Realidade financeira: 6 dicas para construir um futuro melhor

Contar com uma clara visão da realidade financeira é essencial para tomar boas decisões de consumo. Para muitas pessoas, o endividamento ocorre por conta do descolamento entre o que o indivíduo deseja consumir e o que o seu orçamento permite. Por isso, é importante se apegar a aspectos concretos e desenvolver seu planejamento com base em informações reais.

Mesmo que o consumo propicie diversos prazeres e você entenda que merece ter cuidado, é importante considerar o impacto que esse tipo de comportamento pode trazer para o seu planejamento pessoal. Afinal, quando as suas despesas estão em desacordo com a realidade, surgem diversos problemas que atrapalham a sua qualidade de vida.

Se você quer aprender mais sobre a realidade financeira e como melhorar as suas contas, continue a leitura e confira as nossas recomendações!

O que é realidade financeira?

De maneira fácil e objetiva, a realidade financeira significa viver no orçamento — ou seja, gastar menos do que recebe. Tal conceito pode parecer simples, mas é muito difícil implementar esse tipo de comportamento na prática.

Primeiro porque, com o efeito da inflação, a maioria dos itens sofre aumento de preços ao longo do ano. Isso dificulta o trabalho de se manter no orçamento, já que a remuneração normalmente não é ajustada rapidamente.

Além disso, poupar exige um grande esforço. Afinal, depois de um dia longo de trabalho, é difícil pensar em poupar, nas finanças, no futuro e em qualquer outro fator.

Por último, a criação de uma poupança também é afetada por imprevistos e problemas que surgem. Seja por conta de doenças, acidentes, desemprego ou qualquer outra situação, deixar as contas no azul não é uma tarefa simples.

Como construir um bom futuro para as suas finanças?

Construir um bom futuro financeiro é um passo importante e pode proporcionar muita tranquilidade em sua vida. Para isso, é relevante apostar em algumas boas práticas para manter as suas finanças em ordem.

Pensando em ajudar nesse quesito, apresentaremos algumas dicas úteis a seguir. Vale a pena conferi-las!

1. Faça um diagnóstico das suas finanças

O primeiro passo para construir um futuro financeiro mais saudável e melhorar a sua qualidade de vida é realizar um diagnóstico sobre as finanças. Por meio dele, você entenderá quais são os seus gastos e as suas despesas, e saberá o que é possível fazer para melhorar as suas condições em relação ao dinheiro.

Além disso, por meio dessa ferramenta, é possível estipular um orçamento que ajude a poupar sem comprometer a sua situação financeira atual.

Para realizar esse diagnóstico, é importante levantar quais são os custos mensais e o quanto entra de dinheiro na sua conta no período. Assim, você terá uma visão mais clara sobre a sua receita.

2. Comece a economizar

Após compreender o que entra e o que sai da sua conta bancária mensalmente, é preciso entender que a poupança também faz parte de um futuro financeiro melhor. Nesse sentido, quanto antes você começar a economizar, provavelmente maior será o rendimento obtido na hora de se aposentar.

Para isso, é importante fazer aportes mensais e manter a consistência em suas economias. Além do mais, encontrar bons ativos financeiros também pode potencializar os ganhos com o valor guardado. Portanto, vale procurar investimentos que estejam de acordo com o seu perfil e os seus objetivos.

3. Defina metas financeiras

Falando em objetivos, também é importante ter metas financeiras e estabelecer prioridades. Isso pode lhe ajudar a direcionar esforços para itens que tragam maior utilidade para a sua vida e gerem mais tranquilidade no futuro.

Outra dica importante é estabelecer metas para curto, médio e longo prazo. Assim, você consegue entender o que é preciso fazer para construir um futuro de qualidade e ter tranquilidade.

4. Relacione-se com o dinheiro de outra forma

Entender como se relacionar com o dinheiro é um passo importante para evitar frustrações, dívidas e dificuldades financeiras. Nesse sentido, é essencial investir em educação financeira para aprender os principais conceitos e lidar com ele de maneira mais inteligente.

Para isso, existem diversos conteúdos na internet que podem ajudar, além de cursos e livros de grandes especialistas sobre o assunto. Ao aprender a se relacionar com o dinheiro, fica muito mais fácil construir um futuro melhor, com uma ótima qualidade de vida para você e também para a sua família.

5. Pague as contas em dia

Atrasar o pagamento das contas e começar a ter dívidas pode ser um caminho muito difícil. Além de perder muito dinheiro com pagamentos de juros, o nível de estresse tende a subir e sua qualidade de vida vai decrescer.

Portanto, mantenha uma organização financeira para honrar os seus compromissos sempre em dia, evitando o pagamento de encargos desnecessários. Ao fazer isso, fica mais fácil ter dinheiro no final do mês para você aportar em investimentos e para aproveitar as atividades que geram benefícios.

6. Use aplicativos de organização financeira

Usar a tecnologia como aliada de suas finanças é outra maneira para melhorar a sua vida financeira e construir um futuro melhor. Por meio dos aplicativos de organização financeira, você tem uma visão muito mais clara sobre as suas contas, as receitas e os rendimentos.

Por exemplo, existem alternativas no mercado que ajudam na categorização dos gastos, auxiliando você a encontrar pontos de melhoria. Além disso, é possível fazer integrações com o seu banco para que tudo seja atualizado de maneira simples.

Portanto, vale a pena encontrar um aplicativo para ajudar a manter as contas em dia e melhorar a sua gestão financeira.

Quais são as consequências de não organizar as suas finanças?

A falta de planejamento financeiro pode prejudicar diversos aspectos de sua vida. Quando há dívidas e contas em aberto, é normal perder o sono, brigar com familiares e lidar com altos níveis de estresse.

Também há maior vulnerabilidade diante de imprevistos. Afinal, quem tem um bom planejamento financeiro e uma reserva de emergência, quando fica diante de uma situação não planejada, normalmente consegue lidar com ela de maneira positiva.

Viu como é essencial se atentar a sua realidade financeira? Conhecer os limites de seu orçamento e realizar escolhas mais inteligentes é importante para que você não vivencie situações de medo, insegurança e preocupação. Portanto, não deixe de planejar o seu futuro e estabeleça limites para as suas contas.

Gostou do nosso conteúdo? Então, siga nossos perfis nas redes sociais e tenha acesso a dicas incríveis sobre investimentos e novas maneiras de obter renda passiva. Estamos no YouTube, no LinkedIn e no Instagram!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.