Precisando fazer uma remessa internacional? Veja algumas questões sobre!
Remessa internacional é o processo de envio e recebimento de valores de um país para outro, realizado por meio de transferência eletrônica. O envio pode ser solicitado tanto por pessoas físicas quanto por empresas, pelo intermédio de instituições autorizadas pelo Banco Central.
O processo pode ser realizado, por exemplo, para compras no exterior, pagamento por serviços, investimentos realizados fora do país, entre outros. Confira a seguir alguns tópicos relevantes sobre o tema!
Como funciona a remessa internacional?
Como visto, o Banco Central é o órgão que regulamenta todo o processo, autorizando instituições como corretoras, bancos e outras plataformas a mediar a remessa no Brasil.
Para efetuar essa operação é necessário buscar uma dessas instituições. Posteriormente, será preciso contratar uma operação de câmbio, que consiste na conversão para a moeda do país de destino ou origem.
Sobre a remessa, podem incidir alguns tributos como IR e IOF dependendo da operação. Além de taxas das mais diversas naturezas.
Comparar o VET ( Valor efetivo total ) é a melhor forma de ter certeza de que se está fazendo um bom negócio. Nem sempre a melhor taxa de câmbio é a opção mais em conta para a remessa. Taxas indiretas por muitas vezes camuflam o custo do envio .
É importante também ficar sempre atento às regras específicas estabelecidas em por cada país e pela instituição escolhida para realizar a operação
Quais são os documentos para a remessa internacional?
Para realizar uma remessa, alguns documentos podem ser solicitados. Por exemplo, para o cadastro na instituição intermediadora, será necessário informar CPF, RG e comprovante de endereço.
Para valores maiores, entretanto, pode ser exigida uma justificativa para a operação. Nesse caso, é preciso apresentar novos documentos ou contratos comprovando a legalidade da operação. Assim como as taxas, as exigências também podem variar de instituição para instituição.
No caso das empresas, por exemplo, é de praxe solicitar balanço patrimonial, certidão simplificada, comprovante de residência dos sócios, entre outros documentos pertinentes.
Quais são os cuidados necessários?
Para evitar complicações na hora de enviar dinheiro para o exterior, é importante estar por dentro de alguns detalhes. O primeiro deles é a forma de envio. Atualmente, existem diversas instituições autorizadas no mercado que podem oferecer condições diferenciadas.
A Ativa Investimentos, por exemplo, trabalha com remessas para pessoas físicas e jurídicas de forma rápida e descomplicada. O serviço é ideal para converter moedas de maneira simples e garantir o cumprimento de compromissos internacionais.
Outro cuidado necessário é no momento da cotação, tendo em vista as oscilações da moeda e as taxas efetivas, que podem variar entre as instituições. Por fim, é importante planejar previamente a operação, a fim de cumprir prazos, já que a transferência pode levar alguns dias úteis para ser efetivada.
Sem dúvidas, a remessa internacional é o melhor caminho para efetuar transferências de valores entre países. Entender como funciona esse processo e conhecer os pontos de atenção, por sua vez, pode tornar a sua operação mais simples e vantajosa, além de garantir um bom planejamento. Na Ativa Investimentos, você encontra todas as soluções necessárias para ter segurança e praticidade na hora de fazer uma remessa para o exterior.
E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como funciona essa operação, não deixe de conferir as soluções da Ativa Investimentos para a sua remessa internacional!