As perspectivas para o setor de serviços em 2021

No Palavra do Especialista de hoje falaremos sobre as perspectivas da Ativa Investimentos para os Serviços. O importante setor, que responde por cerca de 70% do PIB brasileiro, deverá cobrir parte dos danos causados pela pandemia ao longo do ano passado e iniciar um processo de recuperação gradativa para seu nível pré Covid-19.

Especificamente no dia de hoje conhecemos os dados da Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) que será usado como Proxy do setor por nós nesse artigo. O resultado nos surpreendeu ao recuar apenas 2,0% YoY frente uma perspectiva de queda de 4,1%.

Como podemos notar no gráfico abaixo o mês de fevereiro é um período de avanço nos serviços, mas a pandemia volta a afetar os dados. Para os próximos 8 meses é esperado que os Serviços fiquem aquém da curva sazonal. Tal comportamento está muito associado à volta do aumento de casos e óbitos por coronavírus. Por sua vez, a recuperação do setor está dependente de uma aceleração do processo de vacinação, possibilitando um afrouxamento das medidas de isolamento, que causam um grande impacto para o setor.

A morosidade da vacina e o recrudescimento da pandemia no Brasil fizeram com que diversas medidas de restrição à mobilidade fossem tomadas. Per se, os números da pandemia afetam a confiança de circulação e, consequentemente, consumo das famílias. Assim, deveremos assistir um vagaroso avanço até a curva sazonal ao longo deste ano.

No último bimestre, com grande parte da população imunizada, deveremos assistir um forte avanço da PMS, conduzindo os serviços a avançar pouco mais de 3,0% em média nesse ano.

Note que por efeito base, as variações interanuais da PMS, já em abril, chegarão a tocar dois digitos, mas trata-se apenas de um efeito estatístico por 2020 ter tido uma grande depressão. Assim, a recuperação será gradativa.

Por fim, nunca é demais pontuar que o restabelecimento pleno da confiança dos consumidores passará por uma comunicação discreta, sólida e unificada das autoridades, que além de executar, legislar e julgar, tem a prerrogativa de passar segurança à população, inclusive através da harmonização entre os poderes. Reformas e consistência na economia também colaborariam muito no processo, mas esse é assunto para um próximo palavra do especialista.

Conte sempre com a Ativa Investimentos.

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.