Em dúvida sobre investir em fundo de investimento? Veja o passo a passo!

Apesar de soar muito atrativo, investir em fundo de investimento é uma decisão que só pode ser tomada depois de certa análise. Assim como qualquer outro tipo de aplicação, essa exige adequação à carteira e ao perfil de cada investidor.

Para entender melhor como funciona esse processo e quais cuidados devem ser tomados, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Então, continue de olho e descubra o que você precisa saber antes de fazer aplicações em fundos de investimentos. Acompanhe!

Por que tem aumentado o número de investidores em fundos de investimentos?

Os fundos de investimentos têm se tornado cada vez mais atrativos aos olhos dos investidores. Com promessas de bons retornos a riscos baixos, é importante entender como funciona a dinâmica desse tipo de aplicação.

É verdade que os fundos de investimento oferecem riscos consideravelmente menores para as carteiras de investidores conservadores e moderados. Isso ocorre graças à estratégia de diversificação adotada pelos administradores dessas operações.

Assim, mesmo que uma aplicação tenha resultados ruins em um período, as perdas são amenizadas em função dos bons resultados de outros títulos. E, assim, o desempenho final se mantém promissor, na maioria dos casos.

Como investir em um fundo de investimento de forma rentável?

Para acertar ao investir em fundos de investimentos é preciso considerar alguns fatores importantes durante o processo de escolha. A seguir, elencamos algumas dicas para facilitar a sua vida. Veja só!

Entenda os seus objetivos

O primeiro passo é entender quais são os seus objetivos. Você quer obter um retorno expressivo, mesmo que isso signifique correr altos riscos no mercado? Então, a melhor alternativa não são os fundos. Agora, se você quer resultados consistentes, com riscos diluídos, aí essa se torna a melhor opção.

Elabore uma estratégia

Suas aplicações em fundos de investimento devem ser parte de uma estratégia maior para diversificar sua carteira, seja com fundos de ações ou outros. Basicamente, qualquer investidor precisa de títulos que ofereçam boa rentabilidade, riscos baixos e ganhos constantes. Porém, é impossível reunir todas essas características em uma única aplicação, a menos que você encontre tudo reunido em um fundo.

Pesquise sobre o assunto

Outra dica valiosa sobre o assunto é pesquisar sobre o fundo de investimento em que você pretende aplicar. Entenda quem o administra, quais foram os desempenhos obtidos nos últimos resultados e que margens de rentabilidade você pode esperar, por exemplo. Assim, suas expectativas ficam alinhadas às possibilidades.

Crie sua conta

O último passo é criar a conta na corretora para poder começar a investir. Então, você precisa acessar a plataforma ou aplicativo, informar os seus dados, transferir o dinheiro que pretende investir e começar as suas ordens de compra. Não se esqueça de acompanhar regularmente a performance do fundo para ter uma ideia dos seus ganhos e perdas.

Por que escolher atentamente o fundo de investimento?

Dedicar seu tempo para escolher um bom fundo de investimento é a melhor maneira de manter sua carteira segura, diversificada e com boa rentabilidade. Se você é um investidor inexperiente, é interessante saber que esses fundos contam com a gestão especializada de quem entende do assunto, o que diminui suas chances de fracasso.

Além disso, você paga os impostos de forma automatizada, tem menos trabalho ao escolher ativo por ativo e ainda consegue unificar várias aplicações em uma só. Porém, é fundamental que tudo isso esteja alinhado ao prazo de resgate que você pretende ter, quanto pode pagar de taxas de administração e aos riscos que quer correr. Então, agora, que tal dar o seu próximo passo para investir em um fundo de investimento? Converse com a gente!

Para impulsionar os seus investimentos, assine nossa newsletter para mais conteúdos exclusivos

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.