O amor está no ar… E no bolso também!
Ah o amor… Dia dos Namoramos chegando e o clima romântico já começa a aparecer em todos os cantos que passamos, principalmente no comércio. A data comemorativa é mais um importante período que movimenta bastante dinheiro no mercado, assim como natal e dia das crianças.
Pesquisas de intenção de compra para o período já mostram o que se pode esperar dos Dia dos Namorados deste ano. E no #AtivaTrends da semana você vai ficar por dentro das pesquisas e de que o mercado está esperando para esta data tão especial!
O valor não importa, o que vale é a intenção… será?!
A data, como sempre, tem um bom potencial para movimentar dinheiro no mercado. Estimasse que este ano, sejam movimentados R$ 18 bilhões, uma vez que os consumidores esperam gastar, em média, R$ 196 com o presente, segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
A pesquisa também mostrou que 57% pretendem presentear alguém no dia 12 de junho, levando algo em torno de 92,1 milhões de pessoas às compras. Ou seja: lojas lotadas de gente querendo dar amor em forma de presente!
Em comparação a 2021, esse ano, o valor gasto médio está bem alinhado com as pesquisas do ano passado. Entretanto, por mais que não tenha tido um aumento no valor dos presentes, 35% dos pesquisados pretendem gastar mais do que podem, justificando que o companheiro ou companheira merece esse carinho. Se endividar para deixar alguém feliz? O brasileiro disse sim!
Vale a pena se endividar para deixar alguém feliz?
Bom, o endividamento entre os brasileiros está em um patamar bem elevado e o cartão de crédito vem sendo um dos principais vilões. Segundo pesquisas, a maior parte dos pagamentos será feita à vista, mas nesse total é considerado quem vai pagar com cartão de crédito em parcela única.
Já as compras parceladas irão responder por 30% do total e o parcelamento em três vezes deve ser o mais utilizado. Em caso de atraso, os juros que incidem na fatura são um dos mais elevados do mercado. Segundo informações do Banco Central, em fevereiro (último dado disponível), a taxa média de juros do cartão de crédito era de 200% a.a., o equivalente a 9,58% a.m… Ou seja, é preciso muita atenção na hora de escolher o presente para que não se torne um problema no futuro.
Ainda segundo o Banco Central, em 2021, esse endividamento terminou em 52,6%, uma alta de 8,7 pontos percentuais em 12 meses. Isso significa dizer que as dívidas representam 52,6% da renda acumulada em 12 meses.
A inflação e os juros em alta contribuem para que esse endividamento continue em crescimento, por isso, o cuidado com compras parceladas deve ser redobrado, assim como o uso do cartão de crédito, que possui taxas elevadas.
Lista de presentes destaques
Nem todos os presentes têm a ver com flores e estampas de coração. Talvez essa cultura de “presentes românticos” tenha ficado para atrás, mas isso não significa que os românticos de plantão estão acabando.
A pesquisa mostra que os principais presentes serão roupas (37%) e perfumes e cosméticos (34%). Porém, também cresceu a participação da opção jantar entre as intenções, que passou de 11% para 19% entre os levantamentos de 2021 e 2022. Além disso, parte dos entrevistados mostrou a intenção de dar mais de um presente.
O que chamou a atenção foi a queda na intenção dos eletrônicos, que é um dos itens mais caros hoje. Foram apontados como opção de presente por 5,8% dos entrevistados. Em 2021, essa fatia era de 10,4%. A tecnologia tá cara, né?
A tecnologia pode estar cara para presentear, mas vai ser uma aliada na hora de comprar um mimo. Em relação ao local em que serão feitas as compras, 30% responderam internet, 26% em shoppings, e 9% em centros de compra populares. É o e-commerce bombando!
Por Eduarda Menezes
Abra sua conta agora
Time Ativa