Ativa Investimentos

Glossário Financeiro: Letra R - Blog

Written by Time Ativa | Feb 25, 2020 6:23:58 PM

Existem muitos termos no mercado financeiro que você precisa conhecer. Afinal, os diversos conceitos existentes podem levar o investidor iniciante a cometer erros e ficar confuso ao ler as análises da imprensa especializada.

Isso porque nem todos são de fácil entendimento e alguns, até mesmo, exigem uma pesquisa um pouco mais aprofundada para a completa compreensão.

Por isso, nós do Blog da Ativa Investimentos, resolvemos montar um Glossário Financeiro explicando o significado dos conceitos mais importantes do mercado que começam com a letra R. Vamos lá?

Rating

Esse termo se refere à nota de risco de um emissor de títulos de investimentos como um banco, um país ou uma empresa. Existem, basicamente, três grandes agências classificadoras no mercado:

  • Fitch Ratings;
  • Moody’s;
  • Standard & Poor’s.

Essas empresas utilizam alguns critérios técnicos para atribuir notas que indicam o grau de risco de inadimplência dos agentes avaliados. Dessa forma, quanto melhor é o rating de um emissor, mais segura é a aplicação emitida por ele.

RDB

O RDB (Recibo de Depósito Bancário) é um título de Renda Fixa emitido por bancos e outras instituições financeiras. A grande diferença de um RDB para um CDB (Certificado de Depósito Bancário) é que ele não pode ser negociado com outros investidores. Na maior parte dos casos, também não pode ser resgatado antes do vencimento.

Realização de Lucros

Esse termo é utilizado para indicar o momento em que os investidores que têm ativos na Bolsa de Valores vendem os seus papéis com o objetivo de realizar lucros. Geralmente, essas ordens de venda são enviadas quando há a expectativa de que a cotação das ações apresente uma queda.

Receita

Em termos contábeis, a receita corresponde a todos os valores recebidos por uma empresa em determinado período.

Recebíveis

Os recebíveis correspondem a todos os ativos que uma empresa ou uma pessoa tem o direito de receber como os royalties e as notas promissórias.

Receita de Intermediação Financeira

Essa receita corresponde aos valores recebidos com a realização de serviços de intermediação financeira. O seu valor é calculado por meio da soma das receitas obtidas com operações como: arrendamento mercantil, transações de crédito, títulos e valores mobiliários etc.

Recibo de Subscrição

Durante a oferta de ações de uma empresa, os investidores que já são acionistas ganham algo chamado de Direito de Subscrição. Esse é um privilégio para comprar novas ações por um preço determinado. Portanto, o recibo de subscrição é o documento que confirma esse direito por parte do investidor.

Recompra de Ações

A Recompra de Ações é uma estratégia aplicada por empresas que visam adquirir os seus próprios papéis na Bolsa de Valores. O resultado disso, portanto, é que menos ações ficam disponíveis, o que as torna mais valiosas no mercado.

Recursos Administrados

Esse termo com a letra R refere-se a todos os recursos gerenciados por um Administrador ou Instituição, sendo deles próprios ou de investidores.

Registro em Bolsa

Em resumo, uma empresa obtém o Registro em Bolsa quando cumpre as normas estabelecidas pela Bolsa de Valores. Com isso, pode emitir ações para serem negociadas.

Renda Fixa

Esse é um dos mais famosos termos do mercado financeiro que começam com a letra R. Um investimento é considerado de Renda Fixa quando a sua rentabilidade, total ou o método de cálculo, é conhecida no momento da aplicação. Dessa forma, são investimentos de Renda Fixa:

  • CDB;
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Debêntures;
  • RDBs;
  • Poupança;
  • Tesouro Direto.

Renda Variável

Os investimentos de Renda Variável são aqueles em que o rendimento não está atrelado a nenhum índice ou fórmula de cálculo. Portanto, são aplicações mais arriscadas, que podem gerar prejuízos para o investidor. Porém, esses ativos têm rentabilidade potencial maior, uma vez que não estão limitados a nada. Alguns exemplos de Renda Variável são:

Rendimento Bruto

Esse termo se refere ao montante de rendimentos recebidos em uma operação, antes de ser realizado o desconto do Imposto de Renda.

