Glossário financeiro: Letra E

Muitas vezes, o mercado financeiro está repleto de termos e conceitos que geram dúvidas até mesmo entre os investidores mais experientes. Além disso, as centenas de nomenclaturas presentes no dia a dia do mercado também podem dificultar o real entendimento sobre os diferentes processos.

Por isso, temos detalhado vários termos e conceitos do dicionário financeiro aqui no Blog da Ativa Investimentos. Neste post, vamos trazer termos com a letra E.

Continue acompanhando este artigo para conhecer nosso glossário do investidor com os termos mais usados no mercado. Se restar alguma dúvida ou quiser saber mais detalhes sobre qualquer um dos termos listados, não tem mistério. Sempre tem um especialista da nossa equipe de atendimento pronto para te ajudar!

Empresa de Capital Aberto

É a empresa que decide abrir o capital para captar recursos financeiros e dividir seu controle com os acionistas e o público em geral. Assim, todos podem investir nas ações da empresa na Bolsa de Valores.

Empresa de Capital Fechado

Companhia que mantém sua estrutura societária restrita a poucos acionistas fora do ambiente da Bolsa de Valores.

Especulador

Esse é o investidor agressivo que assume os riscos de volatilidade no preço dos ativos, visando um lucro maior do que o habitual.

Estatuto Social

Outro termo que começa com a letra E é Estatuto Social. Esse é o documento que rege e define:

  • regras;
  • objetivos;
  • atividades;
  • capital social, entre outros temas referentes à abertura de capital de uma empresa listada na Bolsa.

Exposição

Quando a palavra exposição aparece em algum documento ou material do mercado financeiro, significa que o investidor estará exposto a riscos. Além disso, ele estará exposto à volatilidade de um determinado mercado.

ETF

Essa é a sigla de Exchange Traded Fundsfundos de investimento negociados em pregão, ou seja comercializados como ações. Os ETFs são vendidos em cotas de participação. Um desses fundos é o BOVA11, que acompanha a variação do Ibovespa.

Ex-dividendo

Por fim, o último termo com a letra E é ex-dividendo. Essa é a denominação dada às ações nas quais os acionistas não terão mais direito de receber dividendos já anunciados.

Como já explicamos neste post, os dividendos são pagos em uma data determinada a todos os acionistas de posse de ações da empresa em uma determinada data. Em vista disso, ela pode ou não coincidir com a data de pagamento.

Podemos usar como exemplo a data de 15 de junho. Assim, até essa data, as ações continuam sendo negociadas. Ou seja, os acionistas têm direito de receber os dividendos.

Porém, a partir do dia seguinte, ou seja, 16 de junho no exemplo anterior, os acionistas não terão mais direito de receber estes dividendos. Logo, a ação passa a ser negociada “ex-dividendo”.

Exercício de Opções

Ao comprar ou vender uma opção, o investidor compra ou vende o direito de comprar ou vender um ativo a um determinado preço (preço de exercício) em uma determinada data.

Nesse contexto, o exercício da opção é quando este direito é exercido pelo investidor ao preço de exercício determinado na opção.

E aí, tem alguma sugestão de algum termo do mercado financeiro que gostaria de ver por aqui? Utilize o campo de comentários e contribua para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos! Até a próxima!

Powered by Rock Convert
Tudo sobre Renda FixaPowered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.