Como não perder o dinheiro investido? Confira 5 dicas

O mercado financeiro apresenta uma gama de produtos muito diversificada, o que permite a toda pessoa ter acesso a muitas oportunidades de fazer o seu dinheiro crescer ao longo do tempo. No entanto, é preciso considerar que investir é uma atividade que envolve riscos, e é exatamente por isso que certas precauções precisam ser tomadas para não perder o dinheiro investido.

O objetivo deste artigo é apresentar a importância de dedicar uma reserva financeira para os investimentos e se capacitar para tomar as melhores decisões e ser bem-sucedido no mercado financeiro. Além disso, veremos a importância de definir objetivos, identificar o seu perfil do investidor e o que fazer para evitar prejuízos. Quer saber mais? Continue a leitura!

Por que vale a pena investir?

Investir é uma atividade essencial para a saúde financeira de qualquer indivíduo ou família. Para formar um patrimônio, realizar sonhos ou construir uma aposentadoria mais tranquila, não existe outro caminho a ser tomado além dos produtos de investimentos. Sendo assim, apenas poupar dinheiro não basta, pois é preciso protegê-lo contra os efeitos corrosivos da inflação.

Ao contrário do que muitos imaginam, guardar dinheiro embaixo do colchão ou mesmo dentro de um cofre vai fazer com que tenha menos dinheiro no futuro e não o contrário. Afinal, 100 reais hoje não compram as mesmas coisas que os mesmos 100 da década de 1990.

Para você ter uma ideia, desde o seu lançamento em 1º de julho de 1994, o real brasileiro já perdeu 85% do seu poder de compra. Portanto, mais do que um privilégio de pessoas abastadas, dedicar tempo e recursos para fazer investimentos inteligentes é algo necessário para resguardar o fruto do seu trabalho hoje e no futuro.

Além da proteção contra a inflação, investir permite que você desfrute de uma vida com mais realizações e felicidade. Afinal, a velocidade com que o seu capital cresce graças aos juros compostos que remuneram os diferentes produtos de investimentos é muito superior a apenas economizar dinheiro.

Como evitar perder dinheiro?

Como vimos no tópico anterior, investir é uma tarefa essencial para aqueles indivíduos preocupados com a sua saúde financeira atual e futura. Porém, é preciso adotar alguns cuidados antes de aplicar recursos no mercado a fim de evitar prejuízos e até mesmo a perda total do seu capital. Diante disso, confira a seguir 5 dicas fundamentais a serem observadas antes de começar a investir o seu dinheiro.

1. Estude como o mercado funciona

Os ativos do mercado financeiro apresentam ameaças inerentes, como o risco de crédito, de mercado e operacional, apenas para citar alguns. Portanto, saber como cada ativo funciona e como ganhar dinheiro com eles de fato é fundamental para garantir um nível mínimo de segurança e expectativa de retorno.

Dessa forma, é necessário dedicar tempo e recursos para o seu aprendizado sobre o funcionamento do mercado, da economia, dos seus agentes e dos diferentes produtos de investimentos disponíveis. Por isso, invista em cursos e livros sobre investimentos para ampliar os seus conhecimentos e ter acesso a informações relevantes para a sua tomada de decisão.

2. Identifique o seu perfil de investidor

Saber qual é o seu perfil do investidor deve ser o primeiro passo antes de aportar recursos no mercado. Afinal, é por meio dele que se define quais produtos financeiros disponíveis são os mais indicados para a construção da sua carteira de investimentos.

Para conhecer o seu perfil, basta fazer um teste de API (Análise do Perfil do Investidor) que está disponível gratuitamente nas plataformas de praticamente todas as instituições que operam no mercado. Basicamente, o teste é composto por um questionário cujo objetivo final é classificá-lo dentro de um determinado perfil (conservador, moderado, agressivo) conforme a sua tolerância ou objeção ao risco.

3. Diversifique seus investimentos

O próximo passo é diversificar o seu capital disponível entre os produtos de Renda Fixa e Variável de maneira proporcional ao seu perfil de investidor. Deixar de concentrar os seus recursos em um único ativo é muito importante para diluir os riscos que cada produto apresenta individualmente.

Lembra do ditado sobre “não colocar todos os ovos no mesmo cesto”? Então, é essa a ideia aqui! Assim, se um ativo da sua carteira tiver prejuízo em um período, outro pode apresentar um comportamento inverso, permitindo que você mantenha um retorno médio positivo no conjunto das suas aplicações.

4. Defina objetivos para o seu capital

Definir um alvo para os seus investimentos é fundamental para mantê-lo no caminho e não perder tempo com distrações sobre os movimentos corriqueiros do mercado. Isso significa que você precisa se manter firme em sua estratégia original e não desfazer as suas posições por causa de flutuações momentâneas do preço dos seus ativos.

Por exemplo, se você investe em uma carteira de ações cujo objetivo é acumular capital no longo prazo para gerar renda com dividendos, não deve levar em conta possíveis quedas de preços dos seus papéis no curto prazo. Obviamente, no decorrer do tempo, certos ajustes serão necessários, mas a estratégia que o fez entrar nessa operação precisa ser respeitada para que tenha tempo de produzir frutos e gerar retorno.

5. Respeite o seu Stop Loss

O Stop Loss é uma ferramenta importante para quem investe no mercado financeiro, principalmente para os mercados de Renda Variável e em ações da Bolsa de Valores. Na prática, esse é um recurso utilizado para limitar perdas quando as operações realizadas vão contra as análises e as expectativas do investidor, gerando prejuízos.

Tal recurso é um item fundamental do gerenciamento de risco do investidor, ajudando-o a ter mais segurança em suas decisões. Portanto, graças ao Stop Loss (perda máxima) e ao Stop Gain (lucro máximo), o investidor já possui de antemão o conhecimento sobre os possíveis resultados das suas operações.

Até aqui podemos observar que investir é primordial para conquistar as boas coisas da vida, como viagens, estudos e outros bens. No entanto, antes de começar a investir, é preciso aprender mais sobre o risco inerente a qualquer ativo, seja de Renda Fixa ou Variável.

Por fim, resta destacar a importância de contar com o apoio de profissionais especialistas em análise de mercado para não perder o dinheiro investido e tomar decisões com mais segurança.

Gostou do artigo? Já se sente preparado para multiplicar os seus recursos? Caso ainda tenha dúvidas ou deseje obter uma visão profissional sobre o seu caso específico, entre em contato conosco agora mesmo. Nossa equipe de especialistas está pronta para oferecer a melhor orientação.

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.