Rentabilidade

Em resumo, é o termo usado para descrever quanto um ativo se valorizou ou desvalorizou durante determinado período de tempo. A sua análise é muito importante para saber se vale a pena fazer determinado investimento. Pode ser classificada em:

rentabilidade nominal: não leva em consideração a inflação do período;

rentabilidade real: desconta a inflação do período.

Reservas Internacionais

As reservas internacionais correspondem ao montante de moeda estrangeira e de metais preciosos acumulado em determinado país. Elas funcionam como uma espécie de seguro para que as obrigações com o exterior sejam cumpridas.

Reserva de Sinistros

Esse termo se refere ao nome da reserva legal das seguradoras que deve ser utilizada para indenizar os segurados em caso de sinistros.

Resgate

Esse é o nome dado à retirada de recursos investidos em alguma aplicação ou Fundo de Investimentos. Ele pode ser feito de maneira integral ou apenas parcialmente.

O resgate também pode ser aplicado quando o beneficiário de um plano de previdência privada começa a receber o pagamento dos seus benefícios.

Resistência

Resistência é o termo com a letra R que se refere a uma expectativa máxima de crescimento de um índice ou ação. No entanto, é algo que pode ser rompido com base no desempenho do ativo em questão. A sua análise é muito importante para os investidores que realizam suas operações com base nas movimentações gráficas.

Resseguro

Um resseguro acontece quando uma seguradora é obrigada a transferir uma parte do risco em sua carteira para uma resseguradora. Isso ocorre após exceder a sua capacidade de retenção de risco.

Resultado Operacional

Esse indicador corresponde ao lucro obtido pelas empresas. O seu valor é calculado a partir da subtração de todos os custos — como despesas com pessoal, administrativas e financeiras — da receita líquida de vendas.

Retorno de Dividendo

Também chamado de Dividend Yield, o Retorno sobre Dividendo é uma métrica que indica qual é a relação, em porcentagem, entre os proventos que uma empresa paga para os seus acionistas e a cotação do seu papel na Bolsa de Valores. O seu cálculo pode ser realizado por meio da seguinte fórmula:

  • Dividend Yield = Dividendo pago por ação ÷ Cotação atual da ação.

Retorno sobre Ativo

É uma indicação de análise financeira que tem o objetivo de mostrar o lucro produzido pelo uso dos ativos de uma empresa.

Retorno sobre Capital Investido

Na sequência, esse é outro indicador de desempenho com a letra R importante para os investidores. O Retorno sobre Capital Investido mede a eficácia de uma empresa em aplicar o capital investido nela tanto por acionistas quanto por terceiros.

Retorno sobre Patrimônio

No Retorno sobre Patrimônio é calculado o retorno obtido pela empresa com base no capital investido pelos acionistas.

Risco de Crédito

Esse termo se refere ao risco do não pagamento de um título emitido por uma instituição financeira, empresa ou governo.

Risco Diversificável

É a parcela de risco de determinada aplicação inerente ao ativo em si e não à modalidade de investimento. O nome é Risco Diversificável por ser possível reduzi-lo ao diversificar a carteira de investimentos.

Risco Não Diversificável

É a parcela do risco de investimento que não é possível ser reduzida com a diversificação. Isso porque afeta igualmente todas as empresas ou segmentos. Um exemplo são as guerras e conflitos políticos.

Risco-país

O risco-país é um indicador do nível de instabilidade econômica de um país. Ele é calculado por agências de classificação de risco e mostra o perigo de fazer investimentos em determinados locais.

ROI

O ROI (Retorno sobre Investimento) é a métrica do retorno obtido a partir de um investimento. Seu cálculo pode ser feito por meio da seguinte fórmula:

  • ROI = ((Retorno – Custo) ÷ Custo) × 100

Esses são os principais termos que começam com a letra R que existem no mercado financeiro. Agora que você já sabe o que eles significam, terá mais facilidade para ler as notícias, entender as análises e tomar melhores decisões de investimento. Caso você permaneça com dúvidas após ler as explicações, não deixe de contactar os especialistas do nosso time de atendimento, ok?

E aí, gostou deste post? Aprendeu mais alguns conceitos muito importantes do mercado financeiro? Se você gostou do conteúdo e quer receber mais dicas e explicações por e-mail, assine a nossa newsletter gratuita agora mesmo. Até a próxima!