longínquo ano passado, não verificamos grandes avanços na pasta e a crise traz oportunidade dos entrantes lograrem êxito em propostas com *valuation* mais enxuto. A nível federal, o acordo costurado entre União, BNDES, bancos privados e aéreas também pode ajudar tais companhias a saírem da situação atual. Por mais que a linha não seja ”*game changer*”, sua relevância fora explicitada por membros da própria Latam que aferiram que um dos motivos pelo qual a companhia não incluiu a operação Brasil na operação de resgate financeiro solicitada nos EUA era estar habilitada a receber o auxílio proposto pelo governo brasileiro.

Apreciamos também o fato do acordo de *codeshare* entre TAM e LATAM envolver a parte de fidelidade. Mercado crescente no país, é provável que as companhias tentem se aproximar de seus clientes através de seus programas e Tam e Azul, por possuírem seus programas integrados, partem na frente de GOL, que mesmo após obter acordo com a SMILES, teve que ver seu plano de absorção da companhia de fidelidade postergado em função do *lack* de liquidez provido pela atual conjuntura.

Por mais que ainda preferimos manter neutralidade ao setor, tanto em GOLL4, como em AZUL4, CVCB3 e EMBR3, enxergamos o primeira passo da união entre LATAM e AZUL com bons olhos, no sentido que, a mesma, ao menos, deflagra que a situação atual é bem diferente daquela existente quando foram deflagradas brigas envolvendo todas as companhias que tinham interesse em operar os *slots* da Avianca, o que fez, à época, a Azul abandonar a ABEAR.

De fato, como os dados acima mostram, três companhias operando a demanda atual por voos nacionais seria abrir mão da eficiência operacional e financeira, tão importante para a conservação da sobrevivência das empresas nesta altura. A assertividade da decisão de se unir fica ainda delineada

*Por Ilan Arbetman, a* *nalista do Research da Ativa Investimentos*

[**Abra sua conta** agora](https://cadastro.ativainvestimentos.com.br/)

![Ilan Arbetman](https://app.hubspot.com/settings/avatar/d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e)

 Ilan Arbetman

Para impulsionar os seus investimentos, assine nossa newsletter para mais conteúdos exclusivos

**Mais do que investir:** ativar ideias, negócios e sonhos.

Abra conta e conheça oportunidades que esperam pelo seu investimento

[Abra sua conta](https://cadastro.ativainvestimentos.com.br/)

```json
{
  "@context" : "https://schema.org",
  "@type" : "BlogPosting",
  "author" : {
    "@type" : "Person",
    "name" : "Ilan Arbetman",
    "url" : "https://blog.ativainvestimentos.com.br/author/ilan-arbetman"
  },
  "dateModified" : "2024-05-14T17:17:41.010Z",
  "datePublished" : "2020-06-18T19:05:48.000Z",
  "headline" : "Codeshare Latam e Gol – Sinal de novos tempos no ar? - Blog",
  "mainEntityOfPage" : {
    "@id" : "https://blog.ativainvestimentos.com.br/codeshare-latam-e-gol-sinal-de-novos-tempos-no-ar",
    "@type" : "WebPage"
  },
  "publisher" : {
    "@type" : "Organization",
    "logo" : {
      "@type" : "ImageObject",
      "url" : "https://blog.ativainvestimentos.com.br/hubfs/512x512.png"
    },
    "name" : "Ativa Investimentos"
  }
}
```