Glossário Financeiro: Letra Y
O mercado financeiro é uma excelente forma de obter bons rendimentos, mas pode ser um tanto complicado entender tudo o que o cerca. Além disso, são muitos os termos com a letra Y, Z e W e em outros idiomas, o que dificulta ainda mais o aprendizado.
No entanto, nós do blog da Ativa Investimentos montamos um Glossário Financeiro para te ajudar.
No artigo de hoje, vamos falar sobre os principais termos com a letra Y e como eles são importantes para seus investimentos. Caso você permaneça com dúvidas após a leitura, converse com o nosso atendimento humanizado, ok? Boa leitura!
Yield curve
O Yield Curve é o primeiro termo da lista com a letra Y. Ele é usado para descrever todos os gráficos que contém os rendimentos de títulos de uma mesma categoria, mas com datas de vencimentos diferentes.
Na prática, o Yield Curve é uma ferramenta que ajuda a comparar as rentabilidades de títulos do mercado financeiro com base na data de vencimento. Com esses gráficos, é possível entender quais são as melhores opções para o período em que se vai investir.
Yield to Maturity
O Yield to Maturity é o indicador de rentabilidade mais utilizado na hora de analisar títulos de Renda Fixa, como Tesouro Direto, CDB e outros.
Na prática, esse indicador calcula a taxa de retorno de um título até a sua data de vencimento. Entram no cálculo:
- pagamento de juros periódicos (caso haja);
- preço de compra;
- valor de resgate;
- e o tempo que falta até o vencimento do ativo.
Yield, Current
O Current Yield é um indicador que indica qual é o rendimento atual de determinado título de Renda Fixa, sem considerar o vencimento do ativo.
Para calcular o Current Yield, dividimos a taxa de juros paga pelo título pelo preço do ativo. Um título de R$100,00 com 5% de cupom de juros tem, portanto, um Current Yield de 5%.
Esses são os mais importantes termos com a letra Y usados no mercado financeiro. Eles são muito empregados por quem quer comparar e escolher as melhores alternativas para investir em Renda Fixa.
Você gostou de aprender mais sobre o mercado financeiro? Viu que não é difícil? Então, assine a nossa newsletter gratuita agora mesmo e receba mais conteúdos em sua caixa de entrada!