Glossário Financeiro: Letra V

Já reparou como existem muitas nomenclaturas e termos com a letra V no mercado financeiro? Já notou também que é muito difícil entender as notícias e análises do setor sem compreender esses termos?

Para facilitar a vida de quem está começando a investir, nós do blog da Ativa Investimentos criamos o Glossário Financeiro

Cada post da série vem com explicações sobre os principais conceitos do segmento. Assim, fica mais fácil aprender como investir sem medo.

No artigo de hoje, falaremos sobre os principais termos do mercado com a letra V. Se ficar com alguma dúvida, pode sempre contatar um dos atendentes da nossa equipe. Então vamos lá!

Vacância

Termo utilizado no mercado imobiliário quando um imóvel destinado a aluguel não tem inquilinos. A taxa de vacância, portanto, é o percentual que indica quanto de um Fundo Imobiliário ou de um empreendimento está sem inquilinos.

Valor de Exercício da Opção

Esse é um termo com letra V importante para quem decide operar Opções no mercado. O Valor de Exercício da Opção consiste no total monetário necessário para executar uma Opção.

É, portanto, encontrado ao se multiplicar o preço de exercício por cada unidade do ativo-objeto da Opção pelo seu lote-padrão.

Valor de Face

É o valor de uma obrigação, nota ou outro título como expresso no certificado ou instrumento. Apesar do preço das obrigações flutuar a partir do momento de emissão até o seu resgate, elas são resgatadas no prazo de vencimento pelo seu valor de face, a menos que tenha ocorrido default.

O valor de face é o montante sobre o qual o pagamento de juros é calculado. Por exemplo, uma obrigação com valor de face de R$ 1 mil e juros de 10% paga R$ 100 ao ano.

Valor de mercado

O valor de mercado tem dois significados no mundo financeiro. O primeiro descreve o preço de um ativo no mercado em determinado momentoJá o segundo é usado como referência para indicar o valor de uma empresa na Bolsa.

Valor Intrínseco da Opção

É a diferença entre o preço à vista de um ativo e o preço de exercício da opção deste mesmo ativo. Caso este valor seja positivo, este será o valor intrínseco de uma opção de compra. Porém, caso seja negativo, será o valor intrínseco de uma opção de venda.

Valor mínimo

Trata-se do valor mínimo para poder começar a aplicar em determinado investimento. No entanto, nem todas as aplicações têm valor mínimo (a Poupança, por exemplo, não tem).

Valor Nominal

O valor nominal de uma ação é o valor que é mencionado no estatuto social da empresa. Ele determina o valor de uma ação representativa de seu capital.

É importante lembrar que o valor nominal é uma medida puramente contábil e, portanto, nada tem a ver com o valor de mercado de uma ação. Ou seja, o preço que os investidores pagam para comprá-la na bolsa de valores.

Valor presente

Valor presente é uma métrica usada para medir o valor de um ativo no momento, em comparação com o seu valor futuro projetado. Essa métrica, portanto, é uma das mais utilizadas para decidir se uma aplicação é ou não viável.

Valores mobiliários

Os valores mobiliários são todos aqueles ativos emitidos por sociedades anônimas registradas em órgãos de regulamentação (no caso do Brasil, na CVM). Portanto, entram nessa categoria ações e debêntures, além de certificados de depósitos de valores mobiliários e bônus de subscrição.

Também são considerados valores mobiliários contratos futuros, de Opções e outros derivativos do mercado financeiro.

Valuation

Esse é um dos termos com a letra V mais famosos do mercado. Valuation é o processo em que analistas projetam qual é o valor real de uma empresa ou de um ativo

Existem várias técnicas que podem ser usadas para estimar estes valores como:

  • a análise financeira (demonstrativos apresentados pela empresa);
  • composição da estrutura de capital;
  • projeção de cenários para receitas, despesas e lucros futuros;
  • modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model);
  • modelos quantitativos e estatísticos.

Vantagem competitiva

A vantagem competitiva é o conjunto de elementos que diferenciam os produtos e serviços de uma empresa daqueles oferecidos por seus concorrentes. 

Na prática, portanto, uma companhia com mais vantagem competitiva tende a se sair melhor no mercado (e valorizar suas ações).

Variação

Variação é o termo usado para indicar a oscilação de algum ativo, índice econômico ou título durante determinado período de tempo.

VE/EBITDA

O VE/EBITDA é uma métrica que indica a relação do valor de uma empresa como um múltiplo do seu EBITDA (um conceito contábil que considera a geração de caixa antes da incidência de gastos como juros, amortizações e impostos).

Por isso, é um indicador fundamentalista muito importante para considerar se a relação do valor de mercado da empresa (mais sua dívida líquida) com o seu caixa operacional é maior ou menor que o de outras companhias do mesmo segmento. Isso indica, portanto, se a empresa está indo melhor ou pior que seus concorrentes.

VE/Vendas

Trata-se de exatamente o mesmo processo que o item anterior. No entanto, em vez de considerar a relação do valor de mercado da empresa (mais dívida líquida) em relação ao seu caixa operacional, faz a relação com a sua receita líquida de vendas.

Venture capital

Também conhecido como capital de risco, este termo com a letra V descreve a ação de investir em empresas de pequeno ou médio porte para ajudá-las a crescer.

No entanto, é importante diferenciar o Venture Capital do Investimento-Anjo. O primeiro atua com empresas que já faturam bem e precisam crescer. Já o segundo normalmente apoia empresas que ainda não faturam ou estão em fase de desenvolvimento.

VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre)

VGBL é uma das modalidades de Previdência Privada no Brasil. É caracterizada por não permitir abater os pagamentos feitos no Imposto de Renda anual

Em compensação, no entanto, a tributação na hora do resgate acontece apenas sobre o rendimento obtido, e não sobre as contribuições feitas.

Volatilidade

É uma métrica que mede o grau médio de oscilação de um ativo, índice ou título de investimento. Quanto mais volátil, portanto, maior a oscilação. Quanto menos, mais estável e menos arriscada é a aplicação.

Volume

Volume é a medida, em dinheiro, da quantidade de negócios de um título ou papel no mercado financeiro. Essa é uma importante medida de liquidez de um papel, uma vez que mede qual o montante financeiro que um papel girou em um determinado período de tempo. Há ainda duas observações sobre esse termo com a letra V:

  • volumes crescentes podem indicar a permanência da tendência;
  • volumes decrescentes podem indicar uma possível reversão de tendência.

Volume médio diário

É uma métrica que expressa o volume diário negociado das ações de determinada empresa na Bolsa de Valores nos últimos 22 pregões (ou seja, últimos 30 dias).

VPL

Sigla que significa Valor Presente Líquido. Ver definição de Valor Presente Líquido.

Esses são os principais termos com a letra V do mercado financeiro. Agora que você já sabe o que eles significam, pode aprimorar seus estudos de investimentos e cuidar melhor do seu dinheiro.

Gostou de aprender mais sobre o mercado financeiro? Então, assine já a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse na sua caixa de entrada!

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.